A representatividade nos cinemas é muito importante. Mulheres, negros e LGBTQ+ estão cada vez mais incluídos em tramas cinematográficas, o que é ótimo, mas a mesma evolução tem sido um pouco mais lenta para as pessoas com deficiências físicas, que ainda são esquecidas na maioria das produções.

Para nos lembrarmos da importância de contar suas histórias, separamos oito filmes super tocantes sobre deficiências ou protagonizado por pessoas com deficiências físicas.

Confira a seleção:

8. Intocáveis

Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

7. Como Eu Era Antes de Você

Sinopse: Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

Veja Também!  Homem-Aranha: Longe de Casa | Maior bilheteria do herói?

6. A Teoria de Tudo

Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

5. Pies en la Tierra

Sinopse: Aos 33 anos, Juan vive sozinho com sua mãe, Francisca, em uma ilha no Delta. Durante dez anos, Juan esteve em uma cadeira de rodas e todos ao seu redor são super protetores, algo que o incomoda. Ele vende peixe em uma rota provincial, mas devido à sua incapacidade ele não sai das ilhas. No mesmo dia em que Francisca morre, Juan recebe uma carta de seu primo convidando-o à comunhão de sua filha em Villa Luna, do outro lado da província. Pouco depois, pensativo, Juan é levado por um impulso e sai, de cadeira de rodas, em direção a Villa Luna. É a primeira vez desde muito tempo em que está na estrada.

Veja Também!  Mark Siwat | Conheça os 4 principais trabalhos do ator

4. Louca Obsessão

Sinopse: O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e Sheldon se vê à mercê das loucuras da admiradora.

3. Avatar

Sinopse: ‘Avatar’ nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar a civilização. No futuro, Jake é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanoide Na’vi, com sua própria língua e cultura, o que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme O Monstro do Monstro de Frankenstein online

2. Sempre Amigos

Sinopse: Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta.

1. Amigos para Sempre

Sinopse: Philip (Bryan Cranston) é um homem rico que fica tetraplégico, após sofrer um acidente. A situação o deixa desgostoso com a vida, já que está sempre rodeado de enfermeiros e pessoas para ajudá-lo. Até que um dia, durante a seleção de um assistente, ele simpatiza com Dell (Kevin Hart), um jovem com registro criminal que não tem a menor experiência na função. Philip decide contratá-lo e, ao seu lado, reencontra o prazer pela vida.

Qual destes filmes sobre pessoas com deficiências físicas é o seu preferido? Deixe seu comentário!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.