5 centímetros por segundo, ou Byōsoku 5 Senchimētoru, é um longa metragem animado de drama dirigido por Makoto Shinkai, o também criador da animação Your name (Kimi no na wa). Teve seu lançamento em 2007 pela produtora CoMix Wave Films, com 63 minutos de duração e a sua classificação indicativa é livre.

Sobre o enredo

Dentro do filme a história é dividida em três partes que estão interligadas, todas seguindo a vida de Takaki Tono. Na primeira parte temos toda a história de Takaki e sua melhor amiga de infância Akari Shinohara, que por conta do emprego de seus pais acaba se mudando para longe do amigo, restando apenas o contato por cartas. É esse acontecimento que faz o desenrolar do filme, que segue contando sobre os sentimentos de Takaki sobre tudo isso e como o tempo vai mudando a ele, entrando pessoas novas em sua vida mas mesmo assim uma coisa em si não muda, seus sentimentos por Akari e sua constante procura pela garota em tudo ao seu a redor.

Elenco e Personagens

O filme não conta com tantos personagens, sendo o foco principal em Takaki e Akari. Mas os personagens secundários que aparecem, como Sumida Kanae são fundamentais para a história e complementam bem na trama, nos fazendo se apegar a eles e sentir compaixão assim que entram na história, deixando ainda mais dramático o filme, além de dar mais espaço para retratar outros tipos de sentimentos além dos já apresentados pelos protagonistas.

Na dublagem original temos Kenji Mizuhashi como a voz de Takaki Tono, e Yoshimi Kondou como a versão criança de Akari Shinohara e Ayaka Onoue na versão adulta. 

Os dubladores foram excepcionais para dar vida aos personagens, passando bem cada sentimento e angústia na voz dos mesmos, sincronizando bem com as expressões animadas. No filme pode se reparar que a narrativa em primeira pessoa se faz muito presente, tendo várias explicações de acontecimentos pela voz de Takaki, o que destaca ainda mais o bom trabalho de Kenji na hora de dublar.

 

Direção e Animação

Se tem algo que chama a atenção nesse longa com certeza é sua animação e cores. Dirigido por Makoto Shinkai, o que toma conta da grande maioria das cenas do filme são as paisagens ao redor dos personagens, na maioria das vezes em um plano detalhe que ao mesmo tempo que tem a preocupação de passar um pouco de realismo também contém seu toque 2D único, e o resultado dessa mistura são locais lindos e melancólicos como o clima do filme pede.

E como marca pessoal de Makoto, temos muito a presença de efeitos de luz e sombra durante as cenas, como faixos de luz do sol durante um pôr do sol e a sombra da janela sob um rosto, deixando ainda tudo mais belo e poético. Porém, acabou deixando a desejar um pouco na animação dos personagens, tendo todo o cenário muito bem feito e elaborado mas o restante não recebeu a mesma atenção.

Cenografia e Figurinos

Ainda falando da cenografia do filme, é admirável como foram feitas as artes e como ilustram bem os diálogos e narrativas enquanto vai passando o cenário a volta dos acontecimentos, dando ao telespectador mais tempo de prestar real atenção ao que está sendo contado e se conectar aos sentimentos dos personagens enquanto aproveita de lindos cenários. Durante o filme se passa as 4 estações, e todos os detalhes foram incluídos, como o cair da neve e o desabrochar das cerejeiras, romantizando ainda mais o passar de cenas.

Os figurinos foram bem comuns, sendo a maior parte do filme todos os personagens vestidos em uniformes escolares ou trajes formais de trabalho.

Trilha Sonora

A trilha sonora do filme é original feita por Tenmon (Shirakawa Atsushi), um colega de Makoto que ficou responsável pela trilha sonora de outros trabalhos do diretor, como Vozes de Uma Estrela Distante (2002) e Ela e o Seu Gato (1999). Um piano instrumental suave e calmo que toca de fundo e as vezes se mistura com os sons ambiente do longa e vai sumindo até parar de uma vez.

Além da música One more time, one more chance de Masayoshi Yamazaki que ilustrou todo o filme, tocando na primeira parte na versão em piano e no final a música inteira, com direito a letra no canto das cenas, casando bem com a história.

Curiosidades

Após o filme, foi lançado a light novel que contém uma história extra que não foi incluída no filme. E em 2010 saiu a versão em mangá colorido do filme em dois volumes.

Sobre a temática do filme

Essa temática de amar reciprocamente alguém com quem não se pode estar junto por forças externas é um assunto muito comum, tanto no mundo do audiovisual quanto no mundo real. Mas mesmo assim são diferentes os jeitos que são retratadas esse tipo de história e o tipo de conforto que ela pode trazer ao telespectador, principalmente por aqueles que passam por algo semelhante.

Esse é um ótimo filme para quem quer chorar por um coração partido e depois sentir um pouco de conforto com um final mais realista.

Se interessou por 5 centímetros por segundo? Já conhecia o filme? Deixe seu comentário!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.