13 Reasons Why é uma das séries mais famosas e mais polêmicas da Netflix. Inspirada no livro de mesmo nome, escrito por Jay Asher, a produção teve sua estreia em 31 de março de 2017 na plataforma de streaming.

Recentemente foi o anunciado o lançamento de sua quarta e última temporada, esperada para chegar em 05 julho de 2020 com exclusividade pela Netflix.

Enquanto você se prepara para o lançamento dos episódios finais dessa série que deu o que falar, que tal conferir o nosso resumo com os principais acontecimentos das três temporadas inicias?

1ª Temporada

Entre cenas no passado e no presente, a primeira temporada de 13 Reasons Why é focada nas treze fitas de áudio deixadas por Hannah, que cometeu suicídio. Em cada fita a garota narra um dos motivos e pessoas culpadas por ela ter tirado a sua vida, sendo cada episódio dedicado a um desses temas.

13 Reasons Why | Confira o resumo completo das temporadas 1, 2 e 3!

Resumidamente:

  1. Justin Foley, por ter espalhado uma foto íntima dela e boatos sexuais;
  2. Jessica Davis, por não ter acreditado nela e a culpado por seu término com Alex;
  3. Alex Standall, por fazer uma lista que sexualiza as meninas da escola;
  4. Tyler Down, por perseguição e por ter espalhado uma foto dela beijando Courtney;
  5. Courtney Crimsen, por ter mentido para se livrar das consequências da foto;
  6. Marcus Pole, por humilha-la em público no Dia dos Namorados;
  7. Zach Dempsey, por roubar suas cartinhas positivas por vingança;
  8. Ryan Shaver, por publicar um poema pessoal dela no jornal da escola;
  9. Justin, novamente, por deixar Bryce estuprar Jessica;
  10. Sheri Holland, por tê-la abandonado e indiretamente causar um acidente de carro;
  11. Clay Jensen, por ter obedecido a seu pedido de ficar sozinha;
  12. Bryce Walker, por tê-la estuprado;
  13. Sr. Porter, por não tê-la ajudado como devia quando procurou por ajuda.

Cenas no passado nos mostram o que aconteceu, conforme os relatos de Hannah Baker na fita, enquanto as cenas no presente mostram seus doze porquês (lembrando que Justin aparece duas vezes, portanto são só 12 pessoas) lidando com as consequências dessas fitas incriminatórias.

Clay Jensen, que estava tendo um casinho romântico com Hannah, acaba sendo o que se sente mais culpado. A própria Hannah diz, em sua fita, que Clay não fez nada de errado e não merece estar ali, mas que ela quis que ele soubesse de toda a sua história de vida e morte, e portanto o adicionou.

13 Reasons Why | Confira o resumo completo das temporadas 1, 2 e 3!

As fitas foram deixadas por Hannah com Tony, que ficou com a missão de entregá-las a cada um dos motivos citados e, depois que todos terminassem de ouvir, que elas fossem destruídas. Entretanto, a lista com os doze nomes é descoberta pela mãe de Hannah, Olivia Baker, e todos são intimados para depor.

O único que não pôde participar é Alex, que se encontra em estado crítico após dar um tiro na própria cabeça, tentando cometer suicídio. Justin foge de casa e da culpa que sente.

Veja Também!  Onde Assistir | Série The Alienist online

A trama também apresenta a mãe de Hannah em sua batalha contra o luto.

2ª Temporada

A segunda temporada de 13 Reasons Why começa cinco meses após os eventos narrados na primeira temporada, com o julgamento de Hannah sendo encaminhado para o tribunal. Aqueles que foram citados nas fitas precisam testemunhar, e o grande dilema é: ser sincero para dar justiça a uma garota morte ou mentir para salvar a própria pele?

Clay ainda está apaixonado e começa a ter alucinações com Hannah. É por meio dessas visões que a garota, mesmo morta, consegue participar da nova temporada. As interações entre eles parecem reais, confundindo o público em alguns momentos.

Clay e Alex tentam convencer Jessica a testemunhar contra Bryce, que estuprou a ela e a sua amiga falecida, mas a garota está enfrentando o medo pelo acontecido, com dificuldades em falar sobre o assunto. Justin, que havia ido embora na última temporada, está de volta, sem teto e viciado em drogas. Ele fica na casa de Clay.

Clay está recebendo fotos polaroids estranhas em seu armário, com mensagens como “Hannah não foi a única” e “ele não vai parar”, sugerindo que Bryce estuprou mais garotas do que sabemos até o momento.

No sexto episódio, Zach dá seu testemunho e revela algo que não foi contado por Hannah nas fitas: os dois tiveram um envolvimento romântico durante o verão passado. Zach está cansado da falsidade de Bryce e os dois brigam. No episódio seguinte é a vez de Clay revelar novidades, contando sobre Hannah e ele terem usado drogas em uma festa e, na manhã seguinte, ter ignorado um comentário dela sobre querer morrer. No mesmo episódio, Bryce faz mais uma vítima, Chlöe.

13 Reasons Why | Confira o resumo completo das temporadas 1, 2 e 3!

Bryce volta para a escola e descobre que uma fita com a sua confissão de ter estuprado Hannah está circulando entre os alunos, além de seu armário ter sido vandalizado. Sr. Porter, em seu testemunho, diz que agora acredita em Hannah e diz que Bryce é seu estuprador. Ele não está feliz com todas as acusações e confronta Clay, que é mais tarde agredido por quatro alunos mascarados.

Cyrus, novo amigo de Tyler, convida Clay a se juntar a eles em um novo ato de vandalismo na escola, e Clay descobre sobre o The Clubhouse. Sheri vai ao clube como isca, e Bryce e outros rapazes tiram uma foto polaroid dela e colocam em uma caixa. Zach revela que foi ele quem enviou as polaroids a Clay como dicas do que estava acontecendo no clube. Dentre as fotos na caixa, descobrem registros de Chlöe e Hannah.

Bryce continua insistindo que é inocente, e a situação piora quando Chlöe, mesmo após ver as fotos de seu estupro, diz que consentiu com o ato. Bryce só confessa a verdade para sua mãe após ser pressionado, e flashbacks mostram que ele era apaixonado por Hannah, mas nunca soube lidar com a rejeição.

Veja Também!  Ficha Técnica | Bárbaros - 1ª Temporada (Original Netflix)

Mesmo sob ameaça, Justin diz a verdade sobre Bryce e Jessica em seu testemunho. A caixa de fotos sumiu, e os meninos descobrem que foi Montgomery quem roubou mas ele foge.

13 Reasons Why | Confira o resumo completo das temporadas 1, 2 e 3!

Jessica finalmente é convencida a depor, e sua fala é essencial para que Bryce e Justin sejam presos por seu estupro. O sr. Porter é demitido. Bryce é condenado a três meses em condicional, Justin a seis. A família de Clay adota Justin logo após um funeral de Hannah. Chlöe diz a Jessica que está grávida.

Tyler retorna à escola, mas é sexualmente agredido por Montgomery e dois amigos no banheiro. Irritado, planeja um tiroteio em massa na escola, mas Clay e Tony conseguem evitar a catástrofe antes que ela aconteça.

3ª Temporada

A terceira temporada de 13 Reasons Why volta com uma narrativa semelhante a da primeira temporada, recuperando o clima de suspense. Bryce está morto, mas quem o matou?

Entre cenas no passado e no presente, a série mostra, a cada um dos treze episódios, um suspeito pelo assassinato de Bryce e por qual motivo o crime teria sido cometido.

Os suspeitos são:

  • Clay Jensen, pela trava de sua bicicleta no quarto de Bryce;
  • Zach Dempsey, pelo presente de Chlöe;
  • Jessica Davis, por causa da carta deixada por Bryce;
  • Tyler Down, por ainda estar armado;
  • Alex Standall, por achar esteroides no carro de Bryce;
  • Tony Padilla, por seu carro estar na garagem dele, e Barry Walker, por esconder uma filha;
  • Clay Jensen, por ter apontado uma arma, e Ani Achola, por sua calcinha ter sido achada no quarto dele;
  • Kevin Porter, por ter o mesmo caderno, e Nora Walker, por escrever uma carta de ódio;
  • Justin Foley e Seth Massey, por estarem com objetos de Bryce;
  • Olivia Baker, por dizer que queria matá-lo;
  • Clay Jensen, por mensagens em seu celular;
  • Ani Achola, pelos vestígios de tinta em sua roupa;
  • Montgomery de la Cruz, por causa da briga no vestiário.

Nas cenas do passado, 13 Reasosn Why mostra Clay e Tony ajudando Tyler a fugir e a esconder as armas. Jessica, com sua confiança recuperada, culpa os atletas pelos problemas da escola e concorre a presidência, unindo-se a aluna novata, Ani.

Chlöe abandona a escola e começa a ficar mais íntima de Zach, que até se oferece para cuidar do bebê com ela, mas a garota prefere abortar. Ani está ficando mais próxima de Bryce, enquanto este lida com o afastamento de seus colegas, que não querem ser amigos de um estuprador.

Jess ainda está namorando com Alex, mas não é capaz de mudar seus sentimentos por Justin, mesmo sabendo como ele foi ruim para ela. Os dois acabam reatando ao longo da temporada. Alex, inseguro por seu relacionamento com Jessica, começa a ir para o mal caminho, com uma amizade com Bryce que termina rapidamente.

Veja Também!  Ficha Técnica | Um Rapaz Adequado - 1ª Temporada (Original Netflix)

Tyler confronta Montgomery, exigindo desculpas por ter sido abusado sexualmente, mas Monty diz que as coisas só acontecem nessa escola a mando de Bryce. Assim, Tyler tenta matar Bryce, mas desiste de atirar nele.

Barry, pai de Bryce, decide abandonar o filho, mas é ameaçado de revelar a verdade sobre Caitlin, uma filha que ele esconde de todos.

Justin é preso por uso de drogas e Bryce o tira da cadeia. Clay e Bryce brigam por causa de Ani, que resolve afastá-lo. Tony finalmente consegue convencer Bryce a ouvir as fitas de Hannah, e ele fica tão chocado que vai até a mãe dela, Olivia, para pedir perdão. A mulher fica transtornada e lamenta novamente a morte da filha.

Bryce ameaça revelar à polícia que Montgomery estuprou Tyler. Em um jogo de futebol, Jessica e seu clube protestam contra os atletas, mas um jogador agarra os seios de Jessica e uma grande briga de se inicia.

Ao descobrir que Zach e Chlöe eram próximos, Bryce quebra a perna do rapaz de modo que ele nunca mais poderá jogar futebol. No píer, Zach se reencontra com Bryce, o espanca e o deixa abandonado. Alex e Jessica o encontram um pouco mais tarde, e Alex fica tão bravo com as ameaças de Bryce contra Zach que desiste de ajudá-lo e o empurra no lago, onde morre afogado. Após isso, Jessica termina com Alex, que é o real assassino de Bryce.

No presente, Tyler é um dos principais suspeitos por ter fotos do corpo de Bryce em seu notebook, mas ele é inocente e revela que, na verdade, foi o primeiro a achar o corpo morto de Bryce e a ligar para a polícia. Tyler estava no lago porque queria se matar. No funeral de Bryce, alguns estudantes não sabem se estão tristes com a morte do ex-amigo, e até a mãe do rapaz parece conflituosa.

Enquanto isso, Ani suspeita que Clay matou Bryce por ciúmes de sua relação com ele. Ani defende Bryce, dizendo que ele estava disposto a mudar e que estava fazendo terapia. As mães de Hannah e Bryce conversam sobre perder seus filhos.

Foi divulgado recentemente o trailer acima, para a quarta temporada da série.

Será que o nosso resumo de 13 Reasons Why te ajudou a refrescar a memória quanto aos acontecimentos da série? Deixe um comentário dizendo o que achou!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.