O Racismo é um tema muito importante e relevante que precisa sempre ser debatido para que as pessoas possam aprender mais sobre a luta antirracista. Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns livros que abordam o tema do racismo, para quem procura se informar e ler mais sobre.

Confira 5 livros que abordam o Racismo

O ódio que você semeia

Nesse livro, Starr que desde criança foi ensinada pelos pais como se comportar na frente de policiais, acaba testemunhando a morte de seu amigo de infância por conta da violência policial. A garota que vive duas vidas diferentes, de dia numa escolha de elite com apenas alunos brancos e a noite, Starr volta para o bairro de periferia onde ela vive. Ela precisar encontrar sua voz para denunciar o que aconteceu e decidir o que fazer com a informação da morte de seu amigo.

Se a Rua Beale Falasse

Esse romance lançado em 74, mostra a trajetória de Tish que tenta provar a inocência de seu noivo, Fonny, que foi preso injustamente. Sabendo da inocência de Fonny, Tish faz de tudo para provar que ele não cometeu o crime e o livro denuncia a discriminação racial nos Estados Unidos, por prender um homem negro inocente.

O Sol É Para Todos

O Sol é para todos é um clássico da literatura que retrata o racismo na sociedade. Um advogado defende um homem negro que foi acusado de estuprar uma mulher branca no ano de 1930, e o advogado e o homem são atacados pelos racistas. Esse filme retrata a injustiça e intolerância com pessoas negras causada pelo racismo.

Um defeito de cor

Esse livro conta a história de uma mulher africana que vem para o Brasil procurando seu filho que está perdido a décadas. A mulher está cega e perto da morte, e ao longo de sua vinda pro Brasil ela conta a história de sua vida que possui muita violência, morte e foi marcada pela escravidão. Esse livro está inserido no contexto social brasileiro da escravidão e mostra a realidade do que acontecia no Brasil.

Quem tem medo do feminismo negro?

Esse livro é um ensaio autobiográfico, onde Djamila junta muitas experiências que passou ao longo da sua vida e mostra o silenciamento que sofreu crescendo, onde sua personalidade e identidade foram aos poucos sendo apagada. Além disso, ela também discorre sobre a interseccionalidade dentro do feminismo e onde se encaixa o feminismo negro.

Esses foram os livros que abordam o Racismo que separamos para essa lista. O que você acha sobre eles? Deixe seu comentário.


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.