A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e que contou com uma importante participação dos camponeses e das massas urbanas que viviam na miséria.

No final do século XVIII, a França era um país agrário, com a produção estruturada no modelo feudal. Para a burguesia e parte da nobreza era preciso acabar com o poder absoluto do rei Luís XVI, cujo reinado teria arruinado a economia francesa.

Desde o acontecido, o cinema tem investido fortemente em filmes que retratem a história da França. Muitos filmes são ainda antigos, embora muitos novos tenham sido lançados com o mesmo tema. Listamos aqui os filmes mais antigos sobre a revolução francesa.

Confira os 10 filmes mais antigos sobre a Revolução Francesa:

10. La nuit de Varennes (1982)

Sinopse: Em 1791, durante a Revolução Francesa, uma carruagem tenta sair da França, levando passageiros que querem fugir da situação enquanto enfrentam seus dramas. Entre eles, um patriota americano, um escritor e o famoso conquistador Casanova.

8. A Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat (1967)

Sinopse: No asilo de Charenton, em 1808, o marquês de Sade encena uma peça sobre o assassinato de Jean-Paul Marat por Charlotte Corday, usando seus companheiros de prisão como atores. O diretor do hospital, Monsieur Coulmier, supervisiona a performance, acompanhado por sua esposa e filha. Coulmier, que apóia o governo de Napoleão, acredita que a peça apoiará suas próprias idéias burguesas e denunciará as da Revolução Francesa que Marat ajudou a liderar.

7. A Tulipa Negra (1964)

Sinopse: Em 1789, com a Revolução Francesa em andamento, um bandido chamado Tulipa Negra ajuda os habitantes amedrontados dos arredores da cidade de Roussillon. Os pobres respeitam-no como um novo Robin Hood. Como Zorro, o Tulipa Negra é, na vida real, um membro na corte e, portanto, precisa de camuflar-se para que possa lutar por justiça. Guillaume de Saint Preux, o primeiro Tulipa Negra, fica ferido. Marcado por uma cicatriz no rosto, ele precisa implorar que seu irmão gêmeo Julian tome seu lugar.

5. Scaramouche (1952)

Sinopse: O francês Andre Moreau trabalha como palhaço em uma trupe de teatro. Enquanto isso, ele treina esgrima para se vingar de um marquês que matou seu melhor amigo em um duelo e roubou sua namorada.

4. A Marselhesa (1938)

Sinopse: Enquanto os caprichos opulentos de Luiz XVI são atendidos pelo governo francês, a população vive em uma crise intensa que os coloca numa situação de miséria absoluta. É nesse contexto que este filme épico contará como se deu a primeira parte da Revolução Francesa, abordando o tema pelos olhos de pessoas normais com problemas rotineiros, mas que, de alguma forma, ajudaram os revolucionários na Queda da Bastilha.

3. A Queda da Bastilha (1935)

Sinopse: O advogado britânico Sydney Carton defende o francês Charles Darnay de falsas acusações de traição contra a Inglaterra. Carton se apaixona por Lucie, mas ela se casa com Darnay. Quando ele é pego por revolucionários franceses, Carton o ajuda de novo.

1. Órfãs da Tempestade (1921)

Sinopse: Órfãs da Tempestade é saudado por muitos críticos como uma das grandes obras-primas de D.W. Griffith, fruto de sua parceria com a atriz Lillian Gish. Assim como em Intolerância, Judite de Betulia e em outros trabalhos seus, em Orphans of the Storm Griffith novamente remonta a um importante período histórico para construir mais um de seus famosos dramas épicos.
Tendo como pano de fundo a França do final do século XVIII e os acontecimentos da Revolução Francesa, o filme nos conta a história de duas irmãs órfãs que se vêem apanhadas em meio a uma torrente de tristes acontecimentos.

Já assistiu a todos os filmes da lista? Deixe seu comentário!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.