Alice no País das Maravilhas é, sem sombra de dúvidas, um dos livros mais populares de todos os tempos. Escrito por Lewis Carroll e publicado pela primeira vez em 1865, sobreviveu através dos anos por sua atemporalidade narrativa, mas também por sua flexibilidade adaptativa.

A obra ganhou muitas versões para o cinema, televisão, teatro e originou até mesmo outros livros. Dentre seus filmes de maior sucesso, podemos citar a animação da Disney, lançada em 1951, e a versão live-action dirigida por Tim Burton, de 2010, sem esquecer ainda do filme de 1933 que, embora criticado na época de seu lançamento, é considerado hoje como um dos maiores feitos baseados em Alice.

Entretanto, muitas outras produções fílmicas da história de Carroll foram lançadas e, nesta lista, citamos cinco que possuem características muito excêntricas, mas que não foram o suficiente para marcar seu espaço no tempo.

Confira a nossa seleção, por ordem de lançamento:

1Alice no País das Maravilhas (1903)

Alice no País das Maravilhas | Confira 5 versões esquecidas

Este filme é reconhecido como a primeira adaptação audiovisual do clássico, lançado nem cinquenta anos após a publicação do livro. O curta-metragem ainda mudo em preto e branco possui apenas uma cópia que sobreviveu aos anos. Embora muito danificada e com partes faltando, os fragmentos guerreiros foram publicados no YouTube pelo Brisith Film Institute (BFI) para facilitar o acesso do público a este importante feito da história do cinema.

2Alice no País das Maravilhas (1931)

Alice no País das Maravilhas | Confira 5 versões esquecidas

O filme foi completamente ignorado pela mídia da época e um grande fracasso de bilheteria. Ainda assim, marcou história por ser a primeira adaptação fílmica da obra de Carroll a ser lançada com som/falas.

3Alice no País das Maravilhas (1949)

Alice no País das Maravilhas | Confira 5 versões esquecidas

Essa versão britânica mistura live-action a animação em stop-motion e marionetes, mas nada chocante. O impacto causado é pelo envolvimento em processos contra a Disney Studios que, na mesma época, estava trabalhando em sua própria versão da história.

4Alice at the Palace (1982)

Este filme para televisão conta com ninguém menos que Meryl Streep no papel principal, provavelmente um dos rolês mais aleatórios da atriz. Enquanto os outros foram grandes fracassos, este aqui garantiu duas indicações ao Emmy, com uma vitória.

5Neco z Alenky (1988)

Pouco conhecida, mas extremamente bizarra, essa versão checa mistura live-action e stop-motion para criar uma ambientação mais assustadora, na qual Alice cai em um pesadelo, e não em um sonho. O filme conta com animais empalhados e cenas de violência que são estranhas demais até para Alice. Tem que ter estômago.

Já conhecia alguma dessas versões de Alice no País das Maravilhas? Qual o seu filme preferido baseado no livro? Deixe seu comentário!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.