Lincoln Burrows (Dominic Purcell) está no corredor da morte e será executado por um assassinato que seu irmão caçula, Michael Scofield (Wentworth Miller), está convencido de que ele não cometeu. Sem ter como ajudar o irmão do lado de fora das grades, Michael decide cometer um crime, é preso e levado à penitenciária estadual Fox River, onde está Lincoln. Com um dos responsáveis pela construção do presídio, Michael consegue adquirir as plantas do local e faz uma tatuagem pelo corpo como o plano de fuga para libertar o irmão.

Ao chegar à prisão, Michael conhece seu companheiro de cela Sucre (Amaury Nolasco), Dra. Sara Tancredi (Sarah Wayne Callies) – médica da prisão e filha do governador -, o ex-chefão da máfia John Abruzzi (Peter Stormare) e Warden Henry Pope (Stacy Keach), diretor do presídio. A advogada Verônica Donovan (Robin Tunney), ex-namorada de Lincoln trabalha para libertar os irmãos Burrows. LJ (Marshall Allman), o filho adolescente de Lincoln, se envolve com más companhias.Uma investigação, comandada pelo agente Paul Kellerman (Paul Adelstein), do serviço secreto, sobre o caso de Lincoln revela indícios de uma conspiração nacional.

 

Michael precisa da ajuda de seu companheiro Sucre para executar seu elaborado plano de fuga. Sucre descobre as intenções de Michael, desiste de colaborar e pede para ser removido de cela. O problemático Haywire (Silas Weir Mitchell) é o novo colega de cela de Michael. Verônica se encontra com uma mulher que talvez seja capaz de impedir a execução de Lincoln.

Haywire fica fascinado com a elaborada tatuagem de Michael, o que dificulta a execução do seu plano de fuga. Sucre recebe uma visita inesperada que lhe informa sobre os traições amorosas de sua noiva, Maricruz (Camille Guaty). Lincoln não consegue dormir por causa dos pesadelos sobre a sua execução. Verônica inicia a defesa de Lincoln e se une a um advogado que parece desinteressado do caso. Michael prepara uma mistura química e a joga nos ralos da prisão, que começam a se corroer. Michael cava um buraco que o leva às plataformas de segurança atrás das celas.

Os agentes do serviço secreto, Kellerman e Hale (Danny McCarthy), fazem uma visita a Warden Pope, questionando por que a transferência foi negada. O passado de Pope é revelado, e os agentes o chantegeam. Ele tem um filho na cidade de Toledo. Após a checagem das celas, os policiais percebem que Michael sumiu. Michael descobre a melhor rota de fuga. Ele descobre que ele poderá ser libertado antes do que ele esperava, mas sem o irmão, Lincoln. Verônica e Nick (Frank Grillo) continuam tentando provar a inocência de Lincoln, encontram uma fita de vídeo com a gravação do assassinato e tentam conseguir a versão original, que foi destruída misteriosamente. A transferência de Michael é negada.

Michael sabota o ar-condicionado da prisão, aumentando a temperatura para chegar até o outro lado da parede de sua cela. O calor causa uma rebelião na prisão. Sem que Lincoln saiba, forças exteriores planejam alterar o dia de sua execução. Verõnica e Nick vão a Washington atrás de uma pista que pode inocentar Lincoln. O tumulto na prisão ameaça a vida dos prisioneiros e funcionários e dá ao preso T-Bag (Robert Knepper) a oportunidade de esconder um segredo.

 

Enquanto a rebelião na prisão cresce, Michael enfrenta uma difícil decisão sobre salvar ou não salvar a Dra Sara de uma invasão de presos ao seu consultório, no presídio. Abruzzi e Sucre se unem para destruir um inimigo. T-Bag mata um guarda e espera ser incluído no plano de fuga. Lincoln é confrontado por um preso, conhecido como Turk, que tenta matá-lo. Lincoln se livra da morte ao agredir Turk, deixando-o inconsciente. Verônica e Nick continuam atrás de uma pista em Washington. Michael deve decidir se salva ou não a vida de Sara.

Michael descobre que um velho depósito fundamental para sua fuga foi transformado no alojamento dos guardas e ele é obrigado a mudar de estratégia. Uma explosão no apartamento de Verônica é o aviso para que ela e Nick desistam da investigação para provar a inocência de Lincoln. LJ foge de casa. A identidade da misteriosa mulher é revelada.

O mafioso Abruzzi descobre que foi rebaixado na hierarquia da prisão, colocando o plano de fuga em risco. T-Bag termina seu relacionamento e ele agora mira um novo prisioneiro. Michael fica em dúvida sobre proteger o novo prisioneiro quando T-Bag ameaça revelar o seu plano de fuga para os guardas. Após dois assassinatos, LJ corre para salvar sua vida. Presos cavam um túnel e entram em um buraco para tentar fugir da prisão.

Michael é forçado a dar a localização de Fibonacci para Philly Falzone (Al Sapienza). Keelerman e Hale recebem uma pequena ajuda para encontrar o desaparecido LJ. Veronica e Nick descobrem provas contra um homem que pode ser o culpado pelo assassinato.

Os fugitivos e a Dra. Tancredi ficam surpresos quando a suposta esposa de Michael vai visitá-lo na prisão carregando um suposto cartão de crédito, mas que na verdade é um objeto muito importante do plano de fuga. O relógio de Michael é roubado e ele passa a contar com uma inesperada ajuda para recuperá-lo. Na floresta, Verônica, LJ e Nick encontram Quinn (Michael Gaston), que está determinado a descobrir quem mais sabe sobre a conspiração.

O plano de Michael está funcionando conforme o planejado, então ele parte para ultrapassar o último obstáculo. Com a aproximação do momento da fuga, o grupo tenta reduzir a quantidade de pessoas e decide excluir T-Bag. Sucre recebe boas notícias de Maricruz.

Lincoln tem sua execução marcada para o dia seguinte e acaba confinado na solitária. Verônica sai de seu esconderijo e entra em contato com ele. Para preservar a conspiração, Kellerman faz um grande sacrifício. Michael tenta encontrar uma forma de livrar Lincoln do confinamento na solitária a tempo para a fuga. Os prisioneiros arriscam suas vidas para tentar fugir da cadeia. O ferido Abruzzi é transferido para o hospital.

Michael e seus companheiros retornam às suas celas sem que ninguém perceba. Verônica  pede ao juiz para adiar a execução a execução de Lincoln. Um carcereiro fica desconfiado de uma porta quebrada. Sara tenta convencer seu pai, o governador, a reabrir a investigação do caso de Lincoln. Michael tenta atrasar a execução do irmão mexendo nas fiações da cadeira.

Lincoln está prestes a ser executado e vê seu pai na sala ao lado. Um telefonema do juiz Kessler adia a execução. Michael planeja uma nova e mais perigosa forma de fugir pelo jardim da prisão, mas um acidente põe seu plano em perigo.

Flashbacks desvendam o motivo de algumas prisões, como Lincoln, Sucre, T-Bag e C-Note (Rockmond Dunbar). O plano de fuga de Michael é descoberto. Lincoln fica preocupado com a lucidez de Michael, já que ele não se lembra de alguns detalhes da prisão e acaba sendo levado para a solitária, após negar um pedido.

Michael se esforça para reconstituir uma de suas tatuagens e, para isso, pede ajuda de Haywire. T-Bag e C-Note unem suas forças para um jogo de pôquer. Michael precisa encontrar a chave da enfermaria e atrair a ajuda de uma velha conhecida. Lincoln tenta identificar o seu sequestrador e outro preso fica sabendo da fuga.

Westmoreland (Muse Watson) usa Bellick (Wade Williams) para tapar o buraco que seria usado para fuga, o que força Michael a alterar o horário da fuga. Tweener (Lane Garrison) jura sua lealdade a Michael e vê a possibilidade de liberdade da prisão. Michael percebe que não terá outra escolha a não ser envolver Sara em seu plano.

Michael obriga Pope a transferir Lincoln para a enfermaria. Os fugitivos conseguem chegar em segurança até a sala de Sara. Westmoreland hesita, mas revela seu antigo segredo sobre uma grande fortuna escondida, depois morre. Seis internos conseguem escapar.

No episódio final, a fuga é descoberta e Bellick lidera uma grande caçada aos fugitivos. A vice-presidente realiza uma surpreendente disputa pelo poder. Uma corrida desesperada à pista de decolagem tem um final devastador.

 

 

 


 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here