Alice no País das Maravilhas é, sem sombra de dúvidas, um dos livros mais populares de todos os tempos. Escrito por Lewis Carroll e publicado pela primeira vez em 1865, sobreviveu através dos anos por sua atemporalidade narrativa, mas também por sua flexibilidade adaptativa.

A obra ganhou muitas versões para o cinema, televisão, teatro e originou até mesmo outros livros. Dentre seus filmes de maior sucesso, podemos citar a animação da Disney, lançada em 1951, e a versão live-action dirigida por Tim Burton, de 2010, sem esquecer ainda do filme de 1933 que, embora criticado na época de seu lançamento, é considerado hoje como um dos maiores feitos baseados em Alice.

Veja Também!  Ficha Técnica | Martin Matte: La vie, la mort...eh la la..! (Original Netflix)

Entretanto, muitas outras produções fílmicas da história de Carroll foram lançadas e, nesta lista, citamos cinco que possuem características muito excêntricas, mas que não foram o suficiente para marcar seu espaço no tempo.

Confira a nossa seleção, por ordem de lançamento:

1Alice no País das Maravilhas (1903)

Este filme é reconhecido como a primeira adaptação audiovisual do clássico, lançado nem cinquenta anos após a publicação do livro. O curta-metragem ainda mudo em preto e branco possui apenas uma cópia que sobreviveu aos anos. Embora muito danificada e com partes faltando, os fragmentos guerreiros foram publicados no YouTube pelo Brisith Film Institute (BFI) para facilitar o acesso do público a este importante feito da história do cinema.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme A Lavanderia online

2Alice no País das Maravilhas (1931)

O filme foi completamente ignorado pela mídia da época e um grande fracasso de bilheteria. Ainda assim, marcou história por ser a primeira adaptação fílmica da obra de Carroll a ser lançada com som/falas.

3Alice no País das Maravilhas (1949)

Essa versão britânica mistura live-action a animação em stop-motion e marionetes, mas nada chocante. O impacto causado é pelo envolvimento em processos contra a Disney Studios que, na mesma época, estava trabalhando em sua própria versão da história.

5Neco z Alenky (1988)

Pouco conhecida, mas extremamente bizarra, essa versão checa mistura live-action e stop-motion para criar uma ambientação mais assustadora, na qual Alice cai em um pesadelo, e não em um sonho. O filme conta com animais empalhados e cenas de violência que são estranhas demais até para Alice. Tem que ter estômago.

Já conhecia alguma dessas versões de Alice no País das Maravilhas? Qual o seu filme preferido baseado no livro? Deixe seu comentário!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.