J. R. R. Tolkien é um dos maiores escritores de toda a história, conhecido principalmente pela franquia fantástica O Senhor dos Anéis e a incrível criação da Terra Média, um dos universos mais brilhantes da literatura mundial. Compre os livros Tolkien aqui.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892 na África do Sul, mas cresceu no Reino Unido, lá falecendo em 2 de setembro de 1973.

Ao longo de seus 81 anos de vida, escreveu muitos livros, serviu ao Exército Britânico, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e atuou, ainda, como acadêmico, professor e filólogo. Sua função mais reconhecida, inegavelmente, é a de escritor.

Com pelo menos treze romances lançados em vida, Tolkien teve inúmeros outros publicados de forma póstuma e sendo lançados até os dias mais recentes — embora, infelizmente, nem todos estejam disponíveis em português.

A ordem mais indicada para quem quer começar a desfrutar a obra de Tolkien é seguindo o lançamento das publicações de O Hobbit e O Senhor do Anéis, com o acréscimo de alguns outros livros e contos importantes para se aprofundar nesse universo literário.

Conheça a nossa indicação de ordem de leitura de Tolkien:

Em que ordem ler Tolkien?

O Hobbit

Originalmente publicado em 1937, O Hobbit foi um livro muito aclamado pela crítica da época. Considerado como um infanto-juvenil de alta fantasia, a obra é ótima para servir de ponto de partida a quem quer conhecer os livros de Tolkien. Com cerca de 300 páginas, a depender da edição, a história aborda a jornada do hobbit Bilbo Bolseiro em busca do tesouro guardado pelo dragão Smaug.

Veja Também!  Ezra Miller | Todos os filmes já estrelados pelo ator

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

O primeiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis é dividido em duas partes: na primeira, é narrada a jornada do Condado até Valfenda, enquanto a segunda parte se inicia na criação da Sociedade já citada no título até o desfecho da narrativa. O personagem principal é Frodo Bolseiro, um hobbit que tem em mãos um perigoso anel.

O livro foi originalmente publicado em 1954 e, embora o filme tenha sido lançado primeiro, é recomendado ler O Hobbit antes de iniciar a jornada pelas páginas da trilogia.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

Ainda em 1954 Tolkien publicava, no Reino Unido, o segundo livro daquela que viria a se tornar a sua saga de maior sucesso. Sem dar spoilers, a história acompanha a continuidade da jornada dos hobbits e do anel.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O Retorno do Rei é o terceiro e último volume da trilogia e, portanto, apresenta o desfecho dessa jornada época. Sua publicação foi realizada em 1955 e acompanha os hobbits Frodo e Sam na reta final de sua história pela destruição do cobiçado anel.

Em que ordem ler Tolkien?

O Silmarillion

J.R.R. Tolkien faleceu em 1973, e diversos livros não-publicados foram lançados a público postumamente, como O Silmarillion. A obra é uma coletânea de mito-poesias ambientadas no universo de Eä, com narrativas que expandem nossos conhecimentos sobre as terras onde seus livros anteriores foram passados.

Veja Também!  Keir Gilchrist | 10 filmes com o astro de Atypical

A edição foi lançada por seu próprio filho, Christopher Tolkien, também escritor de fantasia, em 1977. Entretanto, cronologicamente falando, é anterior ao O Hobbit.

Em que ordem ler Tolkien?

Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média

Lançado em 1980, o livro conta uma história que sobreviveu às eras de Númeror antes de sua queda e explora temas como os Cinco Magos, os Palantíri ou a lenda de Amroth, dos apêndices de O Senhor dos Anéis.

Segundo sua sinopse brasileira, “Contos Inacabados destina-se àqueles que, ao contrário, ainda não exploraram suficientemente a Terra-média, suas línguas, suas lendas, sua política e seus reis. Christopher Tolkien editou e apresenta a coleção. Também redesenhou o mapa de O Senhor dos Anéis em escala maior e reproduziu o único mapa de Númenor.”

Os Filhos de Húrin

Publicado em 2007, volta no tempo para antes da era em que se ambienta O Senhor dos Anéis para contar a história de Mortoth, o primeiro Senhor do Escuro, e a maldição que joga contra Húrin e sua família após ser desafiado. Túrin e sua irmã Niënor serão testados ao longo de sua vida, incluindo uma batalha com Gaurung, um espírito em forma de dragão que é enviado para destruir a dupla.

Beren e Lúthien

De 2017, se aprofunda ainda mais no universo de O Senhor dos Anéis ao explorar uma história citada na obra e contada em O Silmarillion, sobre o romance proibido entre um homem mortal e uma princesa élfica.

Veja Também!  Hilary Duff | Relembre 10 filmes da era de ouro da atriz

“Ao lado de A Queda de Gondolin e Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien era considerado por Tolkien um dos Três Grandes Contos da Primeira Era. Cada um deles é apresentado, de forma resumida, em O Silmarillion, mas também foi desenvolvido por Christopher, cada qual, em um livro próprio.”, afirma a sinopse da obra.

A Queda de Gondolin

Portanto, não poderia ficar de fora o terceiro livro dos Três Grandes Contos da Primeira Era, conforme Christopher Tolkien afirma. Nessa obra, Tuor inicia sua jornada ruo a Gondolin, uma cidade secreta que é o refúgio do povo do Rei Turgon em meio aos ataques de Morgoth e seu exército.

A história havia começado a ser escrita em 1916 e foi finalizada na década passada pelo filho de Tolkien, que tem dedicado a vida a resgatar a obra de seu pai.

Esses são os principais livros para quem está começando a se aventurar pelo Universo Literário de Tolkien. Compre os livros Tolkien aqui.

O que achou do guia de leitura? Conta pra gente nos comentários!

Veja Também:

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.