Após ter seu cancelamento decretado pela Netflix, One Day at a Time foi, para nossa sorte, salvo pelo canal PopTV e sua tão aguardada quarta temporada estreou no dia 24/03.

One Day at a Time é baseada em outra sitcom de mesmo nome, que foi feita de 1975 a 1984. Mostra o dia a dia de uma família com raízes cubanas que vive nos Estados Unidos. Acompanhamos Penélope (Justina Machado), uma ex-militar, sua mãe, Lydia (Rita Moreno), e os filhos, Elena (Isabella Gomez) e Alex (Marcel Ruiz). Eles passam por muitas coisas, ao lado do dono prédio e amigo da família, Schneider (Todd Grinnell), e do chefe de Penélope, Dr. Berkowitz (Stephen Tobolowsky).

Infelizmente, o canal PopTV não está disponível no Brasil, mas para quem pretende procurar e continuar acompanhando a série e quer relembrar os acontecimentos anteriores, este resumo te contará os momentos mais importantes da primeira temporada. O resumo da segunda temporada está aqui.

A discussão sobre a Quinceañera

Elena está prestes a fazer 15 anos e claro que a família Álvarez não deixaria passar em branco: ela tem que ter uma Quinceañera (ou Quinces, como eles costumam dizer). A menina não quer fazer porque acha que é uma festa misógina, e a avó insiste que ela tem que manter as tradições cubanas, independente do que acredita. Penélope sugere um debate contra Elena, argumentando contra e a favor da Quinceañera. Penélope a engana e ganha o debate, mas Elena não dá o braço a torcer e insiste em não realizar a festa. A adolescente sai reclamando e esbravejando palavras em Espanhol, e todos, principalmente Lydia, se surpreendem com o fato dela saber o idioma (já que sempre a zoaram por ser a única em casa que não sabia).

Alex precisa de sapatos novos

Desobedecendo Penélope, Alex encomenda 5 paredes de tênis para a escola, ao contrário do único par que ela o havia autorizado a comprar. O menino diz que vai usá-los apenas uma vez e vai devolvê-los. A desculpa não funciona e Penélope ordena que ele use os tênis velhos da Elena. No fim, ela compra um par novo para ele.

Machismo

Penélope tem uma reunião no trabalho e discute com o colega machista. Ele quase não a deixa falar, rouba suas ideias e pratica mainsplanning.  Para piorar Penélope ainda descobre que ganha menos que ele. Isso tudo é motivo suficiente para que ela se demita. Berkowitz vai atrás dela, se desculpa e lhe propõe um aumento. Ela aceita e volta a trabalhar com ele.

Religião

Penélope e Lydia discutem sobre religião e sobre ir ou não à igreja e a influência disso na vida da família, principalmente de Elena e Alex. Lydia some de casa e tudo se torna um caos. Penélope vai atrás dela na Igreja, elas conversam e Lydia volta para casa.

O problema dos antidepressivos

Penélope e Lydia discutem sobre os antidepressivos e Lydia não aceita que ela os tome. Ela diz que a filha precisa de marido, não remédios. Penélope chora e confessa que sente falta de Victor.

O encontro de Penélope

Penélope quer ir a um encontro, mas não leva muito jeito para isso. Schneider, então, a ajuda e mostra a ela como usar um aplicativo de relacionamentos. Mas ela não se sente muito bem: acha que sua idade para namorar está chegando ao fim e se sente muito insegura, principalmente em relação a sua aparência. Quando ela consegue um encontro, percebe que não era o que realmente queria e vai embora, antes mesmo da pessoa chegar.

O “Projeto de Imigração”

É aniversário de Berkowitz e Penélope planeja uma surpresa no consultório. As coisas dão errado e ela o convida para um jantar de comemoração em sua casa. Schneider confessa ter migrado do Canadá para os EUA ilegalmente e se inicia uma discussão sobre imigrantes ilegais. Elena conta a Penélope que os pais de sua amiga Carmen foram deportados para o México e por isso ela estava dormindo em sua casa e que o “Projeto de Imigração” que elas criaram era sobre a própria Carmen. Ela, então, vai morar no Texas, com o irmão.

O problema do carro

O carro de Penélope quebra quando está levando os filhos para a escola. Ela precisa comprar um carro novo e pede para Schneider acompanhá-la e fingir ser seu marido, porque se sente insegura e pensa o vendedor vai tentar enganá-la. O plano da errado, mas ela consegue comprar o carro que queria e ainda faz uma nova amiga: Riley.

Elena é lésbica?

Penélope precisa marcar uma consulta para o seu ombro, mas a demora para conseguir a deixa muito nervosa. Lydia insiste para que ela escolha o seu acompanhante para a Quinces. Todos estão indo à feira de rua e Schneider reúne sua banda de faculdade para tocar no evento. Alex, escondido no quarto de Lydia, escuta Elena dizer que não quer escolher um garoto como acompanhante porque acha que gosta de meninas.

Mentiras

Penélope diz que vai a um encontro, mas na verdade vai, pela primeira vez, à terapia de veteranas. Ela não quer contar à família para que sua mãe não descubra, porque não concordaria. Lydia diz a todos que vai à igreja, mas vai à ópera com Berkowitz e não quer que ninguém saiba. Elena convida Josh Flores para ser seu acompanhante na Quinces e, para sua tristeza, ele aceita. Ela o chama para sua casa e eles se beijam. Penélope descobre que Lydia teve um derrame há 15 anos e nunca contou.

Viva Cuba!

Schneider aparece com uma camisa do Che Guevara e os Álvarez ficam furiosos. Explicam a ele quem foi e ele se arrepende. Elena ganha uma vaga em um programa literário, mas não quer aceitar porque entrou como cotista, por ser cubana. Alex faz um trabalho de escola sobre Cuba e filma todos da família. Lydia conta como fugiu para os EUA através do programa “Pedro Pan”. Todos descobrem que ela, na época, precisou deixar sua irmã mais velha (que a filha e os netos não sabiam da existência), pois ela era maior de idade e não podia ir. Elena ouve a história e aceita a vaga no “Vozes do Amanhã”.

Elena revela ser lésbica

Elena assiste vídeos adultos no notebook do Alex, Penélope acha que foi ele e conversa com o filho sobre sexo. Elena está assistindo um filme na casa de Josh e Penélope pensa que ela está em uma festa, graças a um mal entendido causado por Alex. Penélope conversa com a filha e ela revela ser lésbica.

O dilema de Penélope

Penélope tenta, mas não está conseguindo aceitar a orientação sexual de Elena. Schneider se oferece para levar Alex ao jogo de beisebol em outra cidade e, mesmo muito relutante, Penélope aceita. Alex e o amigo brincam com carrinhos de limpeza, no hotel, e Schneider o leva de volta para casa. Penélope conhece um homem, em um bar, que lhe dá conselhos sobre Elena.

Victor está de volta

Quando Penélope está saindo com alguém, Victor volta ao país para a festa de Elena e Lydia insiste que a filha reata o casamento. Penélope e Victor se beijam e ela termina com o homem com quem estava saindo. Elena vive o dilema de contar ao pai sobre sua orientação sexual. Quando Penélope cogita reatar com Victor, descobre que ele voltou a beber e eles brigam. Ela e Lydia o expulsam de casa.

A Quinceañera

No dia de sua Quinces, Elena conta ao seu pai que é lésbica. A princípio, ele acha que é brincadeira, mas, ao cair a ficha, ele não aceita, acha que a filha está confusa e decide ir embora. Penélope conversa com ele e o convence a comparecer à festa. Ele vai, mas sai no meio da Quinces, antes de Elena dançar com ele. Então, Penélope, Alex, Lydia, Schneider e Berkowitz a abraçam e dançam com ela.

 

E você? O que acha de One Day at a Time? Vai acompanhar a quarta temporada? Deixe seu comentário!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.