Após ter seu cancelamento decretado pela Netflix, One Day at a Time foi, para nossa sorte, salvo pelo canal PopTV e sua tão aguardada quarta temporada estreou no dia 24/03.

One Day at a Time é baseada em outra sitcom de mesmo nome, que foi feita de 1975 a 1984. Mostra o dia a dia de uma família com raízes cubanas que vive nos Estados Unidos. Acompanhamos Penélope (Justina Machado), uma ex-militar, sua mãe, Lydia (Rita Moreno), e os filhos, Elena (Isabella Gomez) e Alex (Marcel Ruiz). Eles passam por muitas coisas, ao lado do dono prédio e amigo da família, Schneider (Todd Grinnell), e do chefe de Penélope, Dr. Berkowitz (Stephen Tobolowsky).

Infelizmente, o canal PopTV não está disponível no Brasil, mas para quem pretende procurar e continuar acompanhando a série e quer relembrar os acontecimentos anteriores, este resumo te contará os momentos mais importantes da segunda temporada. Os resumos das outras temporadas estão aqui: .

 

A Briga da “Mantilla”

Alguém da família Álvarez morreu, mas ninguém consegue se lembrar quem é, apenas Schneider. Lydia ainda guarda mágoa de sua irmã mais nova, porque diz que ela roubou sua mantilha. Essa briga prejudicou o relacionamento de Penélope com sua prima, na época, e fez com que elas também deixassem de se falar. Penélope chantageia Lydia e diz que vai contar a toda a família sobre seu derrame, caso ela não acabe com essa briga infantil. Todos vão ao funeral da tia Ophelia. Elena fica se perguntando se a tia Pilar é lésbica e Lydia afirma que não, sendo que todos eles foram ao casamento dela com a esposa. Elena tenta, de todas as formas, fazer com que Pilar diga a ela que é gay.

Lydia coloca a mantilha dentro do caixão de Ophelia, então Mirtha vê o objeto e pensa que a falecida o tinha roubado esse tempo todo. As irmãs fazem as pazes e, finalmente, Penélope e a prima voltam a ser amigas e recuperam o tempo perdido. Lydia pega a mantilla de volta. Após o velório, os parentes vão à casa dos Álvarez e Lydia fica irritada com Mirtha por achar que ela está tentando roubar a atenção de todos. Elena, enfim, confirma que Pilar é lésbica. Penélope e a prima brigam por causa da mantilla e depois descobrem que aquela não é a verdadeira. Lydia e Mirtha voltam a discutir. No fim, Pilar conta que o objeto está com ela e que o usou no seu casamento. Quando tudo parecia bem e elas estavam se entendendo, Penélope descobre que a prima apoia o Trump.

Assédio

Penélope vê Elena e Syd sentadas no sofá e fala para elas darem uma volta, porque só ficam dentro de casa. As três discutem como Elena pode se referir a Syd, e Schneider aparece, dando diversas ideias de apelidos. Syd deixa escapar que Alex tem uma rede social “secreta”, que Penélope não fazia ideia da existência. Ela comenta sobre isso, no trabalho, e descobre que até Scott sabia sobre a tal conta. Ao ver o tipo de fotos que o filho posta, fica muito irritada. A maioria, em casa, acha seus conteúdos desrespeitosos, principalmente com sua namorada.

Há, no episódio, uma discussão muito interessante e importante sobre assédio. Apenas Lydia não se incomoda muito com o assunto, pois diz que era bem diferente em sua época. Elena e Syd fazem uma demonstração importante, mas muito engraçada, de consentimento. Alex e Elena discutem e ela conta que as duas foram seguidas por homens, na rua, que começaram a pedir para elas se beijarem. Penélope também conta um caso: um mentor, no exército, que começou a protege-la, com segundas intenções, e, depois, a assediou. Alex percebe os erros e se desculpa. Elena e Syd, finalmente, encontram um apelido, com a ajuda de Schneider.

O Leilão da Escola

Por orientações médicas, Lydia não pode dançar e precisa usar uma bengala, mas ela se recusa a fazer qualquer uma dessas coisas. Enquanto Penélope e Mateo ajudam na preparação de um leilão da escola dos filhos, Schneider e Elena fazem pequenas mudanças na casa, para ajudar Lydia, mas ela não gosta nem um pouco. Alex e Schneider insistem que Penélope gosta de Mateo, mas ela diz que ele não é seu tipo e que só o vê como amigo. Elena joga fora os sapatos de dança que a avó usaria no leilão e ela fica irritada. Mas, no dia, Lydia a engana e usa sapatos reservas.

Na escola, Penélope começa a enxergar Mateo com outros olhos. Schneider conhece Avery e eles percebem que são muito parecidos. Elena descobre que Lydia a enganou e esta torce o tornozelo, ao dançar. Avery e Nikki disputam quem dá o lance maior, no leilão, para ficar com Schneider. Nikki ganha, mas Schneider não aceita ir com ela e começa a sair com Avery. Penélope chama Mateo para sair e ele recusa porque são amigos. Em casa, Elena e Lydia conversam e esta concorda em usar um salto um pouco mais baixo. Ela faz uma lista de desejos, com diversas coisas para fazer antes de morrer. Mateo vai à casa de Penélope e a chama para sair.

Viagem em Família

Alex reclama que eles nunca viajaram em família. Lydia sugere que todos vão a Seattle visitar Tito, seu outro filho, mas Penélope diz que ele pode visitá-los quando quiser e reclama que ele não foi ver a mãe no hospital. Lydia diz que Tito poderia dar uma viagem à família, mas Penélope insiste em levar todos. Na estrada, eles enfrentam um grande engarrafamento. Na casa dos Alvarez, Schneider e Berkowitz discutem para ver quem vai regar a planta de Lydia. Penélope faz vários “truques” e consegue muitos descontos para hospedar a família em um ótimo hotel. Tito aparece no hotel e leva todos da família para jantar. Penélope e Lydia descobrem que ele estava perto da cidade quando ela teve o derrame. Elena e Alex, finalmente, param de discutir e se entendem. Tito se desculpa por não ter ficado com Lydia no hospital e diz que será mais presente.

A Maconha

Berkowitz oferece entradas para a ópera e Elena aceita. Alex quer ir a um festival de música, mas Penélope não deixa. Com muita insistência, ela libera, mas ainda se sente preocupada e vai à casa de Schneider para conversar sobre isso. Os dois vão ao festival para vigiar Alex e o flagram fumando maconha. Ao chegar em casa, Penélope conversa com o filho e ele diz que não vai mais fazer isso. Lydia, Berkowitz, Elena e Syd vão à ópera. Lydia se engasga e toma uma pastilha de Leslie. O que ela não sabia é que as pastilhas eram de maconha medicinal. Penélope conversa sobre Alex na terapia e recebe conselhos das amigas. Ela resolve revistar o quarto dele e, com a ajuda de Schneider, encontra maconha escondida. Ela acha que o filho pode ter problemas com drogas, mas Schneider a tranquiliza. Penélope conversa, novamente, com Alex e confessa já ter fumado maconha. Ela o aconselha a parar e consegue convencê-lo. Lydia chega completamente chapada em casa, por causa da pastilha.

O Desastroso Dia dos Namorados

Mateo quer passar o dia dos namorados com Penélope, mas ela não gosta de comemorar a data e prefere ficar sozinha. Alex vai sair com Leslie e Lydia, enquanto Syd e Elena vão à corrida do Coração Saudável. Quando Penélope fica sozinha e está prestes a tirar um cochilo, todos voltam para casa, por causa da chuva, inclusive Schneider e Avery. Lydia sugere fazer uma festa e Mateo aparece para entregar flores para Penélope. Ela fica sem graça e explica que queria ficar sozinha, mas todos tiveram que voltar para casa. Syd e Elena começam a discutir e ela diz que Elena precisa prestar menos atenção no mundo e mais nela.

A hidro de Schneider começa a vazar e a água pinga no apartamento dos Alvarez. Nesse momento, ele confessa a Avery que é rico e dono do prédio. Ela diz que também é rica. Penélope descobre que Mateo mentiu sobre o filho estar na mãe e ele diz que quer manter Sam longe do Alex. Os dois começam a discutir sobre quem seria mais superprotetor e acabam se beijando. Elena e Syd conversam e se entendem. Schneider e Avery voltam e todos passam o dia dos namorados na casa dos Álvarez. A privada de Schneider quebra e a água cai em cima da mesa, molhando toda a comida.

A Primeira Vez

Lydia e Berkowitz chegam em casa, após ela comprar o tão desejado par de tênis que Alex queria. Penélope fica indignada com o preço absurdo que o filho pagou. Ela nota uma cobrança desconhecida no seu cartão e acha que foi clonado, mas descobre que Elena utilizou seu cartão de emergência, quando foi a um hotel com Syd. Penélope sai com uma de suas amigas e conversa sobre a filha. Ela quer saber como conversar com Elena sobre sexo entre mulheres. A pedido de Penélope, Schneider conversa com Alex sobre gastos irresponsáveis, para que o menino veja o quanto ele já gastou com coisas idiotas e não siga o exemplo. Alex diz a Lydia que vendeu os tênis pelo dobro do preço e que vai levá-la para jantar. Penélope conversa com Elena sobre sexo.

A série mostra o dia anterior e vemos Syd e Elena planejando ficarem sozinhas. Mais tarde, tentam alugar um quarto em um hotel, mas precisam registrar um cartão de crédito, então Elena tem que usar o seu cartão de emergência que Penélope deu. Alex e Lydia fazem videochamada para ela comprar seus tênis, mas ele é flagrado pela mãe, que desliga a chamada. Lydia, então, decide comprar os calçados sem a ajuda dele, mas descobre que os pares que o neto queria acabaram, porque um homem comprou os quatro últimos. Ela tenta, mas não o convence a vender um par dos seus tênis. Mas, por sorte, após maioria das pessoas no local pedirem, ele vende. No quarto, Syd confessa que já transou com outra garota, e Elena se sente decepcionada, por pensar que seria a primeira vez das duas. Ela fica nervosa e se sente insegura por não saber se está pronta.

Receita de Família

Lydia pinta um quadro de Leslie, para realizar um dos seus itens da lista de desejos. Penélope está tentando ensinar Elena a dirigir, mas as aulas não estão dando muito certo. Então, Berkowitz se oferece para ajudar. Lydia quer ensinar as receitas da família para Penélope, mas esta diz que não tem tempo e pede que a mãe anote. Mas Lydia diz que é arriscado, porque sua irmã Myrtha pode roubá-las. Ela, então, chama Schneider para aprender as receitas e Penélope fica com ciúmes, porque ela o ensinou a famosa “ropa vieja”.

Penélope desabafa sobre Lydia, na terapia, e as suas colegas lhe dão conselhos sobre a mãe. Elena e Berkowitz se divertem, na aula de direção, e ela o aconselha a visitar a filha e conversar com ela. Penélope volta atrás e decide aprender as receitas de família. Lydia diz que é ótimo a filha melhorar suas habilidades culinárias, para conseguir arrumar outro marido. Isso é um dos itens de sua lista: “Melhorar Penélope”. Para ela, Penélope é um fracasso se não estiver casada, e ela sente que falhou como mãe. Penélope chora e desabafa. Elena chega em casa já contando sobre o dia com o Leslie. Penélope a abraça e diz que se orgulha da filha. Lydia volta, faz as pazes com Penélope e lhe entrega o seu livro de receitas, cheio de códigos, que ela diz que a filha os receberá apenas após a sua morte.

Ansiedade

Penélope atende uma paciente e, logo após a mulher ir embora, tem uma crise de ansiedade e a imagina morrendo na sua frente, por causa de um diagnóstico errado. Mais tarde, ela vai à terapia e conta o que aconteceu, inclusive fala sobre quando teve outro ataque de ansiedade: imaginou que Alex ainda fumava maconha e que não estava mais se dedicando aos estudos. Na realidade, naquele momento, ele estava estudando. Ela diz que está tendo diversas crises e que estão piorando. Também detalha a vez em que teve uma, ao fazer um simulado de sua prova, e contou com a ajuda de Schneider para melhorar. Ele é sua base emocional e é com quem ela sempre pode contar nessas horas.

Quando Penélope descobre que a ansiedade pode vir de família, ela lembra da vez em que Lydia a acordou as 4:03 da manhã para contar que achava que elas estavam com Zika, porque foram ao parque e lá estava cheio de mosquitos. Além disso, ela também não queria deixar Elena dormir, porque a garota havia batido a cabeça e, segundo Lydia, poderia ter uma concussão e morrer. Depois disso, Penélope se sentiu ansiosa e foi verificar tudo o que a mãe tinha dito. Ela diz que os filhos não sabem de sua ansiedade e depressão, porque não quer assustá-los. A psicóloga diz que ela precisa contar a eles e verificar se não estão apresentando sinais, já que é hereditário. Em casa, Elena tem uma crise de ansiedade e imagina a família dizendo a ela que não pode ir para Yale, que é o seu objetivo. Penélope consegue acalmá-la da mesma forma que Schneider faz. Elena diz que já teve outras crises e a mãe conta a ela e a Alex que tem ansiedade e depressão. Depois, Penélope e Elena meditam, enquanto Lydia reza.

O Pai de Schneider

Penélope reclama que Lydia mima muito Alex e que, assim, ele não vai aprender a se virar sozinho. Schneider está muito estressado por causa do pai que está prestes a chegar ao país. Mais tarde, ele reaparece de terno e com o cabelo arrumado. Penélope acha estranho e fica preocupada com o seu comportamento, porque, além disso tudo, ele ainda bateu na porta antes de entrar. Schneider apresenta seu pai à família Álvarez e ele presenteia o filho com uma bebida, mesmo sabendo que não bebe mais. Lydia e Alex conhecem a nova lavanderia do prédio e ela fica admirada com a mudança. Ao vasculhar os bolsos das roupas de Penélope, Lydia encontra a maconha confiscada de Alex e pensa que a filha está viciada.

Schneider mostra o prédio ao pai e este fica impressionado com as melhorias do lugar. Ele conta a Elena e Penélope que o prédio vai virar um condomínio e que não vão mais pagar aluguel. Ao contrário do que ele pensava, elas não aprovam isso, porque várias famílias serão despejadas. Até mesmo os Álvarez, porque eles não têm dinheiro para dar entrada no apartamento. Penélope fica decepcionada com Schneider e o expulsa de sua casa. Alex tenta convencer Lydia a não conversar com Penélope sobre a maconha, mas não consegue e confessa a ela que a droga é dele. Lydia fica decepcionada e para de falar com o neto. Penélope pede para Mateo ajudá-la com as suas finanças, para saber se poderia ou não comprar um apartamento. Lydia, finalmente, volta a falar com Alex, ele se desculpa e os dois se entendem. Ela confessa que já ficou chapada quando experimentou a pastilha do Berkowitz. Penélope vai até o apartamento de Schneider para conversar. Ela diz que entende sua decisão e os dois fazem as pazes. Ele conta ao pai que decidiu não transformar o edifício. Os dois discutem e Schneider o expulsa do prédio.

Victor e Nicole

A família Alvarez está fazendo uma faxina na casa, porque Victor está chegando com a namorada e Penélope não quer que ela pense que eles vivem feito sujos. Quando eles chegam, todos se impressionam, porque ela é muito parecida com Penélope, até mesmo no estilo de roupa. Victor anuncia que estão noivos e surpreende a todos. Schneider chega e confunde Penélope com a noiva do Victor. Ele ainda se oferece para ser o padrinho e fazer a despedida de solteiro, mas Victor diz que vai levar os filhos para jantar. Na terapia, Penélope desabafa sobre o noivado do ex e diz que não aceita bem o relacionamento, já que ela fez tudo por ele e o transformou em um homem melhor, e não é justo que Victor siga em frente e ela não.

Schneider vai ao jantar com Victor, Elena e Alex, mesmo sem ter sido convidado. Ele presenteia o noivo com um boné escrito “V.A.G” (Victor Alvarez Guapísimo), mas ele não aceita e Elena fica com o presente. Lydia vai ao jantar e leva Leslie, escondido, para vigiar Victor, porque pensa que ele voltou a beber. Penélope bebe com as amigas, enquanto desabafa sobre Nicole e o ex. Quando Ramona diz a ela para esquecer os dois, a noiva aparece para sua despedida de solteira. Lydia pede para Victor reforçar sua bebida, com a intenção de que ele vá ao bar. Leslie tenta convencê-lo a beber, mas não consegue. Penélope e Nicole conversam sobre Victor, enquanto este convida Alex e Elena para serem padrinho e madrinha do casamento, e eles aceitam. Penélope vai até a casa de Mateo e se desculpa por não ter respondido suas mensagens. Mateo conta que ele e a ex resolveram tentar reatar o casamento e Penélope conta que foi até lá para terminar com ele. Eles decidem voltar a ser amigos. Victor diz a Penélope que não quer mais Schneider perto dos filhos, porque ele voltou a beber.

A Recaída de Schneider

Penélope diz a Lydia que não conseguiu dormir, por causa da possível recaída de Schneider. Penélope acha que, se ele bebeu, deve estar de ressaca, mas ele aparece cheio de energia, como sempre. Ela pergunta, diretamente, se ele voltou a se drogar, e ele diz que pensou em voltar a beber, mas não fez nada. Penélope não acredita. Alex e Leslie acompanham Elena a sua prova de direção e, quando ela vê uma menina se dando mal, começa a ter uma crise ansiedade, mas Alex a ajuda a se sentir melhor. Penélope e Lydia entram escondidas no apartamento de Schneider, para verificar se ele não está escondendo drogas. Ele aparece e se diz decepcionado por flagra-las vasculhando suas coisas. Penélope o indaga sobre bebida, de novo, e ele continua negando. Lydia,então, encontra uma garrafa no tapete de yoga de Schneider, ele assume e diz que vai falar com seu padrinho, mas aproveita uma distração delas e foge.

Leslie pede ajuda a Alex com o presente de Lydia de “não-aniversário” e ele mostra a lista de desejos da avó. Elena passa na prova de direção. Alex vai à lavanderia e encontra Schneider bêbado. Alex diz que vai chamar alguém, mas ele o empurra e pede para não contar a Penélope. O menino o leva para casa e os Alvarez cuidam dele. Penélope elogia o filho por ajudar Elena, Leslie e, principalmente, Schneider, e o retira do castigo. Ela lhe dá 20 dólares e ele sai com Elena e Lydia, de carro. Penélope conversa com Schneider sobre a recaída. Ele diz que voltou a beber quando o pai chegou e que pensou que poderia beber de vez em quando. Ele se sente péssimo por ter quebrado a confiança da amiga e diz que não consegue voltar para as reuniões do AA. Penélope diz que não vai desistir dele, mas que ele precisa voltar. Mais tarde, ela o acompanha à reunião.

O Casamento do Ex

Chegou o dia do casamento de Victor e Nicole. Após o término, Schneider tenta voltar com Avery, mas ela não fala com ele. Lydia diz que vai arrumar a parceira perfeita para ele, na festa. Penélope está muito nervosa e estressada, por causa da cerimônia. No casamento, ela se vê no lugar da noiva e também vê seu pai, que lhe dá conselhos. Ela diz que não ama Victor, mas se sente triste por ainda não ter achado a pessoa certa. Lydia apresenta Schneider a uma modelo, mas ele não se anima. Leslie diz que vai levar Lydia a Cuba, já que está em sua lista, mas ela lhe dá um tapa e diz que seria muito doloroso voltar para lá. Ela diz que, na verdade, gostaria de jogar as cinzas de Berto no mar, em Miami, e que elas iriam “nadar “até Cuba.

Ele, então, se oferece para levá-la a Miami. Alex e Elena fazem discursos, no casamento. Depois, sozinha com Alex, ela faz o discurso que realmente queria e desabafa sobre tudo o que sofreu quando Victor a rejeitou. Na festa, algumas pessoas perguntam como Penélope está e dizem que vai encontrar alguém, e isso a deixa irritada. Lydia faz uma tatuagem falsa com o rosto de Alex. Victor faz um discurso e se desculpa com Elena, na frente de todos, e a convida para dançar. Leslie passa o casamento todo tentando realizar os desejos da lista de Lydia. Avery aparece na festa e reata com Schneider. Max, ex de Penélope, também aparece e ela pensa ser outro truque de sua mente, mas ele realmente foi convidado. Os dois dançam, enquanto conversam. Depois que ele vai embora, o pai de Penélope reaparece e diz que Max era ótimo para ela. Ela diz que os outros pensam que ela precisa de alguém para ser feliz, mas ela já é feliz sozinha. Dias depois, Penélope se forma na faculdade. Lydia e Leslie vão para Cuba.

 

E vocês? O que acham de One Day at a Time? Assistiram a terceira temporada? Vão assistir a nova? Deixem seus comentários!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.