Found Footage é um gênero cinematográfico que anda de mãos dadas com o pseudodocumentário, retratando informações fictícias como se fossem verdade por meio de gravações, como filmadoras e câmeras de segurança.

O grande destaque do gênero é A Bruxa de Blair (1999), que levou o estilo a se tornar popular entre os fãs de cinema, mas a primeira obra conhecida de found footage é Holocausto Canibal (1980), um filme italiano. A franquia Atividade Paranormal também é muito referenciada no gênero, embora as fortes críticas.

Se você gosta desse tipo de filme, confira a nossa seleção de found footage:

1. Noroi (2005)

Sinopse: Um jornalista desaparece após pesquisar metodicamente uma série de eventos sobrenaturais. O que se assiste então é exatamente a fita que contém o seu documentário inteiro (que inclusive foi banido da tv por causa da intensidade dos fatos)

2. O Caçador de Troll (2010)

Sinopse: Na trama, um grupo de estudantes parte para o norte da Noruega com a missão de revelar uma conspiração do governo que tenta esconder do público da existência de trolls. O filme segue a linha de documentário, parecida com o filme Cloverfield onde tudo é gravado por uma câmera amadora.

3. O Misterioso Assassinato de Uma Família (2010)

Filmes de Found Footage

Sinopse: Em 4 de abril de 2010, a família Quintanilla foi encontrada morta em sua casa de campo. A polícia relatou a existência de 37 horas de evidências em vídeos. “O Misterioso Assassinato de Uma Família” mostra as imagens reais dessas evidências. A família Quintanilla viajou para sua casa na fazenda em Sitges, onde Christian e July investigam sobre A Lenda da Garota na Floresta Garraf. Ambos gravavam qualquer coisa que faziam. No quinto dia de sua chegada,foram encontrados mortos em circunstâncias estranhas. O filme mostra os últimos 5 dias de Cristian Quintanilla e seus irmãos. Também mostra as estranhas situações que viveram, que continuam sem explicações.

4. [REC] (2007)

Filmes de Found Footage

Sinopse: A repórter Ángela e seu câmera gravam um programa sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, acompanhando uma chamada de emergência noturna. No local, encontram moradores apavorados com a velha senhora que mora sozinha no andar de cima e está gritando e atacando os vizinhos. Os bombeiros entram no apartamento, seguidos pelos repórteres. Mas o que era uma situação de rotina torna-se uma escalada de medo e terror, onde o que importa é continuar vivos e seguir registrando tudo.

5. Assim na Terra como no Inferno (2014)

Sinopse: Um grupo de arqueólogos está em busca de um tesouro perdido e, para isso, exploram o desconhecido labirinto de ossos nas catacumbas abaixo de Paris. Aquela região, conhecida como a Cidade dos Mortos, revela um segredo que mexerá com a psique humana de modo que os demônios pessoais de cada um voltarão para assombrá-los.

6. A Caverna (2014)

Filmes de Found Footage

Sinopse: De férias no Mar Mediterrâneo, cinco amigos descobrem uma caverna escondida ao lado de um penhasco e decidem explorá-la. Eles começam a explorar as inúmeras passagens que formam a caverna. Não demora até descobrirem que estão perdidos. Dias se passam e eles não conseguem escapar, sem contato com o mundo externo, sem comida ou água. A falta de luz os atormenta à beira da insanidade. Com a esperança desaparecendo rapidamente, os amigos são forçados a tomarem decisões das quais nunca acharam que seriam capazes.

Qual destes found footage é o mais aterrorizante? Deixe seu comentário!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.