A Busca é uma minissérie mexicana produzida pela Netflix e baseada em fatos reais. Sua estreia aconteceu na última sexta-feira (12), quando todos os 6 episódios foram liberados. Com classificação indicativa de 14 anos, A Busca narra uma investigação motivada pelo desaparecimento de uma menina de 4 anos, até a descoberta de sua morte e consequências políticas do caso. 

Enredo

Paulette Farah, apelidade de Po, é dada como desparecida no dia 21 de março de 2010, no prédio residencial Interlomas, no Estado do México. Devido a um esquema de influencialismo, a Procuradoria Geral do estado se envolve na busca pela garota. Uma investigação intensa é conduzida, e o caso chama a atenção da mídia e da população. Aqui temos os três componentes principais da história sendo contada: o jornalismo, a Justiça e a família. Após 8 dias, o corpo de Paulette é encontrado enrolado em lençóis, num espaço entre o colchão e a cama, e o caso é arquivado como uma morte acidental e sem culpados. Apesar de não ter sido bem solucionado, o caso atraiu a atenção a um jogo político envolvendo corrupção e manipulação da Justiça. 

A Busca tinha tudo para ser uma série dramática perfeita, envolvendo a morte de uma criança inocente, especulações políticas e a comoção do país e dos jornalistas. Porém a minissérie se perde um pouco no gênero e na abordagem da história. Além de em alguns momentos tratar com “leveza” um caso sério, a trama perde a oportunidade de explorar o passado de seus personagens ao construir um cenário com muitos suspeitos. Outro ponto é que os impactos do caso na história real que foram revelados nos créditos poderiam ter entrado para o roteiro, já que poderia agregar à narrativa.

Veja Também!  Ficha Técnica | Amazing Stories - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Parte da inércia do resultado é por conta da história real, onde o caso permanece até hoje sem as devidas explicações. Mas é claro que A Busca poderia ter investido mais no apelo emocional e na dramatização dos fatos. Diferente dos dois trabalhos anteriores de História de um Crime a que a produção pertence, em certos momentos parece ser quase uma comédia leve, e nenhum dos suspeitos desperta a aversão do público. As outras temporadas da antologia parecem mais eficientes no desenvolvimento do clima de suspense e indagação dos crimes.

Apesar disso, A Busca deixa com curiosidade o espectador que deseja entender o destino dos personagens na condução do caso, e a resolução da morte em si. A série explora algumas relações pessoais paralelas ao andamento do caso, como o relacionamento entre as amigas Lizette e Amanda, e o envolvimento de Amanda com o subprocurador Alfredo. 

Elenco e Personagens

Os principais nomes em A Busca são Darío Yazbek, já conhecido por A Casa das Flores; Diana Bovio, interpretando o intrigante procurador Alberto Bazbaz; e Regina Blandón, que se destacou muito no papel de uma jornalista atrevida e obstinada. 

Direção e Fotografia

A fotografia em A Busca realizou um trabalho excelente, principalmente nas cenas de reconstituição do caso, ou depoimentos públicos e matérias jornalísticas, aplicando efeitos de arquivos antigos e amadores sobre as filmagens. Além disso, outros efeitos como desaceleração, foco gradual, entre outros aparecem ao longo dos episódios. 

A direção da minissérie foi dividida entre diretores: Catalina Aguilar Mastretta, Santiago Limón e Katina Medina Mora. Nenhum deles esteve presente em alguma das produções anteriores da antologia História de um Crime. 

Cenografia e Figurinos

Vários cenários estiveram presentes nas gravações, principalmente o apartamento da família, o estúdio do telejornal e as dependências da Procuradoria. A caracterização desses ambientes foi satisfatória, ainda que sem muitos detalhes, e os figurinos também não tiveram tanto destaque, exceto com o personagem do procurador, sempre muito preocupado com seu traje formal e nos vestidos ousados da amiga de Lizette, a mãe de Paulette. 

O que você achou de A Busca? Conte sua opinião! E você também pode ler a resenha de História de um Crime: O Candidato clicando aqui. 

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Veja Também!  Ficha Técnica | Aucademia - 2ª temporada (Original Netflix)

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.