O incrível autor americano George R.R. Martin completa 71 anos de idade nesta sexta-feira, 20 de setembro.

Conhecido principalmente como o autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, saga literária que deu origem a Game of Thrones, considerada a maior e mais empolgante série da década, escreveu ainda diversas outras histórias, dentre romances, novelas e contos.

Confira a obra de George R.R. Martin logo abaixo:

Romances

A Morte da Luz (1977)

Primeiro livro escrito por George R.R. Martin. Desde essa primeira história o autor já mostra o que o tornaria mundialmente famoso, seus personagens que não são nem vilões, nem heróis, mas seres complexos como todos nós. Worlorn não é o planeta que Dirk t ́Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente.

Santuário dos Ventos (1981)

O romance, ambientado num planeta distante, conta a história de Maris e seu sonho de se tornar um dos voadores, grupo de habitantes mais prestigiado do Santuário dos Ventos. Para isso, recorrerá a tudo que estiver a seu alcance para conquistar as preciosas asas – abalando a sociedade em que vive e gerando uma série de novas questões morais entre os voadores e os “confinados à terra”. Afinal: quem merece ganhar os céus? E até que ponto a benção se torna também uma maldição?

Coautoria com Lisa Tuttle.

Sonho Febril (1982)

Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade de um rico e sinistro aristocrata chamado Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não possa fazê-lo mudar de ideia. Assim surge o Sonho do Fevre, o melhor e mais potente barco de todo o Mississipi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias. Movido pela força do vapor, o Sonho do capitão pode se transformar no maior pesadelo da humanidade.

The Armageddon Rag (1983)

A ex-jornalista independente Sandy Blair viajou para longe de suas raízes radicais nos anos 60 – até que o assassinato bizarro e brutal de um promotor de rock milionário o atrai de volta. Enquanto Sandy se propõe a investigar o crime, ele se encontra em um passeio mágico e misterioso pelas paixões reprimidas de sua geração. Para um novo messias, ressuscitou a outrora lendária banda de rock Nazgûl – mas com uma nova batida apocalíptica que é um réquiem de demonismo, controle da mente e morte. Apenas Sandy pode mudar com o tempo…

Hunter’s Run (2007)

Uma nova referência no SF moderno. Um conto de moralidade agudo, inteligente e engraçado que responde à maior pergunta de todas: o que nos torna humanos?

Em uma briga do lado de fora de um bar, Ramon Espejo mata um homem. No dia seguinte, todo o inferno se abre. O morto era um figurão, um diplomata em missão ao mundo exterior de São Paulo. Ramon foge rumo ao norte, em direção a um território inexplorado, terra até agora apenas vislumbrada em órbita durante as primeiras pesquisas de colônia.

Ramon deixou de ser nada nas colinas do México para não ser nada em São Paulo. Ele ganha a vida em busca de minerais. Talvez Deus quisesse que ele fosse pobre, ou ele não o faria tão mau. Ele nem consegue se lembrar por que matou os europeus, apenas a bebida e a raiva que se seguiu.

Melhor ficar sozinho na paisagem selvagem … fora do mapa, além da lei e da civilização. Cada viagem que ele tem certeza será a grande que o fará rico. Esse também.

Em vez disso, ele encontra outra coisa, algo aterrorizante. Ou melhor, ele o encontra e o usa: como os humanos são usados ​​por espécies mais inteligentes que eles. Mas Ramon Espejo está prestes a provar do que um homem é capaz. Ramon está prestes a demonstrar o que é ser humano; estar com raiva, inteligente e vivo. E ele está prestes a descobrir sua função no amplo fluxo do universo. E por que ele matou o diplomata em primeiro lugar…

Coautoria com com Gardner Dozois e Daniel Abraham, é uma versão ampliada da novela Shadow Twin.

Veja Também!  Dia dos Professores | 5 mestres que marcaram a literatura

As Crônicas de Gelo e Fogo

A Guerra dos Tronos (1996)

O verão pode durar décadas. O inverno, toda uma vida. E a guerra dos tronos começou.
Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e deixar seu posto em Winterfell para rumar para a corte, onde os homens fazem o que lhes convém, não o que devem… e onde um inimigo morto é algo a ser admirado.

Longe de casa e com a família dividida, Eddard se vê cada vez mais enredado nas intrigas mortais de Porto Real, sem saber que perigos ainda maiores espreitam a distância.

Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. E, nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão exilado na Rebelião de Robert planeja sua vingança e deseja recuperar sua herança de família: o Trono de Ferro de Westeros.

O início do maior romance de George R.R. Martin.

A Fúria dos Reis (1998)

Um cometa da cor de fogo e sangue corta os céus. E, da antiga cidadela de Pedra do Dragão às costas áridas de Winterfell, reina o caos.

Em A fúria dos reis, seis facções disputam o controle de uma terra dividida e o direito de ocupar o Trono de Ferro de Westeros – e estão dispostos a encarar tempestades, levantes e guerras para isso.

Nesta história, irmão trama contra irmão e os mortos se levantam para caminhar pela noite. Aqui, uma princesa se disfarça de menino órfão, um cavaleiro se prepara para encarar uma pérfida feiticeira e bárbaros descem das Montanhas da Lua para saquear os campos.

Em um contexto de incesto e fratricídio, alquimia e assassinato, a vitória será dos homens e mulheres que possuírem o mais frio aço… e o mais frio coração. Pois, quando se desperta a fúria dos reis, a terra inteira treme.

A Tormenta das Espadas (2000)

O futuro de Westeros está em jogo, e ninguém descansará até que os Sete Reinos tenham explodido em uma verdadeira tormenta de espadas.

Dos cinco pretendentes ao trono, um está morto e outro caiu em desgraça, e ainda assim a guerra continua em toda sua fúria, enquanto alianças são feitas e desfeitas. Joffrey, da Casa Lannister, ocupa o Trono de Ferro, como o instável governante dos Sete Reinos, ao passo que seu rival mais amargo, lorde Stannis, jaz derrotado e enfeitiçado pelas promessas da Mulher Vermelha.

O jovem Robb, da Casa Stark, ainda comanda o Norte, contudo, e planeja sua batalha contra os Lannister, mesmo que sua irmã seja refém deles em Porto Real. Enquanto isso, Daenerys Targaryen atravessa um continente deixando um rastro de sangue a caminho de Westeros, levando consigo os três únicos dragões existentes em todo o mundo.

Enquanto forças opostas avançam para uma gigantesca batalha final, um exército de selvagens chega dos confins da civilização. Em seu rastro vem uma horda de terríveis criaturas místicas – os Outros: um batalhão de mortos-vivos cujos corpos são imparáveis.

O Festim dos Corvos (2005)

Dando continuidade à saga mais ambiciosa e imaginativa desde O senhor dos anéis, As crônicas de gelo e fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.

Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido à sua maneira no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha, mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis.

No meio de toda a intriga, do outro lado do mar começam a surgir histórias sobre dragões e fogo. Quando os habitantes das Ilhas de Ferro se reúnem em Assembleia para escolher seu novo Rei, não é apenas o destino dessas ilhas que está em jogo. O novo rei tem como objetivo declarado conquistar Westeros. E seu povo parece acreditar nele. Mas conseguirá esse rei cumprir seu objetivo?

Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e cercada por um conselho que ela mesma considera incapaz, precisa lidar ainda com a ameaçadora presença de uma nova corrente militante da Fé. Como se desvencilhará de tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou será que estão todos errados?

Veja Também!  Malévola: Dona do Mal | O que o filme pode abordar?

A Dança dos Dragões (2011)

O futuro dos Sete Reinos ainda é incerto – novas ameaças e novos inimigos surgem a cada momento. Além do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, a última herdeira da Casa Targaryen, governa uma cidade construída sobre o pó e a morte. Mas seus inimigos são cada vez mais numerosos e farão de tudo para destruí-la. Enquanto isso, dois jovens embarcam em missões distintas, mas que podem mudar o destino da Mãe dos Dragões.

No Norte, Jon Snow – 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite – fará de tudo para garantir a segurança da Muralha. Para isso, não hesitará em transformar amigos em inimigos e vice-versa. Traições, revelações e um fantasma do passado que volta para assombrar quando menos se espera: em todos os cantos de Westeros e de Essos, mercadores, foras da lei, mestres, reis, nobres, escravos, soldados e troca-peles estão prestes a encarar fatos inesperados. Alguns fracassarão, outros se aproveitarão das forças sombrias que crescem cada vez mais. Mas, neste momento de inquietude crescente, as marés da política e do destino levarão inevitavelmente à maior dança de todas.

O mais recente volume da saga lançado até agora por George R.R. Martin.

Coleção Dunk e Egg

O Cavaleiro Andante (1998)

O cavaleiro dos sete reinos em quadrinhos! Dunk, o cavaleiro, e Egg, seu esperto e fiel escudeiro, estão de volta em versão ilustrada. “O cavaleiro andante” traz a adaptação do livro “O cavaleiro dos sete reinos” em HQ. Noventa anos antes dos acontecimentos narrados na série épica de George R.R. Martin, assistimos ao cavaleiro Dunk assumir a espada de seu mestre derrotado e se reinventar. Dunk e Egg buscarão a glória em um mundo ao mesmo tempo novo e familiar para os fãs de Guerra dos Tronos. O que os dois caçadores de fortuna vão encontrar, no entanto, é um mundo de desconfiança e maquinações políticas, bem ao estilo do mestre Martin.

A Espada Juramentada (2003)

O cavaleiro dos sete reinos em quadrinhos! “A Espada Juramentada”, é uma adaptação gráfica de um dos contos que antecedem em noventa anos os acontecimentos da série, “As crônicas de gelo e fogo”, e traz as aventuras de Sir Duncan e seu escudeiro, Egg, em busca da honra e da glória dos Sete Reinos. Depois das mortes, surpresas e atos heroicos de “O cavaleiro andante”, Dunk e Egg continuam sua jornada para encontrar o marionetista Tanselle. Ao longo do caminho, o cavaleiro idoso Sir Eustace coloca os dois sob seu comando junto com outro cavaleiro, que cheira a problemas. A paz é sempre uma ilusão para Dunk e Egg, que logo são envolvidos em intrigas da nobreza local, enquanto uma ameaça maior e mais perigosa ameaça desvendar verdades de longa data da Batalha de Redgrass Field. No clássico de George R.R. Martin a distinção entre heróis e vilões nunca é bem definida, e as alianças políticas ameaçam o que há de mais profundo. No entanto, Dunk e Egg precisam seguir em frente e cumprir seus destinos. Junte-se a eles em mais uma aventura em um mundo agora familiar, mas que passa por um momento totalmente novo!

O Cavaleiro Misterioso (2018)

Uma aventura de cavalaria em quadrinhos digna do mestre de “As Crônicas de Gelo e Fogo” Baseado no sucesso o cavaleiro dos Sete Reinos, de George R.R. Martin, chega às lojas o O cavaleiro misterioso, completando a trilogia de aventuras de Sor Dunk e seu fiel escudeiro Egg adaptada em HQ. Desta vez, nossos heróis partem rumo a Winterfell, ao norte de Westeros, mas desviam de seu caminho atraídos por um torneio que promete ao vencedor um raro troféu: um ovo de dragão. Só não esperavam que a chegada de um cavaleiro misterioso pudesse colocar tudo a perder, descobrindo inclusive um segredo sobre Egg que não deverá de forma alguma ser revelado.

Veja Também!  K-POP | 10 MVs inspirados em filmes famosos

Prequelas

George R.R. Martin | Conheça toda a obra do autor

O Cavaleiro dos Sete Reinos (2014)

Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única; deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles – uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.

Sangue e Fogo – A História dos Reis Targaryen (2018)

Séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, a Casa Targaryen – a única família de dragonlords a sobreviver à perdição de Valyria – fez de Pedra do Dragão a sua residência. Sangue e Fogo inicia a sua narração com a história do lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e prossegue com o relato das gerações de Targaryen que lutaram para manter o icônico trono, até à guerra civil que praticamente destruiu esta dinastia. O que aconteceu realmente durante a Dança dos Dragões? Porque se tornou tão perigoso visitar Valyria depois da perdição? Qual a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Estas são apenas algumas questões a que esta obra essencial dá resposta pela mão de um reconhecido mestre da Cidadela e das oitenta ilustrações a preto e branco. Sangue e Fogo apresenta pela primeira vez o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros.

Livros infantis

George R. R. Martin | Conheça toda a obra do autor

O Dragão de Gelo

O único livro infantil publicado por George R.R. Martin. Originalmente lançado em 1980 e, mais tarde, em 2006, ilustrado e reimpresso.

O dragão de gelo era uma criatura lendária e temida, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando sobrevoava o mundo, deixava um rastro de frio desolador e terras congeladas. Mas Adara não tinha medo, pois ela era uma criança do inverno, nascida durante o frio mais intenso de que alguém tinha memória. Adara não se lembrava de quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que a criatura sempre estivera em sua vida, avistada de longe enquanto ela brincava na neve gelada durante muito tempo depois de as outras crianças terem fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco montou no dorso imenso e gelado do dragão pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo vindos do norte desceram sobre a fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança do inverno – e o dragão de gelo que a amava – poderiam salvar o seu mundo da completa destruição. O dragão de gelo marca a muito esperada estreia de George R.R. Martin na literatura infantil. Com ilustrações fantásticas do aclamado artista Luis Royo, O dragão de gelo é uma história inesquecível de coragem, amor e sacrifício, escrita por um dos autores de fantasia mais celebrados de todos os tempos. Nasce um clássico!

Mais obras

Novelas

Night of the Vampyres (1975)

Tuf Voyaging (1983)

The Skin Trade (1989)

Shadow Twin (2005)

Em coautoria com Gardner Dozois e Daniel Abraham.

Coletâneas

A Song for Lya (1976)

Songs of Stars and Shadows (1977)

Sandkings (1981)

Songs the Dead Men Sing (1983)

Nightflyers (1985)

Portraits of His Children (1987)

Quartet (2001)

GRRM: A RRetrospective (2003)

Reimpresso em 2006 e 2007 como Dreamsongs.

Qual sua obra preferida de George R.R. Martin?

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.