Lançado em 2002, O Reino dos Gatos (猫の恩返し, Neko no Ongaeshi) é mais uma animação do Studio Ghibli. A obra de aventura e fantasia conta com a direção de Hiroyuki Morita e roteiro de Reiko Yoshida.

Confira o trailer de O Reino dos Gatos logo abaixo:

Enredo

A história é inspirada no mangá Baron, Neko no Danshaku, de Aoi Hiiragi, a mesma mangaká por trás de Sussurros do Coração (1995). Trata-se de um spin-off de sua obra anterior, no qual expande a história escrita por uma das personagens.

Na trama, Haru sempre chega atrasada para a aula. Na volta de um dia escolar, salva um gato do atropelamento — surpreendendo-se ao descobrir que ele fala. Na mesma noite ela recebe a inusitada visita do Rei dos Gatos, que a convida a conhecer seu reino. Entretanto, a proposta pode ser mais perigosa do que aparenta e precisará de muita força e ajuda para voltar para casa.

Como grande parte dos filmes da Ghibli, traz uma ótima mistura de aventura e fantasia, mas o uso extrapolado do Deus Ex Machina (resoluções improváveis/mirabolantes de problemas) como tentativa de alívio cômico acaba, na verdade, tirando um pouco da graça da trama.

Há ainda alguns momentos impróprios, como interações semi-românticas entre a personagem humana e um gato em questão (sem spoilers!) que chega a beirar o bizarro. Até para obras de fantasia precisamos deixar os limites claros, e O Reino dos Gatos brinca com o perigo.

Personagens e Dublagem

A personagem principal, Haru, tem um desenvolvimento bastante adorável e digno das produções do estúdio, que sempre acompanham mulheres jovens e inicialmente ingênuas, mas que passam por provações que as colocam no centro do amadurecimento, com metáforas para a vida cotidiana.

Sua dubladora original é Chizuru Ikewaki, atriz conhecida por diversos filmes de sucesso no país. A dublagem em inglês traz a grande Anne Hathaway em sua voz, enquanto há uma versão brasileira por Adriana Torres, mas que não se encontra na Netflix.

Quem já viu Sussurros do Coração (1995) deve se lembrar de Baron, que retorna para essa nova aventura com todo o seu já típico ar misterioso e faz uma ponte entre as duas obras. O Rei dos Gatos, vilão da trama, cai em uma representação caricata, quase como um alívio cômico, mas pouco convincente.

Outros gatos também aparecem em cena, com papéis de apoio que tornam-se extremamente essenciais para o desempenho da protagonista ao longo do filme, como um gato gordo e uma gatinha branca. Entretanto, não pense que são figuras superficiais: mesmo os secundários apresentam uma história de plano de fundo, provando-se como personagens redondos.

Direção e Técnicas de Animação

A direção é de Hiroyuki Morita, que já havia desenvolvido trabalhos menores dentro do estúdio como, por exemplo, ao animar A Família Yamada (1999).A ideia para esse filme surgiu em 1999, chamada de “Projeto do Gato”, que visava dar uma continuidade indireta a Baron e Muta, que fizeram grande sucesso em Sussurros do Coração.

O mangá foi criado por Hiiragi exclusivamente para servir de base a um curta solicitado ao Studio Ghibli por um parque temático. O projeto foi posteriormente cancelado, mas a Ghibli deu a volta por cima para transformar a narrativa em um longa metragem, com 525 páginas de storyboard que deram vida a este filme de visuais incríveis.

Michael Booth, do The Denver Post, disse em uma crítica da época que Morita tem um senso mais realista do mundo que Miyazaki, e mesmo sendo uma obra também fantástica, em um mundo com gatos falantes e aristocratas, são claras as críticas sociais da obra.

Entretanto, sua representação ainda é bastante fantasiosa ao introduzir tão belo paisagismo e arquitetura com elementos comuns ao cotidiano dos gatos, como peixes e plantas “rabo-de-gato”, dando uma cara mais felina a estruturas que, até então, seriam facilmente humanas, nessa conversa que o filme faz entre o real e o imaginário.

Com toda a certeza vale a pena conferir mais essa obra de arte do Studio Ghibli.

Ainda não viu? Então aproveita que assistir a esse filme está ainda mais fácil: O Reino dos Gatos está disponível na Netflix.


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.