Atualmente, a arte e a tecnologia vêm influenciando cada vez mais a sociedade como um todo. E neste contexto de pandemia e isolamento, isso ocorre de maneira mais intensa.

A arte, representada pelo Cinema, pela Literatura e pela música, é consumida de forma extremamente intensa, levando em consideração o presente isolamento e distanciamento que vivemos.

No campo da pesquisa, também, alunos têm recorrido a plataformas da Internet para realização de pesquisas, como a Studybay ou o Google Scholar para a busca de artigos científicos e acadêmicos.

Através desta introdução, vemos que, no presente momento, a utilização da Internet e outras tecnologias é até excessiva, visto que aulas e trabalhos têm sido realizados de maneira remota. 

Ou seja, além do lazer, hoje praticamente a vida como um todo é realizada em frente ao computador.

Pensando neste contexto, hoje iremos ver um pouco mais de como ele pode influenciar a realização de uma obra artística, no caso, um filme.

O cinema e o contexto social

Você já parou para pensar como o oscar pode inspirar seu tcc da faculdade? Existem diversos exemplos de trabalhos acadêmicos pautados em filmes e a maneira a qual o cinema pode influenciar a sociedade como um todo.

De acordo com o cineasta chileno Patricio Guzmán ‘’um país sem documentários é como uma família sem fotografias.’’

Para Guzmán, o cinema é essencial para contar a história de um determinado povo ou uma determinada sociedade. Ele é o diretor, por exemplo, do filme Salvador Allende, sobre o ex-presidente chileno de mesmo nome.

Definitivamente cinema é algo que extrapola o que vemos nas grandes telas, como performances memoráveis e roteiros excepcionais. Por trás de cada filme, há uma mensagem sobre a forma como o diretor enxerga determinado assunto.

Grande exemplo disso é o clássico As Vinhas da Ira, de John Ford, baseado no romance homônimo.

No exemplo citado do clássico de John Ford, acompanhamos uma família que parte para a Califórnia em busca de oportunidades melhores de vida e emprego. O filme foi produzido no ano de 1940, ou seja, em um período onde os Estados Unidos ainda sentiam os efeitos da crise de 1929.

É possível ver de forma clara, através deste exemplo, a maneira como o cinema é influenciado pelo contexto social do momento, captada pelo olhar do diretor. 

Existem inúmeros trabalhos de conclusão de curso e monografias sobre o contexto social deste filme e é extremamente recomendável que se dê uma olhada, caso queira entender um pouco mais sobre aquele período.

Nesta linha de raciocínio, é possível assumir, também, que o período de pandemia em que vivemos terá algum impacto nas telonas, não só na produção de filmes, mas na maneira e intensidade que consumimos cinema.

Cinema em um contexto de pandemia

De acordo com Arthur Eloi, do Omelete, uma das maiores plataformas de análise sobre cinema e cultura geek do país, a indústria audiovisual respondeu quase que imediatamente ao avanço da pandemia do coronavírus.

O resultado disso foi o fechamento de sets de filmagem por todo o mundo e o surgimento de adaptações que permitiram continuidade na gravação de diferentes obras. 

Grande exemplo disso foram as gravações de Grey’s Anatomy e outras séries, que foram realizadas com atores já de máscaras seguindo protocolos de isolamento social.

Ainda como exemplo do impacto que a pandemia possuiu no cinema, podemos evidenciar a alta de um sub-gênero recente dentro do cinema de terror: os filmes passados em videoconferências, como é o exemplo de Host, um filme realizado todo dentro de uma sala de videoconferência do zoom.

Junto ao lançamento do filme As Vinhas da Ira em 1940, temos aqui em Host, também, outro claro exemplo de como o período e o contexto social vividos podem influenciar a produção cinematográfica do período.

Conclusão

Através da análise realizada ao longo do artigo, foi possível perceber que a arte é muitas vezes indissociável da sociedade e do contexto vivido em um determinado período histórico. 

Para exemplificar esta relação, utilizamos duas obras cinematográficas que conseguem expressá-la de forma clara. 

Ainda, vemos que esta relação é atemporal quando notamos que ambos os filmes possuem quase um século de diferença e ainda assim, atuam como representações claras do contexto social vivido no momento histórico em que foram feitos.


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.