Destemida (Jak zostac gwiazda) é o mais novo filme musical polonês da Netflix. Dirigido por Anna Wieczur-Bluszcz, o projeto mistura comédia e drama para narrar uma jornada de amadurecimento, mas será que vale a pena assistir?

Confira o trailer logo abaixo:

Enredo

Marta é uma jovem talentosa para a música, mas com muito rancor de Olo, um cantor que foi popular anos atrás e que ela acredita ser seu pai. Para se vingar, a garota entra para o show de talentos no qual ele é jurado, mas acaba se apaixonando pelo calor da fama e sua jornada perde o foco — igual ao filme.

O enredo é tão clichê que o filme se torna exaustivo, como se duas horas de duração fossem demais. Em geral, a história não passa de uma fanfic nada inovadora sobre a garota deslocada que tem um talento incrível e deixa de ser invisível, mas terá de lidar com problemas ainda maiores do que ser socialmente inexistente.

O grande diferencial deste longa é sua origem polonesa: o mundo já está saturado de produções ao estilo The Voice, de artistas dos Estados Unidos e da mesmice das competições televisionadas, mas o audiovisual polonês ainda é pouco explorado pelo público brasileiro. Por isso Destemida, ao se entregar de forma tão casual, ajuda a desmistificar aquela ideia de que o cinema polonês (ou europeu, em geral) é algo muito cult e inacessível às massas.

Elenco e Personagens

Muito da fraqueza de Destemida vem da falta de carisma de seus personagens. A protagonista é inicialmente interessante, mas acaba caindo no super clichê da artista que deixou a fama subir à cabeça e acaba se tornando arrogante ao ponto de ser irritante. Katarzyna Sawczuk, entretanto, é muito expressiva e sua performance brilha mesmo no roteiro fraco.

Os personagens secundários são ainda menos interessantes, Olo Zawistowski, ainda que seja o “vilão” da história, é o único personagem com certa profundida, cujos confrontos mentais são o ponto positivo da narrativa, embora também caindo em clichês para chegar à mensagem final de superação e perdão.

Urszula Dudziak entra para o elenco com uma participação especial como como ela mesma, a rainha do jazz polonês, entregando um ponto alto para o filme. Principalmente quando o final é ainda pior do que o esperado.

Direção e Fotografia

Embora o roteiro seja fraco, Anna Wieczur-Bluszcz é uma ótima diretora e trabalha de forma muito inteligente para construir um filme visualmente bonito. O apelo estético das luzes da televisão é maravilhoso, tal como as câmeras em movimento nos momentos certos para deixar as cenas mais dinâmicas e tentar conectar melhor o público ao filme.

Destemida entrega uma série de truques que ajudam a valorizar a obra como um produto visual, principalmente quanto a enquadramentos que trazem reflexos à tona, giros de 360º que mostram maior profundidade dos cenários e closes dramáticos.

Cenografia e Figurinos

Este é o ponto mais alto da obra! Majoritariamente passada em um estúdio de televisão, Destemida mostra os bastidores de um programa de auditório com bastante propriedade, expondo toda a podridão do que a televisão é capaz de fazer para aumentar sua audiência.

Os figurinos extremamente chamativos ao estilo “diva pop” utilizado pelos personagens artistas estão o máximo, tal como a mudança de estilo da protagonista para acompanhar a sua personalidade perdida embora mesmo as escolhas de “do simples ao punk” sejam clichês, como tudo no filme.

Resenha | Destemida (Original Netflix)

E você, o que achou de Destemida? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.