O futebol brasileiro começou com algo apenas praticado pela elite. A primeira bola de futebol do Brasil foi trazida em 1895 pelo paulista Charles Miller. A aristocracia dominava ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. Além disso, apenas brancos podiam jogar futebol no Brasil, dado o fato da maioria dos primeiros clubes terem sido fundados por estrangeiros. O tempo passou e hoje o futebol é o esporte mais praticado no Brasil. Jovens, velhos, pessoas com mais ou menos dinheiro, todos amam futebol. E os que não praticam, pelo menos assitem.

Por isso, não foi atoa que o cinema brasileiro decidiu investir nesse tema, produzindo diversos filmes e documentários sobre o esporte preferido do Brasil. Listamos aqui 9 filmes brasileiros sobre futebol. Confira!

2. O Ano em que meus pais saíram de férias

Lançamento: 2006

País: Brasil

Direção: Cao Hamburguer

Um dos melhores filmes com futebol como pano de fundo, conta a história de um garoto cujos pais são perseguidos pela Ditadura Militar em meio à Copa do Mundo de 1970. É tocante.

3. Pelé Eterno

Lançamento: 2004

País: Brasil

Direção: Anibal Massaini Neto

Mais completo documentário que biografa um jogador, faz um apanhado rico sobre o Rei do futebol. Levou cinco anos para ser produzido.

5. Boleiros – Era uma Vez o Futebol

Lançamento: 1998

País: Brasil

Direção: Ugo Giorgetti

Retrato da paixão por futebol no Brasil. Dividido em esquetes, reúne causos lembrados por ex-jogadores, a maioria inspirados em histórias que, com o tempo, se perderam entre realidade e ficção. Teve uma 2ª edição.

6. Uma História de Futebol

Lançamento: 1998

País: Brasil

Direção: Paulo Machline

Curta-metragem que concorreu ao Oscar conta passagens ficcionais da infância de Pelé. Roteiro baseado em livro infantil homônimo de José Roberto Torero.

7. Heleno

Lançamento: 2011

País: Brasil

Direção: José Henrique Fonseca

A atuação de Rodrigo Santoro e tão fantástica que o público acredita mesmo que está diante de um jogador irresponsável e louco.

9. Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)

Lançamento: 1995

País: Brasil/EUA

Direção: Murilo Salles

O documentário oficial da Copa de 1994 é considerado o melhor da história dos Mundiais, graças ao uso de técnicas adotadas pelo cine-jornal Canal 100. Uma de suas cenas tornou-se clássica: a fitada de Roberto Baggio em Romário antes do jogo decisivo.

Conhece todos os filmes da lista? Deixe seu comentário!

 

 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here