Dia das Crianças, Natal, aniversário… todas essas datas deixam as pessoas com uma pulga atrás da orelha sobre como presentear as crianças, então temos uma dica infalível: LIVROS!

Muitas crianças dizem não gostar de ler quando, na verdade, elas sequer tentaram ou até o fizeram, mas foram apresentadas a livros errados, que não condizem com a sua idade.

Pensando nisso, nós do Entreter-se separamos alguns livros divertidos e próprios para crianças, a fim de convertê-los em pequenos leitores que cada vez mais aproveitarão dos prazeres da literatura.

Confira essas dicas de livros para crianças:

Dia das Crianças | Dicas de livros para pequenos leitores

Quem Soltou o Pum?

Escrito por: Blandina Franco

Onde comprar: Amazon 

A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum! Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.

O Lobo que Caiu do Livro

Escrito por: Thierry Robberecht

Onde comprar: Amazon

É assim que um lobo, caído de seu livro, se vê perdido no meio do quarto. Rapidamente, ele se enfia em um livro qualquer para escapar do malvado gato! Mas que história!

Sulwe

Escrito por: Lupita Nyong’o

Onde comprar: Amazon

SULWE TEM A PELE DA COR DA MEIA-NOITE. Ela é mais escura que todos de sua família. Ela é mais escura que todos de sua escola. A Sulwe só queria ser bonita e cheia de luz como sua mãe e sua irmã. Quando ela menos esperava, uma jornada mágica no céu da noite abriu seus olhos e fez com que tudo mudasse.

Vovó Veio do Japão

Escrito por: Janaina Tokitaka

Onde comprar: Amazon

Quatro vovós imigrantes carinhosas ― e cozinheiras de mão cheia! ― estão prontas para participar de todas as brincadeiras das netas e ensiná-las sobre a cultura japonesa de um jeito muito divertido e delicioso. Nessas pequenas aventuras repletas de carinho, quatro meninas se divertem com suas avós, que nasceram no Japão e sabem muito bem como agradar suas netas: com brincadeiras, histórias e deliciosos quitutes. Em cada uma das narrativas, você vai conhecer um pouquinho da cultura desse país que parece tão distante, além de aprender receitas japonesas com um toque brasileiro. No fim, você vai sentir que o outro lado do mundo está muito mais perto do que imaginava. Afinal, quem nunca brincou de origami ou se divertiu comendo com palitinhos?

Veja Também!  Sherlock Holmes | 15 filmes e séries inspirados nos livros

Dia das Crianças | Dicas de livros para pequenos leitores

Somos Todos Extraordinários

Escrito por: R.J. Palácio

Onde comprar: Amazon

Extraordinário é um romance apaixonante e inspirador, que já tocou a vida de quase meio milhão de leitores só no Brasil. Publicada pela primeira vez em 2013, a história que acompanha o carismático Auggie Pullman, um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez, ganha agora uma edição dedicada às crianças, cuidadosamente pensada e elaborada com a intenção de levar a elas a forte mensagem de inclusão e gentileza que a autora R J Palácio imprimiu à sua obra. Resgatando elementos da história original e inserindo os personagens em um mundo ilustrado que representa a imaginação do menino, Somos todos extraordinários vai deliciar todos os que já se emocionaram e os que ainda vão se emocionar com essa incrível história de superação, amizade e, acima de tudo, amor.

Dia das Crianças | Dicas de livros para pequenos leitores

Malala, a menina que queria ir para a escola

Escrito por: Adriana Carranca

Onde comprar: Amazon

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas. Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

Veja Também!  Sherlock Holmes | 15 filmes e séries inspirados nos livros

A Cor de Coraline

Escrito por: Alexandre Rampazo

Onde comprar: Amazon

Coraline ouviu de Pedrinho a pergunta que achou difícil: me empresta o lápis cor de pele? Aí começou a aventura da menina que fica indagando qual seria a cor da pele. Ela olhou todas as cores de sua caixa de lápis. Pequena, tinha apenas doze. Coraline repassou todas as cores e descobriu maravilhada que cada cor de pele é bonita, cada cor tem uma razão, cada cor significa uma pessoa, um jeito de ser. De cor em cor, ela percebeu que não importa o tom de pele, todos são iguais. E então também soube que linda é a cor de sua pele. Assim, Alexandre Rampazo mostrou a diversidade e a unidade deste mundo. As cores não servem para diferenciar, mas para tornar tudo mais belo. Imagine a monotonia de um mundo cheio de gente de uma cor só? A beleza é a multiplicidade. Daria para Rampazo fazer meninos e meninas com todas as cores do mundo?

Dando Nó na Língua

Escrito por: Mirna Pinsky

Onde comprar: Amazon

No processo de alfabetização são essenciais atividades que conduzam a atenção das crianças para os sons das palavras, já que o sistema alfabético representa os sons da fala e não seus significados. É a consciência dos sons das sílabas que progressivamente leva a criança a identificar, nelas, os fonemas para no estágio seguinte associá-los às letras. Dando nó na língua incentiva de forma excepcional essa atenção aos sons, mantendo alto nível de literariedade, ao contrário de textos que, ao procurarem a associação entre foco nos sons das palavras e o prazer do texto literário, incorrem em experiências artificiais que submetem o literário ao fonológico.

Veja Também!  Sherlock Holmes | 15 filmes e séries inspirados nos livros

Amor de Cabelo

Escrito por: Matthew A. Cherry

Onde comprar: Amazon

O livro inspirado no filme vencedor do Oscar de melhor curta metragem de animação. O cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo! Mas um dia superespecial pede um penteado mais especial ainda.A mãe de Zuri está voltando para casa depois de um tratamento médico. E, embora ainda tenha muito o que aprender quando se trata de cabelo, o pai da menina é o responsável por ajudá-la a montar o penteado perfeito para receber a mãe. Ele fará qualquer coisa para deixar a filha feliz, até mesmo aprender a diferença entre trança nagô e trança twist. Comovente e empoderador, Amor de cabelo enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente.

Dia das Crianças | Dicas de livros para pequenos leitores

Alice no País das Maravilhas (Baby Edition)

Escrito por: Lewis Carroll

Onde comprar: Amazon

Uma menina, um coelho e uma história capazes de fazer qualquer um de nós voltar a sonhar. Alice é despertada de um leve sono ao pé de uma árvore por um coelho peculiar. Uma criatura alva e falante com roupas engraçadas, que consulta seu relógio e reclama do próprio atraso. Curiosa como toda criança, Alice segue o animal até cair em um buraco sem fim que mudou para sempre a literatura infantil. Mais de 150 anos depois, Alice no País das Maravilhas continua repleto de ensinamentos para aqueles que ousaram seguir o Coelho Branco até sua toca.

Quais outros livros você indicaria para crianças? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.