O Impossível (The Impossible) é um popular filme de 2012 dirigido por Juan Antonio Bayona e com roteiro de Sergio G. Sánchez, com base em uma história real.

Confira o trailer logo abaixo:

Sobre o Enredo

O filme é baseado no chamado “sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004”, um terremoto/sismo submarino que aconteceu em 26 de dezembro de 2004 com epicentro na Indonésia, atingindo ainda Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros países da região, deixando muita destruição, sofrimento e morte por onde passou.

Na trama, uma família de férias na Tailândia se vê separada após um tsunami. A mãe e o filho mais velho lutam pela sobrevivência enquanto acreditam que o pai e os dois menores estão mortos. A esperança, o amor pelo próximo (ou a falta dele), o medo e os privilégios são temas constantemente apresentados em cena, em maior ou menor escala.

María Belón Alvárez, que inspirou a protagonista do filme, esteve presente em toda a escrita do roteiro e gravações do longa para garantir que sua história e a de sua família fosse contada da forma mais verdadeira possível, fazendo do filme um grande longa semi-biográfico.

Veja Também!  A Voz Suprema do Blues | Último filme de Chadwick Boseman tem trailer divulgado

Personagens e Elenco

A história acompanha a família Bennett que, apesar do sobrenome diferente, é uma retratação bastante real da família Belón, que sobreviveu ao acidente. Naomi Watts foi escolhida pela própria María Belón para interpreta-la no filme, afirmando que ela era sua atriz preferida dede quando assistiu ao drama policial 21 Gramas (2003).

O Impossível (2012)

Guiada pela própria María, que a acompanhou durante os preparos para compartilhar suas próprias experiências de dor e sofrimento, performance Watts foi tão emocionante e verdadeira que rendeu à atriz diversas indicações importantes, incluindo um Oscar, um Globo de Ouro e um SAGA, embora não tenha vencido nenhum deles.

Tom Holland e Ewan McGregor também foram grandemente elogiados por suas atuações em O Impossível, trazendo uma perfeita carga dramática para a cena. É possível notar até mesmo algumas semelhanças físicas entre o elenco, fazendo-os parecer uma verdadeira família.

Veja Também!  Raya e O Último Dragão | Assista ao trailer dublado da animação!

O Impossível (2012)

Direção e Fotografia

A direção de Juan Antonio Bayona é impecável para trazer todo o drama de uma catástrofe natural. Bastante explícito, cria algumas cenas de agorafobia em meio a vastidão da água trazida pelas ondas.

No início de O Impossível, antes da catástrofe acontecer, as belezas do povoado turístico são muito aproveitados por uma bela fotografia que enfatiza toda a sensação onírica do ambiente, belíssimo, quase um conto de fadas de tão lindo, o que conspira para um contraste ainda maior com a destruição presente nas cenas seguintes.

Cenografia e Figurinos

Os eventos reais aconteceram no povoado de Khao Lak e praias tailandesas foram utilizadas durante as filmagens, trazendo certo realismo, embora os estúdios de Ciudade de La Luz, na Espanha, tenham concentrado as principais cenas do filme. Na época, Tom Holland tinha apenas 14 anos, mas descreveu que os cenários eram assustadores, fazendo-o imaginar como foi brutal o tsunami.

Veja Também!  Segundo Chris Hemsworth, filmagens de novo filme do Thor começam em janeiro

Mais do que os figurinos rasgados e sujos, ferimentos graves também foram recriados e mostrados de forma explícita para informar ao espectador a gravidade de tudo o que está sendo mostrado em cena, porém não ficam a mostra o tempo todo — evitando não só incômodos visuais em quem assiste, como cuidados com uma maquiagem complexa que seria exigida para tal.

Tom Holland | 10 filmes incríveis com o novo Homem-Aranha

O Impossível é constantemente reprisado na televisão aberta brasileira, mas também pode ser assistido (dublado ou legendado) pela Netflix.

Já viu esse grande filme? Conta pra gente nos comentários o que achou!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.