Recentemente, chegou à Netflix a série Fate: A Saga Winx. Ela é uma live-action inspirada no desenho italiano “O Clube das Winx”. Nela, acompanhamos Bloom (Abigail Cowen, a Dorcas de O Mundo Sombrio de Sabrina), fada do fogo que vivia no mundo dos humanos sem saber de seus poderes. Sendo direcionada para Alfea, escola de fadas do mundo mágico oculto, ela conhece outras amigas e passa a desenvolver seus poderes. Você pode conferir aqui a resenha da primeira temporada.

A polêmica sobre as personagens Musa e Terra

Fate: The Winx Club Saga Season 1. Elisha Applebaum as Musa, Eliot Salt as Terra, Abigail Cowen as Bloom, Hannah van der Westhuysen as Stella, Precious Mustapha as Aisha in Fate: The Winx Club Saga Season 1. Cr. Jonathan Hession/NETFLIX © 2020

Que os meios de entretenimento ainda são muito racistas todo mundo sabe. E não foi diferente com as Winx. No desenho original, a personagem de Musa é inspirada em Lucy Liu, atriz chinesa. E, assim como sua inspiração, ela é uma personagem chinesa e que incorpora toda a cultura do país, inclusive as músicas uma vez que ela é a fada da música.

Veja Também!  Netflix divulga trailer do filme O Fio Invisível, assista!

Na série, a personagem é interpretada por Elisha Applebaum, mulher branca. Isso causou muito alvoroço entre os fãs da série, que pediram uma posição da Netflix quanto a isso. A resposta foi: ela tem sangue árabe. Como se isso amenizasse de alguma forma o fato de que a personagem sofreu whitewashing.

Com Terra foi a mesma coisa

Ao invés de Flora, fada da natureza, ganhamos Terra, fada também da terra, mas que é completamente diferente do desenho. Na animação, a personagem é inspirada no visual de Jennifer Lopez, atriz latina. Portanto, temos uma fada de pele marrom, cabelos castanhos e que, na série, novamente, foi interpretada por uma personagem branca.

Veja Também!  Lupin | Quando a 3ª temporada chega na Netflix?

Na verdade, ela foi apagada. Mas ainda há esperanças de que a personagem apareça uma vez que Terra fala em um dos episódios que é prima da fada. Mas será que não vai acontecer whitewashing de novo? Nada garante.

E então, o que você acha de toda essa polêmica envolvendo Fate: A Saga Winx? Fora o fato de que a personagem de Tecna nem sequer foi mencionada.


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Veja Também!  Emmy 2021 | Após Longo Jejum a atriz Gillian Anderson Conquista um Emmy


 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.