Dirigido por Marc Webb e com roteiro assinado por Scott Neustadter, (500) Dias com Ela foi lançado em 2009 e tornou-se um clássico cult para os românticos incuráveis e para os realistas. Assim como no filme, ambos em guerra.

Sobre o enredo de (500) Dias com Ela

A história aqui se inicia quando Tom (Joseph Gordon-Levitt) decide relembrar a trajetória trágica de seu relacionamento com Summer (Zooey Deschanel). Tudo começa quando a moça chega à empresa em que o rapaz trabalha como a nova secretária do chefe. E, aos poucos, o interesse mútuo começa a surgir, mas em intensidades diferentes. A partir daí, seguimos uma narrativa não linear, com sequências que mostram diferentes momentos do relacionamento dos dois, desde o primeiro dia, até o último (500), em que a separação finalmente ocorre.

Scott Neustadter põe um pouco de si na obra, isso é perceptível. Isso porque a declaração inicial, dizendo “O filme a seguir é uma história de ficção. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência. Especialmente você, Jenny Beckman. Vaca”, mostra uma clara alusão a fatos ocorridos na vida do próprio autor. E, apesar de ele ter sim se inspirado em modelos e outros roteiros de clássicos mais antigos, a obra aqui torna-se bem original e memorável. Porém, um erro é que o início é um pouco lento, o que não faz com que o público prenda-se à tela logo no primeiro momento.

Elenco e personagens

Tom é o romântico incurável, intenso, que idealiza o amor como uma salvação, como algo visto em filmes e em livros. Em confronto com essa ideia do rapaz, que é a de muitos, temos Summer. A garota é livre, independente e quer algo casual com ele, o que ela deixa bem claro desde o início. A quebra de expectativas acontece bem em frente aos nossos olhos. Por fim, alguns culpam a garota, outros entendem que o problema era o rapaz.

As atuações de ambos os atores são boas, principalmente Joseph, que possui outros papéis como protagonista e coadjuvante em produções e mostra-se capaz de construir uma personalidade diferente para cada um deles. Já em Zooey observa-se uma tendência em tornar homogêneas as personalidades de suas personagens.

Direção e fotografia de (500) Dias com Ela

A direção de Marc Webb consegue imprimir no visual da obra a dualidade que ela traz. Tanto em mostrar em partes cortadas as diferenças entre ambos os personagens, quanto em colocar, no mesmo formato, a expectativa criada por Tom e a realidade do que realmente aconteceu. Além disso, também temos elementos como fotos jogados à tela para compor a contagem da história.

A fotografia por sua vez traz uma película pouco saturada em grande parte da narração, como se fosse realmente uma memória. Ou então, como se tudo aquilo não fosse real. Porém, em momentos como o que Tom vai ao encontro de Summer, ou no final, quando uma nova série de eventos estão prestes a acontecer, tudo fica mais quente. Portanto, podemos tomar isso como a sensação visual da animação tomando conta do protagonista.

Cenografia e figurinos

A cenografia é bem simples, com locais normais de uma cidade, como parques, a empresa em que ambos trabalham, o apartamento de Tom ou a loja de discos que eles frequentam. Já o figurino é um pouco diferenciado. Isso porque Summer tende a usar roupas um tanto quanto vintage, o que deixa tudo mais idealizado ainda. Afinal, cria a imagem de que ela é uma menina à moda antiga, que gostaria de um romance idealizado com Tom.

E então, o que você achou do filme (500) Dias com Ela? Conta para a gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.