Você com certeza já viu algum filme que foi baseado em um livro, afinal adaptações literárias é o que não falta nos cinemas. Essa é uma fórmula bastante comum para produzir filmes de sucesso, porque as histórias têm um grupo fiel de fãs antes mesmo de aparecerem nas telas. Mas o contrário também acontece, e filmes famosos já foram transformados para a versão impressa. Confira agora uma lista com 8 filmes que viraram livros:

1Donnie Darko

O filme

O clássico de ficção científica de 2001 foi protagonizado por Jake Gyllenhaal e dirigido por Richard Kelly. Donnie Darko não fez tanto sucesso em seu lançamento, mesmo com sua complexidade e grande elenco, mas algum tempo depois se tornou uma referência em seu gênero, atingindo o status de filme cult.

Sinopse: Donnie é um inteligente jovem de classe média, porém antissocial. Ele tem visões de um coelho monstruoso que o convence a fazer brincadeiras humilhantes com seus colegas. Numa dessas visões, o coelho anuncia o fim do mundo em um mês, e eventos terríveis começam a assombrá-lo.

O livro

O livro de Donnie Darko foi lançado em 2016 pela Darkside Books com 254 páginas, e apresenta o roteiro original do filme, além de incluir entrevistas com Richard Kelly e prefácio de Jake Gyllenhaal.

Sinopse: Donnie Darko, o livro, apresenta na íntegra o roteiro original. A primeira materialização da história, sua chance de conhecer a visão original dessa intrigante obra-prima. Kelly escreveu Donnie Darko muito antes de conseguir ordenar luzes, câmera, ação. E mesmo sem atores, figurinos e efeitos especiais, Donnie já estava lá, angustiado com o fim do mundo anunciado por um arauto vestido de coelho. Compre o livro aqui.

2O Exterminador do Futuro

O filme

O primeiro filme da franquia de ficção científica estreou em 1984, protagonizado por Arnold Schwarzenegger e com 108 minutos, e seus eventos se passam nos anos de 2029 e 1984.

Sinopse: Disfarçado de humano, o assassino conhecido como o Exterminador (Arnold Schwarzenegger) viaja de 2029 a 1984 para matar Sarah Connor (Linda Hamilton). Enviado para proteger Sarah está Kyle Reese (Michael Biehn), que divulga a chegada do Skynet, um sistema de inteligência artificial que detonará um holocausto nuclear. Sarah é o alvo porque a Skynet sabe que seu futuro filho comandará a luta contra eles. Com o implacável Exterminador os perseguindo, Sarah e Kyle tentam sobreviver. 

O livro

Baseado no roteiro de James Cameron, e escrito por Randall Frakes e Bill Wisher, O Exterminador do Futuro: Classic Edition foi lançado em 2015 no Brasil pela Darkside Books, com tradução de Dalton Caldas e contendo 320 páginas.

Sinopse:  O Exterminador do Futuro está chegando aos leitores brasileiros, 30 anos após o lançamento do filme que projetou as carreiras de James Cameron e de Arnold Schwaznegger. Em 2008, foi considerado pela Biblioteca do Congresso norte-americano uma obra de significância “cultural, história e estética” e selecionado para ser preservado no National Film Registry dos EUA. É possível que você já tenha perdido a conta de quantas vezes assistiu ao filme. Chegou a hora de se aprofundar na história. Deixe-se surpreender com O Exterminador do Futuro. Compre o livro aqui.

3A Forma da Água

O filme

O filme de fantasia sombria e drama foi dirigido e escrito por Guillermo del Toro, e se ambienta na Guerra Fria. O filme de 2017 alcançou a aclamação mundial, vencendo quatro categorias das 13 a que foi indicado no Oscar e dois Globos de Ouro.

Veja Também!  Resenha | Joy (Original Netflix)

Sinopse: Em meio aos grandes conflitos políticos as grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos, Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa no local. Para elaborar um arriscado plano de fuga ela recorre a um vizinho (Richard Jenkins) e à colega de trabalho Zelda (Octavia Spencer).

O livro

A versão impressa da história foi coescrita por del Toro e Daniel Kraus, dupla que já havia trabalhado em Caçadores de Trolls. O livro chegou ao Brasil em 2018 pela editora Intrínseca, com 352 páginas.

Sinopse: Richard Strickland é um oficial do governo dos Estados Unidos enviado à Amazônia para capturar um ser mítico e misterioso cujos poderes inimagináveis seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria. Para Elisa Esposito, uma das faxineiras do centro de pesquisas para o qual o deus Brânquia é levado, a criatura representa a esperança, a salvação para sua vida sem graça cercada de silêncio e invisibilidade. Richard e Elisa travam uma batalha tácita e perigosa. Enquanto para um o homem-peixe é só um objeto a ser dissecado, subjugado e exterminado, para a outra ele é um amigo, um companheiro que a escuta quando ninguém mais o faz, alguém cuja existência deve ser preservada. Compre o livro aqui.

4Interestelar

O filme

A ficção científica de 2014 foi dirigida por Christopher Nolan e o roteiro foi escrito por ele e seu irmão, Jonathan Nolan. Entre as 5 indicações ao Oscar que recebeu, ganhou por Melhores Efeitos Visuais, que foram criados pela empresa Double Negative. Interestelar foi o filme mais pirateado de 2015.

Sinopse: As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

O livro

Publicado em 2016 pela Gryphus Editora, Interestelar é escrito pelo próprio Christopher Nolan e totaliza 266 páginas.

Sinopse: Interestelar é a crônica de um grupo de exploradores que se aproveita de um recém-descoberto buraco de minhoca para ultrapassar os limites das viagens espaciais tripuladas e assim conquistar as grandes distâncias de uma jornada interestelar. Enquanto viajam, estão em risco o destino do planeta Terra e o futuro da raça humana.  O livro Interestelar consegue explicar com clareza a teoria do físico Kip Thorne, que inspirou esta incrível história de ficção científica. Um livro profundo e interessante, para aqueles que viram o filme e para os que se preocupam com o futuro da humanidade. Compre o livro aqui.

5O Labirinto do Fauno

O filme

O filme de 2006 é o segundo dirigido por Guillermo del Toro da lista. O clássico venceu 3 Oscars e 1 Globo de Ouro no ano seguinte, tendo recebido mais de 30 indicações por diferentes prêmios.

Sinopse: Em 1944, na Espanha, a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o Pan fauno, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

O livro

Veja Também!  Confira as melhores séries de Crime!

Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo.

Sinopse: No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta. Compre o livro aqui.

6Piratas do Caribe

O filme

O primeiro filme da franquia saiu em 2003 e conquistou uma legião de fãs que lotaram os cinemas até o lançamento do quinto, em 2017. A estreia do sexto filme da sequência está prevista para 2021.

Sinopse de Piratas do Caribe – A maldição do Pérola Negra: O pirata Jack Sparrow tem seu navio saqueado e roubado pelo capitão Barbossa e sua tripulação. Com o navio de Sparrow, Barbossa invade a cidade de Port Royal, levando consigo Elizabeth Swann, filha do governador. Para recuperar sua embarcação, Sparrow recebe a ajuda de Will Turner, um grande amigo de Elizabeth. Eles desbravam os mares em direção à misteriosa Ilha da Morte, tentando impedir que os piratas-esqueleto derramem o sangue de Elizabeth para desfazer a maldição que os assola.

O livro

Entre os vários livros originados da história dos piratas está Jack Sparrow, Prata, de Rob Kidd. O livro juvenil de 120 páginas faz parte da Coleção Piratas do Caribe / Série Disney Jack Sparrow da editora Melhoramentos e foi publicado em 2008.

Sinopse: A imediato de Jack, Arabella Smith, acaba de fazer uma descoberta espantosa. Sua mãe, que ela julgava morta havia muito tempo, está viva e bem, e ganha a vida como pirata! Laura Smith é a capitã do poderoso Fleur de la Mort. E conta com marujos muito experientes e perigosos viajando com ela, incluindo o temido bucaneiro Louis Pé-Esquerdo. Quando Jack e seus tripulantes são levados à força a bordo do terrível Fleur, eles aprendem que pode ser muito difícil escapar dessa situação. Compre os livros aqui.

7Star Wars

O filme

Star Wars revolucionou o cinema e a forma de se fazer filmes. Surge aqui o conceito de blockbuster (filme arrasa-quarteirão) com grandes bilheteiras e orçamentos. O público jovem era o novo alvo da indústria. Iniciou-se a era do ”cinema comercial”, voltado a série de sucessos que geram produtos derivados.

Sinopse de Stars Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança: A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.

O livro

Inúmeros livros derivados da saga foram publicados ao longo dos anos, muitos canonizados. Entre eles, selecionamos Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, faz parte de uma cronologia escrita por Ryder Windham. Esse e os demais livros são baseados na história e nos filmes de George Lucas. Ele é uma adaptação do filme de mesmo nome e foi publicado pela primeira vez em 2004 pela Scholastic.

Veja Também!  Resenha | Um Trapaceiro do Bem (Original Netflix)

Sinopse: Há muito tempo em uma galáxia muito, muito distante… Um jovem Jedi é descoberto. Uma rebelião cresce. Uma arma mortal libera seu poder. Um mestre confronta seu velho aprendiz. A jornada começa um novo capítulo. Compre os livros aqui.

8Star Trek

O filme

O universo de ficção científica criado por Gene Roddenberry conta com mais de 10 longas e séries de televisão. As histórias mostram aventuras de humanos e alienígenas, às vezes representando alegorias para conflitos da época. Um dos filmes de maior impacto foi o reboot da série, Star Trek, lançado em 2009, abrindo uma fase de novo elenco e novas tecnologias cinematográficas para a franquia. A direção é de J. J. Ambrams e é protagonizado por Chris Pine.

Sinopse: O filme segue James T. Kirk e a tripulação da USS Enterprise enquanto combatem Nero, um romulano do futuro que viajou no tempo com o objetivo de destruir a Federação dos Planetas Unidos.

O livro

Entre os livros derivados da franquia Star Trek, destacamos a série de Kirsten Beyer, bestseller de ficção científica mais conhecida pelas obras baseadas em Star Trek: Voyager. A série contará com 10 volumes, o último previsto para sair esse ano. Em janeiro de 2016, pela editora Simo & Schuster, foi publicado o oitavo volume, A Pocket Full of Lies, com 401 páginas.

Sinopse: A Frota Full Circle retomou suas explorações sem precedentes no Quadrante Delta e no antigo espaço Borg. Comandante Liam O’Donnell dos EUA Demeter faz um primeiro contato promissor com o Nihydron – alienígenas humanóides que são colecionadores da história. Eles raramente interagem com as espécies que estudam, mas criaram um banco de dados maciço de numerosas raças, planetas habitados e a atual paisagem geopolítica de uma grande faixa do quadrante. Quando uma troca de dados é proposta por meio de uma reunião formal, os representantes da Nihydron ficam visivelmente abalados quando o almirante Kathryn Janeway os cumprimenta. Por quase um século, duas espécies locais – os Rilnar e os Zahl – lutaram pelo controle do planeta Sormana nas proximidades, com ambos os lados reivindicando-o como seu planeta natal ancestral. A parte chocante é que, nos últimos anos, os Rilnar vêm ganhando terreno constantemente, graças às táticas de seu atual comandante: uma mulher humana, que parece não ser outra senão a própria Kathryn Janeway. Compre os livros aqui.

E aí? Você já conhecia os livros desse filmes famosos? Conte pra nós!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.