Lançado em 1994, o filme PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins (平成狸合戦ぽんぽこ) é o oitavo projeto de escrito e dirigido por Isao Takahata para o Studio Ghibli.

Enredo

Inspirado na lenda japonesa dos tanukis, os guaxinins travessos, o filme traz a luta destes animais contra os humanos que, em meio ao grande desenvolvimento urbano do território japonês, acabaram destruindo o habitat natural dos guaxinins. Uns querem vingança, outros buscam uma forma de conviverem em paz, mas o que todos concordam é que precisam resolver sua situação o mais rápido possível, a evitar o fim de sua espécie.

A diferença destes animais para os guaxinins normais é que muitos deles possuem a habilidade da metamorfose, treinada e aperfeiçoada para suas missões de recuperar a floresta e se livrar das ameaças humanas. É sensível, ainda, a semelhança deste filme com A Revolução dos Bichos, grande obra de George Orwell.

Embora possa parecer infantil a primeiro olhar (e de sua indicação livre), o enredo é extremamente sensível e, em muitas vezes, até mesmo cruel. Apesar de ficcional e fantasioso, PomPoko enfatiza o sofrimento dos animais frente ao desmatamento e da invasão humana em seu habitat, em uma narrativa pesada para crianças mais inocentes.

O período de procriação dos guaxinins também é bastante nítido, embora não explícito, e em uma representação até mesmo bizarra estes personagens usam seus testículos como um elemento importante e muito presente na narrativa. Cabe aos pais a missão de conhecer o filme antes de aprová-lo aos filhos, conhecendo a individualidade de cada criança e criação.

Personagens e Dubladores

Mesmo sendo todos guaxinins, o designer de produção dos personagens tomou o devido cuidado de apresentar suas criaturas nas mais diferentes formas, tamanhos e com peculiaridades únicas, a fim de facilitar sua identificação e reconhecimento. Os animais tem sua própria personalidade, mas também sua identidade visual.

Em geral, o grupo dos guaxinins é dividido em dois grupos: os pacíficos, que gostam de pensar antes de agir, e os violentos, que partem para o ataque sem muita reflexão antes. Os homens são quem tomam o centro da ação, sendo poucas as personagens femininas que ganham destaque na obra – e, ainda assim, somente para fins românticos. Com exceção da lendária avó.

As vozes principais são de Makoto Nonomura, Shigeru Izumiya e Nijiko Kiyokawa — e não há dublagem brasileira na Netflix mas, se preferir, pode ser assistido também em inglês, alemão e italiano.

Direção e Técnicas de Animação

É de regra que os filmes de Isao Takahata visam um público já mais maduro que os dos demais diretores da Ghibli, como o próprio Hayao Miyazaki. Ele é conhecido por Túmulo dos Vagalumes (1988), a obra mais dramática, profunda e sombria do estúdio, e também fez os tensos Memórias de Ontem (1991) e Nausicaä do Vale do Vento (1984).

PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994)

Isso está presente não só em seus roteiros, mas em sua direção: mesmo filmes de traços mais cartoonizados, como Meus Vizinhos, Os Yamadas (1999) e O Conto da Princesa Kaguya (2013) trazem elementos que podem parecer um tanto inapropriados para as idades mais baixas, o que PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins deixa bem claro não só em seus traços mais “adultos” como em sua paleta de cores, que passa grande parte do filme nas sombras e em tons frios.

Não é um filme para qualquer um, mas suas grandes críticas sócio-políticas-ambientalistas tornam dele uma obra necessária, ainda que de representações exageradas para efeitos ficcionais/cômicos, elementos de forte presença no ramo da animação.

PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994)

Para conferir o filme, está ainda mais fácil: PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins está disponível na Netflix!

Já viu o filme? Gostou? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.