Depois de recomendarmos documentários que deixam qualquer um com água na boca, chegou a hora da nossa nova lista de filmes sobre culinária e gastronomia, desta vez na ficção.

Com personagens chefs ou simplesmente amantes de uma boa comida, estes filmes são deliciosos, incrivelmente perfeitos para te dar aquela mãozinha na hora de abrir o apetite e ainda ensinar sobre as belezas e delicias da culinária mundial.

Confira nossa seleção de dez filmes pra lá de apetitosos e imperdíveis sobre culinária:

1. Chef (2014)

Sinopse: Depois de perder seu emprego como chef em um famoso restaurante de Los Angeles, Carl (Jon Favreau), para a surpresa de todos, compra um trailer e passa a fazer e vender comida pelas ruas. Cozinhando e conhecendo pessoas, ele redescobre o amor, o entusiasmo pela vida e como a gastronomia pode ser apaixonante.

2. Julie & Julia (2009)

Sinopse: A escritora Julie Powell (Amy Adms) estava beirando os trinta e era uma frustrada secretária temporária, ela resolveu cumprir uma missão: fazer todas as 524 receitas do livro Dominando a Arte da Culinária Francesa, de Julia Child (Meryl Streep), no período de um ano. Ela relatou todas as suas experiências em um blog e acabou fechando um acordo para escrever um livro.

3. Ratatouille (2007)

Sinopse: Paris. Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a ideia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

Veja Também!  Ficha Técnica | Indústria Americana (Original Netflix)

4. A Grande Noite (1996)

Sinopse: Anos 50. Dois irmãos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), emigram da Itália para os Estados Unidos. Eles pretendem abrir um restaurante italiano, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal (Ian Holm), propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.

5. Tomates Verdes Fritos (1991)

Sinopse: Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Srtain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no seu quarto. Em uma ocasião, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada, mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas, ela faz relatos que estão centrados em duas jovens, Idgie (Mary Stuart Masterson) e Ruth Jamison (Mary-Louise Parker), que provocam a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Mas elas fazem um tomate frito que é conhecido como uma iguaria por todos da região. Assim, cativam até os mais hostis, como também a senhora Evelyn Couch, que ouve a história e a partir de então resolve mudar algumas coisas em sua vida.

Veja Também!  Kocowa | 4 shows de variedades para ver em português

6. Românticos Anônimos (2010)

Sinopse: O que acontece quando um homem e uma mulher dividem uma paixão em comum? Eles se apaixonam. E é isso que acontece com Jean-René, o chefe de uma pequena fábrica de chocolate, e Angélique, uma fabricante de chocolate talentosa que ele acabou de contratar. O que ocorre quando um homem altamente emocional conhece uma mulher altamente emocional? Eles se apaixonam, e é isso que ocorre com Jean-René e Angélica que compartilham a mesma desvantagem. Mas serem patologicamente tímidos não tornar as coisas fáceis para eles. Então, se eles vão conseguir ficar juntos, unir suas solidões e viver felizes para sempre é uma questão de adivinhação.

7. Estômago (2007)

Sinopse: Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato (João Miguel) descobre um caminho à parte: ele cozinha. É nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa ao seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem mais do que ninguém, qual é a parte melhor.

8. Bom Apetite (2010)

Sinopse: Daniel, jovem e ambicioso chef espanhol, consegue o emprego de seus sonhos em um renomado restaurante em Zurique. Logo torna-se protegido do proprietário, Thomas, e faz amizade com Hugo, chef italiano, e com Hannah, sommelière alemã. Todos talentosos, os novos amigos formam um grupo unido. Um dia, Hannah dá um beijo em Daniel, o que é suficiente para que ele se apaixone completamente e questione seu relacionamento com a namorada. Mas ao descobrir que Hannah está grávida de Thomas, que é casado com outra mulher, entra numa espiral que o faz questionar sua vida e seus objetivos.

Veja Também!  Onde Assistir | Documentário Indústria Americana online

9. The Recipe (2010)

Sinopse: Quando um homem condenado à pena de morte deseja comer um ensopado de feijão antes de morrer, um repórter fica curioso. E descobre uma série de verdades surpreendentes. As últimas palavras de um assassino notório antes da execução são o pedido de comer o ensopado de pasta de soja que havia saboreado antes de sua prisão. Nos moldes do repórter que tenta desvendar o significado de “Rosebud” em “Cidadão Kane”, um produtor de documentários para a TV começa a traçar o segredo do tal ensopado. Por detrás do sabor cativante está a vida desafortunada e a estória de amor de uma mulher.

10. Comer Rezar Amar (2010)

Sinopse: Acreditando que a vida é algo mais do que ter um marido, uma casa e uma carreira, Liz Gilbert (Julia Roberts) descobre um novo apetite pela a vida nesta inspiradora história verdadeira, baseada num livro de enorme sucesso de vendas. Liz deixa Nova York decidida a passar um ano viajando pela Itália, Índia e Bali em busca da descoberta pessoal através da boa comida, da meditação e da esperança de encontrar o amor verdadeiro.

Ficou com fome? Qual destes filmes sobre culinária é o seu preferido? Deixe seu comentário!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.