Você é fã de séries de realidade alternativa? Você sabe, aquelas onde os “bandidos” estão no comando porque os “mocinhos” perderam. 1983, o primeiro original polonês da Netflix, traz uma Polônia que ainda está atrás da Cortina de Ferro em 2003 devido a um ataque terrorista de 20 anos antes.

O começo de tudo data de 1983, em Varsóvia, onde um homem está vencendo outro homem que está entre o movimento “Solidariedade” de resistência na Polônia. Então ele sai depois de deixar o homem para morrer. Ele vê uma van de transporte médico, então é morto em uma explosão.

A explosão foi tão grande que derrubou um prédio adjacente. Então vemos cenas de outras explosões em massa nas outras grandes cidades polonesas. É aí que vem o corte para 2003.

Veja Também!  Ficha Técnica | Jurassic World: Acampamento Jurássico (Original Netflix)

O movimento Solidariedade foi descarrilado por esses ataques terroristas e, nesta realidade, a Polônia ainda está sob um regime apoiado pelos soviéticos, onde o protesto e a sedição de qualquer tipo são punidos.

Além disso, houve um influxo de imigrantes vietnamitas devido a uma relação comercial direta entre a Polônia e o Vietnã. Houve 20 anos de relativa calma, mas um novo movimento de resistência está começando a fazer sua voz ser ouvida.

1983, a série original polonesa da Netflix que traz um enredo intrigante

Anatol Janow (Robert Więckiewicz) é um detetive de polícia que costumava trabalhar em casos de alto perfil, mas foi rebaixado para uma divisão menor porque ele era muito franco.

Veja Também!  Resenha | Remédio Amargo (Original Netflix)

Ele então encontra um conhecido operário da resistência pendurado em seu banheiro. Os colegas de Janow querem dizer que é um suicídio, mas ele não está convencido. No entanto, suas tentativas de tentar investigar o caso são recebidas com relutância pelos superiores.

Bom, com base nesse enredo, podemos dizer que os dramas da realidade alternativa são sempre um pouco esquisitos de se assistir. Mas no caso de  1983, a realidade alternativa é secundária à história.

Em essência, é um drama criminal, com Janow tentando descobrir como o agente da resistência realmente morreu. As partes da história que fazem referência aos soviéticos ou o fato de que o movimento Solidariedade não o fez são incidentais ao enredo.

Veja Também!  Resenha | O Diabo de Cada Dia (Original Netflix)

1983 é o primeiro original em língua polonesa da Netflix. A série faz um excelente trabalho ao apresentar um mistério intrigante. Isso sem se apoiar muito em seu truque de realidade alternativa.

 


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.