Damon Wayans é um ator, roteirista, diretor e comediante que se tornou muito conhecido após interpretar o personagem Michael Kyle na série Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids), originalmente transmitida entre os anos de 2001 a 2005 pela ABC e muito reprisada no Brasil pelo SBT.

Mas por onde ele anda hoje em dia? Para responder essa pergunta, vamos antes conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do astro.

Damon Wayans: Da infância à fama

Damon Kyle Wayans nasceu no dia 4 de setembro de 1960 na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ele vem de uma família de dez filhos, e desde a infância já chamava a atenção dentre todas essas crianças por sua criatividade.

Sua carreira como ator começou no começo dos anos 80, quando tinha pouco mais de 20 anos de idade e seu bom humor o levou aos palcos de stand-up comedy. Logo sem seguida começou a conquistar seus primeiros papéis no cinema e na televisão, como em Um Tira da Pesada (1984), na pequena participação especial e já muito cômica como um funcionário de hotel que deu bananas de graça ao personagem de Eddie Murphy.

Veja Também!  The Flash | Quando a 7ª Temporada chega na Netflix?

Nos anos 90 estrelou a série de esquetes Men on… como Blaine Edwards, personagem abertamente gay.

Com a ajuda de seu irmão, Keenen, criou a série In Living Color (1990-1994), com um elenco majoritariamente afro-americano, embora o protagonista fosse Jim Carrey. Wayans foi um dos protagonistas das quatro temporadas iniciais como Oswald Bates, mas deixando-a em 1992 para seguir carreira no cinema.

Ao longo dos anos 90 ele estrelou diversos filmes nos cinemas, incluindo Mo’ Money (1992), Last Action Hero (1993) e Bulletproof (1996). Em 1996 foi ao ar a primeira temporada de Waynehead, um desenho animado que produziu para a Warner Bros. com inspiração em sua própria infância, mas a série foi cancelada devido a baixa audiência.

Veja Também!  Namorado de Natal | Quando a 2ª Temporada chega na Netflix?

Em 1998 estrelou a série Damon como um detetive de Chicago e, em 1999, lançou seu primeiro livro, Bootleg, que se tornou um bestseller da The New York Times. Entretanto, foi nos anos 2000 que as coisas ficaram ainda mais animadas para o ator.

Eu, a Patroa e as Crianças

Damon Wayans estrelou a série/sitcom Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids), originalmente exibida entre os anos de 2001 e 2005. Seu personagem era Michael Kyle, era o patriarca de uma família disfuncional de classe média alta. Sua forma de educar os filhos é bastante única, criando-os com a base do humor.

Damon Wayans | Por onde anda o ator de Eu, A Patroa e as Crianças?

Ele foi um dos co-criadores e co-produtores da série ao lado de Don Reo e a produção durou um total de 5 temporadas e 123 episódios.

Projetos recentes

Ele até fez alguns projetos paralelos, mas se dedicava quase integralmente a Eu, a Patroa e as Crianças na época. Assim que ela acabou, mergulhou de cabeça em The Underground, uma série produzida pelo próprio e estrelada ao lado de seu filho, Damon Jr.

Veja Também!  Ficha Técnica | Arrow - 8ª temporada

Em 2011 publicou o livro Red Hats, seu primeiro romance de ficção sobre uma mulher suicida de 65 anos. Interpretou o protagonista Rogher Murtaugh na série Lethal Weapon, que foi ao ar entre os anos de 2016 e 2019 pela FOX e, desde então, ainda não lançou nada novo, mas ainda aos 60 anos continua se dedicando à atuação e à comédia, embora tenha se aposentado da carreira no stand-up.

Qual o seu projeto preferido com Damon Wayans? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.