O futebol brasileiro começou com algo apenas praticado pela elite. A primeira bola de futebol do Brasil foi trazida em 1895 pelo paulista Charles Miller. A aristocracia dominava ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. Além disso, apenas brancos podiam jogar futebol no Brasil, dado o fato da maioria dos primeiros clubes terem sido fundados por estrangeiros. O tempo passou e hoje o futebol é o esporte mais praticado no Brasil. Jovens, velhos, pessoas com mais ou menos dinheiro, todos amam futebol. E os que não praticam, pelo menos assitem.

Por isso, não foi atoa que o cinema brasileiro decidiu investir nesse tema, produzindo diversos filmes e documentários sobre o esporte preferido do Brasil. Listamos aqui 9 filmes brasileiros sobre futebol. Confira!

2. O Ano em que meus pais saíram de férias

Lançamento: 2006

País: Brasil

Direção: Cao Hamburguer

Um dos melhores filmes com futebol como pano de fundo, conta a história de um garoto cujos pais são perseguidos pela Ditadura Militar em meio à Copa do Mundo de 1970. É tocante.

3. Pelé Eterno

Lançamento: 2004

País: Brasil

Direção: Anibal Massaini Neto

Mais completo documentário que biografa um jogador, faz um apanhado rico sobre o Rei do futebol. Levou cinco anos para ser produzido.

5. Boleiros – Era uma Vez o Futebol

Lançamento: 1998

País: Brasil

Direção: Ugo Giorgetti

Retrato da paixão por futebol no Brasil. Dividido em esquetes, reúne causos lembrados por ex-jogadores, a maioria inspirados em histórias que, com o tempo, se perderam entre realidade e ficção. Teve uma 2ª edição.

6. Uma História de Futebol

Lançamento: 1998

País: Brasil

Direção: Paulo Machline

Curta-metragem que concorreu ao Oscar conta passagens ficcionais da infância de Pelé. Roteiro baseado em livro infantil homônimo de José Roberto Torero.

8. O Dia em que o Brasil Esteve Aqui

Lançamento: 2005

País: Brasil

Direção: João Dornelas e Caito Ortiz

Documentário retrata o dia em que o Haiti parou pra ver a seleção brasileira no amistoso humanitário realizado em Porto Príncipe em 2004. Algumas cenas são de idolatria histérica por estrelas como Ronaldo e Ronaldinho.

9. Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)

Lançamento: 1995

País: Brasil/EUA

Direção: Murilo Salles

O documentário oficial da Copa de 1994 é considerado o melhor da história dos Mundiais, graças ao uso de técnicas adotadas pelo cine-jornal Canal 100. Uma de suas cenas tornou-se clássica: a fitada de Roberto Baggio em Romário antes do jogo decisivo.

Conhece todos os filmes da lista? Deixe seu comentário!

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here