Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, lembra-se a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, importante para a libertação do povo contra o sistema escravista.

O dia é marcado por debates sobre o racismo, discriminação, representatividade e igualdade social, em respeito e resgate à cultura afro-brasileira, regado a atividades presenciais e digitais que suscitam questões raciais e sociais.

Por isso, separamos hoje alguns livros nacionais incríveis com personagens negros, repletos de representatividade e que para entreter, inspirar e educar, mas principalmente para que jovens negros consigam se reconhecer nas narrativas literárias, ainda predominantemente carregada por personagens brancos.

Confira alguns livros incríveis:

Reticências

Autora: Solaine Chioro

Sinopse: Joana (@vidaspretas) tem uma conta famosinha onde posta artes autorais com frases bacanas sobre vivências de pessoas negras. Davi (@caradaprefeitura), que trabalhava como freela de social media da prefeitura, entrou em contato com @vidaspretas e a contratou para ilustrar uma campanha para o mês da consciência negra. Os dois se aproximaram, trocaram muitas mensagens e acabaram continuando o contato mesmo depois do trabalho acabar. Quando saiu da prefeitura, Davi perguntou se ela queria adicioná-lo na sua conta pessoal, mas Joana gostou da ideia de manter o mistério, e sentiu que podia falar mais abertamente com ele sem saber quem estava do outro lado, por isso, Davi acaba criando uma conta só para falar com ela.

Há seis meses trocando mensagens, nenhum dos dois tomou a iniciativa de dizer quem realmente são na vida offline.

Veja Também!  Hailee Steinfeld | Os melhores filmes da estrela em ascensão

É quando Davi começa como temporário da empresa de marketing em que Joana trabalha e os dois se odeiam logo de cara, sem saber que são a crush virtual um do outro.

Onde comprar: Amazon (somente e-book)

Querido ex,

Autor: Juan Jullian

Sinopse: Este livro reúne as cartas Dele, um jovem gay, cuja vida está sendo definida por um catastrófico acontecimento: seu ex namorado virou, da noite para o dia, a maior celebridade do país.

Por mais que tente, de todas as formas, fugir da memória e imagem do seu (não tão querido) ex, ele continua sendo perseguido por ela onde quer que vá. Nos outdoors? Ele está lá. Na televisão? Ele está lá. No Instagram? Ele está lá também. Como se livrar de um passado que insiste em ser seu presente?

“Querido ex,” é um registro do luto, caos e poder que vem com o fim de um relacionamento abusivo. As dificuldades da vida acadêmica, a solidão, os encontros entre o racismo e a homofobia e a dor e libertação do descobrir a si mesmo são colocados no papel, enquanto Ele refaz os caminhos pelos quais se perdeu, enquanto amava alguém que agora é somente um estranho com milhões de seguidores.

Onde comprar: Amazon (somente e-book)

Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle

Autora: Mareska Cruz

Sinopse: Antônia e Helena só queriam calma e tranquilidade durante as férias. Mas era claro que não seria fácil assim. Um trabalho de literatura de última hora definitivamente não fazia parte dos planos de ninguém, ainda mais sendo em dupla! E o pior: teriam que fazer juntas. Logo elas, ex melhores amigas de infância que não se falavam há meses. No meio de muita confusão e mágoas, as duas garotas terão que se autodescobrir em uma jornada complicada, com amigos levemente intrometidos, uma vidente mal-educada e a razão do fim da amizade, que pode ou não ter origem em seus próprios problemas e traumas. Isso, é claro, se conseguirem primeiro sobreviver àquela maldita cacatua.

Veja Também!  Globo de Ouro 2020 | Confira a lista de indicados

Onde comprar: Amazon (somente e-book)

Quem rabiscou aqui?

Autora: Cínthia Zagatto

Sinopse: Se suas novas apostilas forem a amostra de como será o ensino médio, Cadu está perdido. Acaba de ganhar o pior material de segunda mão de toda a história. O pai jura juradinho que ter o gabarito dos exercícios vai ajudá-lo, mas é difícil acreditar nisso até se ver contra a parede durante uma aula. Como é possível estar com os livros da aluna mais inteligente e interessante da escola sem nunca a ter visto por lá? Sua melhor amiga diz que é porque o antigo dono deles não é uma garota, mas Cadu sabe que sim. E está apaixonado por ela. Agora, com a ajuda de Tata Batata e do Homem-Cabrito, ele está disposto a bolar os planos mais malucos para descobrir quem foi que roubou seu coração com trechos de música e caricaturas de artistas famosos.

Veja Também!  Cinema | Estreias da Semana (12/12)

Onde comprar: Amazon (somente e-book)

Mesmo que eu vá embora

Autora: Lethycia Dias

Sinopse: Camila e Helena são amigas virtuais há muito tempo, desde que Helena deixou um comentário em uma postagem no blog de Camila. Mas as duas vivem separadas por mil quilômetros de distância, em Estados diferentes do Brasil. Durante a participação em um evento acadêmico que a leva a viajar para a cidade de Helena, Camila tem a chance de conhecê-la. Mas a essa altura, os gostos em comum que as duas compartilham e tudo o que já dividiram uma com a outra pela internet já se tornaram algo mais. E agora, o tempo que elas têm para ficar juntas é muito pouco.

Onde comprar: Amazon

Tempo ao Tempo

Autora: Olívia Pilar

Sinopse: “— Você vai estar ao meu lado depois? […]
— Sempre.”

Carolina e Elisa não poderiam ser mais diferentes. Unidas por uma forte amizade, juntas formam o equilíbrio perfeito. Mas conforme os anos passam, elas percebem que o sentimento que nutrem uma pela outra pode ser mais forte do que imaginavam.

Onde comprar: Amazon (somente e-book)

Qual o seu livro preferido da lista? Deixe seu comentário!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.