Reply 1997, também conhecido como Answer Me 1997, é um popular drama sul-coreano que foi ao ar no ano de 2012 pela emissora tvN. O projeto é o primeiro de uma trilogia não-sequencial criada, dirigida e roteirizada por Shin Wonho, que trabalhou também nos sucessos Prison Playbook (2017) e Hospital Playlist (2020).

Sobre o Enredo

A história se passa em duas décadas diferentes: em 2012 um professor falece e seus antigos alunos se reúnem em seu velório, relembrando os velhos tempos. Ao longo da conversa revela-se que Shiwon está grávida e o pai é um dos rapazes presentes na mesa — e todo o suspense da narrativa será descobrir a resposta. Para isso, o drama leva o público para o fim dos anos 90, contando sobre a vida escolar e o início do relacionamento desses jovens-hoje-adultos.

Majoritariamente passado nos anos 90, o drama faz uma verdadeira imersão na época ao destacar alguns de seus principais eventos, como o surgimento do K-POP (estilo musical sul-coreano que hoje é sucesso no mundo todo) e a evolução da informática. Um sentimento de nostalgia mesmo para aqueles espectadores que não viveram a revolucionária era.

Veja Também!  Resenha | O Diabo Veste Prada (2001)

Elenco e Personagens

A personagem Shiwon é a mais importante para a trama: como protagonista, é ela quem está grávida em 2012 e portanto toda a narrativa gira em torno dela, mas seu passado mostra muito mais do que o interesse romântico de alguém, sendo centrada nela as perspectivas de uma fangirl da primeira geração do K-POP, viciada no grupo H.O.T (que realmente existiu).

Sua atriz é Jung Eunji, que também é uma cantora de K-POP na vida real como integrante do grupo feminino A-PINK e dona de uma carreira solo de igual sucesso.

Sua melhor amiga, Yoojung (Shin Soyul) é fã do grupo Sechskies, que foi o rival do H.O.T, e o mais interessante é que Eun Jiwon, que interpreta Do Hakchan, foi membro deste grupo na vida real. São pequenos detalhes que transformam a relação ficção-realidade de Reply 1997 em uma verdadeira obra de arte.

Veja Também!  Resenha | Doentes de Amor (2017)

Resenha | Reply 1997 – 1ª temporada (2012)

E a relação com o K-POP não para por aí: Hoya é membro do INFINITE e interpreta Kang Joonhee, um personagem pra lá de importante para a narrativa por trazer representatividade gay à trama, o que ainda é um tabu imenso nas produções coreanas, mas foi realizado com perfeição em Reply 1997.

Direção e Fotografia

A direção do drama é incrível: a forma como as duas décadas são conectadas por meio das conversas dos protagonistas é muito suave, com transições que não deixam o público perdido sobre o que está acontecendo. É tudo muito bem construído para sustentar o suspense da narrativa até o último segundo — e brincar com o coração dos shippers.

A fotografia entra em cena aliada de uma boa edição para ajudar neste efeito: as cenas dos anos 90 possuem uma espécie de filtro que relembra as produções cinematográficas da época, um pouco mais escuras que as cenas passadas no então-presente da narrativa.

Cenografia e Figurinos

Entretanto, sem um bom trabalho dessa dupla impecável nada seria possível: é graças a perfeição da cenografia e do figurino que se constrói toda a sensação de anos 90, reconstruindo cada detalhe daquela época por meio de mobílias e visuais ultrapassados.

Veja Também!  Resenha | A Penúltima Palavra - 1ª Temporada (Original Netflix)

Tudo, entretanto, é muito icônico e traz inúmeras referências para a cultura coreana da época: fãs de k-pop que já passaram pelas sessões musicais dos anos 90 reconhecerão o penteado de Eunji como uma homenagem de sua personagem à Bada, integrante do S.E.S que popularizou os pom poms de cabelo com o lançamento da música I’m Your Girl, em 1997.

Resenha | Reply 1997 – 1ª temporada (2012)

Em conclusão, Reply 1997 é maravilhoso: além de conter um roteiro muito bem desenvolvido, toma todos os cuidados para reconstruir as principais características dos anos 90, transportando o público direto para a época com exímia perfeição.

E você, assistiu ao drama Reply 1997? Conta pra gente nos comentários o que você achou!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.