Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Para comemorarmos essa data tão importante, separamos uma lista com 11 (10 + 1 menção honrosa) filmes realizados por diretores negros. São longas que marcaram a história, seja por prêmios, por seus temas marcantes e de extrema importância ou por terem quebrado tabus no cinema mundial e nacional.

 

1. Corra! (2017)

Um fotógrafo aceita conhecer a família da namorada. Ele está preocupado, porque é negro e tem receio dos pais da garota não o aceitarem, mas ela garante que eles não são racistas. A princípio, tudo vai muito bem, mas eventos estranhos começam a acontecer e o rapaz, ao investigar, descobre segredos muito sombrios sobre aquela família. Um terror psicológico instigante, bizarro, tenso e com uma baita crítica social. Filme de Jordan Peele, foi indicado a 3 Oscars (Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor) e ganhou como Melhor Roteiro Original.

 

2. Moonlight – Sob a Luz do Luar (2017)

O filme de Barry Jenkins conta a história de Chiron, em três etapas da sua vida: da infância à vida adulta, mostrando as descobertas sobre sua identidade e sexualidade e os abusos que sofre ao longo de sua vida. Com 3 Oscars (Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante), Moonlight ganha ainda mais importância ao ser o primeiro longa apenas com negros a ganhar o Oscar de Melhor Filme, além de ser o primeiro com um protagonista gay a ganhar esse prêmio. Além disso, Mahershala Ali foi o primeiro muçulmano a ganhar um Oscar de atuação e Joi McMillon foi a primeira mulher negra a receber a indicação ao Oscar de Melhor Edição.

Veja Também!  Ficha Técnica | Convite à Traição (1996)

 

3. 12 Anos de Escravidão (2013)

Em 1841, Solomon vive tranquilamente com sua família, mas tudo muda quando ele aceita um trabalho na cidade, é sequestrado, acorrentado e vendido como escravo. Ao longo de 12 anos, ele precisa aguentar humilhações e abusos físicos e psicológicos, para sobreviver. Filme do diretor Steve McQueen, foi baseado em um livro de memórias, escrito em 1853. Ganhador de diversos prêmios e indicado a muitos outros, ganhou os Oscars de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (para Lupita Nyong’o) e Melhor Roteiro Adaptado.

 

4. Infiltrado na Klan (2018)

O filme relata a história real de um policial negro, que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan. Ele se comunicava com os membros, através de cartas e telefonemas, e enviava um policial branco no seu lugar, quando precisava estar presente. Após meses de investigação, ele se tornou o líder da seita e foi responsável por impedir vários crimes de ódio. Baseado no livro autobiográfico de Ron Stallworth, Black Klansman. O longa de Spike Lee é ganhador de prêmios, incluindo o GranPrix, do Festival de Cinema de Cannes, e o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

 

6. Os Donos da Rua (1991)

No longa, o garoto Tre se comporta mal na escola e é enviado, por sua mãe, para viver com seu pai, pois ela acha que é o melhor para o menino, para que ele aprenda lições de vida. Vivendo em uma região marcada pelo crime e a pobreza, Tre faz amigos que não têm o mesmo apoio que ele e se veem envolvidos em situações perigosas e trágicas. O filme ganhou prêmios e o cineasta John Singleton tornou-se a pessoa mais jovem e o primeiro negro a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor.

 

7. Filhas do Pó (1991)

O drama conta a história de uma família de descendentes de escravos, em 1902, que, juntos, lutam por sua liberdade. Filme da cineasta Julie Dash, foi o primeiro longa, dirigido por uma afro-americana, a entrar em circuito comercial nos Estados Unidos.

 

9. Um é Pouco, Dois é Bom (1970)

Primeiro filme brasileiro feito por um diretor negro (Odilon Lopez), é dividido em duas partes e conta duas histórias, totalmente independentes, sobre os costumes de famílias de classe média de Porto Alegre, no início dos anos 1970. A primeira história se chama Com um Pouquinho de Sorte, e relata a crise pela qual um casal passa, após a demissão do marido; a segunda se chama Vida Nova por Acaso e conta sobre dois ladrões, que acabaram de sair da prisão.

 

10. Pantera Negra (2018)

Primeiro filme sobre um super-herói negro, conta a história de T’Challa, herdeiro do avançado e escondido reino de Wakanda, que precisa liderar seu povo em direção a um novo futuro e, para isso, confrontar um adversário do passado. O longa de Ryan Coogler ganhou diversos prêmios, incluindo os Oscars de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

 

11. The Homesteader (1919) – Menção Honrosa

Provavelmente, o primeiro filme dirigido por um negro (Oscar Micheaux), que também assina o roteiro e a produção. O material foi perdido e o longa não pode ser visto, hoje, pelo público.

 

 

E você? O que acha desses filmes? Já assistiu algum? Deixe sua opinião!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.