Chegou à Netflix em 02 de setembro de 2020 o filme alemão Freaks – Um de Nós (Freaks: Du Bist Eine Von Uns), um longa de ação e ficção científica de aproximadamente 1h30 de duração e classificação 14.

Assista ao trailer logo abaixo:

Sore o Enredo

Acompanha a história de Wendy, uma mãe trabalhadora que descobre ter superpoderes. Ela sempre os teve, mas sua habilidade de superforça era inibida devido ao uso de medicações recomendadas por sua psicóloga — e que esconde algo muito maior. Com a ajuda de um mendigo e de um colega de trabalho, ambos também superpoderosos, lutará contra a opressão e contra o crime, mas toda história de heróis também tem os seus vilões e a missão não será tão fácil.

Em termos hollywoodianos, a produção lembra muito mais os longas de anti-heróis/vilões da Sony, como Venom, com até mesmo uma pitada de X-Men, do que os propriamente ditos “filmes de heróis” da Marvel/DC.

Resenha | Freaks - Um de Nós (Original Netflix)

O roteiro é um projeto de Marc O. Seng, que já escreveu sete episódios de Dark, outra popular produção alemã da Netflix. Entretanto, a história de Freaks parece incompleta: não no sentido de sua conclusão, que ainda pode ser continuada em uma sequência desnecessária, mas no sentindo de algum “tchan” estar faltando para conquistar o espectador.

Veja Também!  Ficha Técnica | GIMS: Ícone do Rap (Original Netflix)

Apesar de ser um filme curto, sua duração parece muito maior por não conseguir captar tão bem a atenção do público, mas isso também pode ser algo proposital para um projeto mais underground, que não vista tanto o público comercial e até mesmo critica a idolatria cega a super-heróis em algumas de suas passagens em uma frequente sensação de distopia.

Elenco e Personagens

Cornelia Gröschel interpreta a protagonista Wendy mas nenhuma das atuações de fato se destaca. A personagem é convincente como supermãe e superprofissional, mas como heroína leva boa parte do filme para se entender, algo que talvez pudesse ter sido melhor desenvolvido em um projeto seriado.

Tim Oliver Schultz, que esteve no sucesso A Onda (2008), é o responsável pela entrega do personagem mais interessante, de oprimido a opressor, e uma performance já mais madura talvez até pela experiência extra em relação aos seus colegas de trabalho. Sem spoilers!

Veja Também!  Ficha Técnica | Ratched - 1ª Temporada(Original Netflix)

Direção e Fotografia

Talvez pela falta de orçamento, talvez pelo sentimento de underground, mas os quesitos visuais são os que mais deixam a desejar em Freaks: se é culpa da Netflix ou da direção de Felix Binder, entretanto, não há muito como saber, visto que a dupla pareceu de acordo com tudo.

“Apenas a Netflix produziria um projeto de flexão de gênero como este. Eles compartilharam nosso entusiasmo por esta história extraordinária imediatamente, e estou feliz por ter encontrado um lar para Freaks aqui para contar uma inesperada história de super-herói da Alemanha”, comenta Binder em entrevista exclusiva ao Variety em 2019.

Cenografia e Figurinos

O cenários são um tanto conflituosos: a casa da família protagonista é indiscutivelmente muito grande para as ditas condições financeiras deles. De resto, há uma normalidade bem-vinda nos demais ambientes, contrastando clínicas chiques com restaurantes furrecas de posto de gasolina.

Veja Também!  Resenha | Remédio Amargo (Original Netflix)

Os figurinos de Wendy são facilmente reduzidos ao seu uniforme de trabalho como garçonete/atendente de uma lanchonete de baixo custo, como se a vestimenta entregasse o quão sem graça é a sua rotina (ou pelo menos era até as descobertas recentes). Atente-se, entretanto, ao visual de Elmar/Electroman, que diz muito sobre o personagem e seu desenvolvimento.

Resenha | Freaks - Um de Nós (Original Netflix)

Falta um pouco de sal para o filme ser bom, mas também não é ruim: vale a pena para conferir as narrativas “super heroicas” por meio de um olhar não-hollywoodiano, além de conhecer as linguagens cinematográficas alemãs que ainda são poucos habituais para o espectador médio brasileiro.

E você, o que achou de Freaks – Um de Nós, o novo filme alemão da Netflix? Conta pra gente nos comentários!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.