A Ligação (Call), filme sul-coreano de suspense e terror psicológico, era originalmente esperado para ser lançado nos cinemas, mas chegou nesta sexta-feira (27) ao catálogo da Netflix devido à pandemia de coronavírus.

Confira o trailer logo abaixo:

Enredo

A trama acompanha as conversas por telefone entre duas mulheres que descobrem que estão na mesma casa, mas em anos diferentes: Yeongsook em 1999, Seoyeon em 2019. Yeongsook corre perigo e Seoyeon decide ajudá-la com as informações que tem sobre o que aconteceu 20 anos atrás, mas mexer com o passado pode acarretar em grandes mudanças no presente.

A trama mistura suspense e terror psicológico para reproduzir mais um longa metragem sobre paradoxo temporal que não busca explicá-lo cientificamente, mas dramatiza em cima de suas possíveis complicações. A tensão é muito bem construída e o filme de fato causa aquele incomodo digno de todo bom thriller.

Seu final, entretanto, é um pouco confuso. Sem spoilers, mas há uma tentativa de plot twist que abre o final para múltiplas interpretações sobre seu desfecho, o que acaba não sendo tão interessante dentro da premissa original.

Elenco e Personagens

O elenco é, sem dúvidas, o ponto mais alto do filme. Park Shinhye é uma das atrizes mais populares da Coreia do Sul e já mostrou seu talento em diversas produções, tanto nos dramas televisivos quanto nos cinemas, e seu trabalho em A Ligação é um dos mais interessantes já entregues pela diva, cuja personagem, Seoyeon, vive emoções a flor da pele, mas transmitidas de forma muito intensa e realista.

Jun Jongseo, que interpreta Yeongsook, consegue trazer perfeitamente toda a complexidade e dualidade de sua personagem, uma jovem com transtorno de borderline e um destino cruel a frente. Sua carreira ainda é recente, mas já se mostra de grande sucesso.

O time fica completo com nomes como Kim Sungryung, Lee El e Park Hosan, mas é a pequena participação do querido Oh Jungse que chama a atenção entre os secundários com um personagem que até pode aparecer pouco, mas que é muito cativante.

Resenha | A Ligação (Original Netflix)

Direção e Fotografia

Lee Chunghyun é quem assina a direção do filme. Sua carreira também é bastante recente: A Ligação é sua estreia nos cinemas, mas ele também dirigiu o curta Heart Attack, filmado para um comercial da Samsung. Enquanto Heart Attack é colorido e juvenil, A Ligação é um verdadeiro soco no estômago.

O diretor não poupa esforços no quesito terror psicológico, fazendo com que o filme tenha uma forte carga dramática, mas sem precisar de muitas cenas explícitas. A violência está presente, mas é em sua forma verbal que ataca com maior força, descontruindo a sanidade de seus personagens enquanto a tensão no espectador é detalhadamente construída.

O filme é escuro, utilizando as sombras ao seu favor, mas sem torná-lo difícil de enxergar. Tudo é trabalhado na medida certa — exceto pro alguns efeitos especiais raros, mas de qualidade duvidosa.

Cenografia e Figurino

Essa dupla tem grande importância para o filme e seu trabalho detalhado ajudaram A Ligação a ganhar profundidade de realidade ao explorar as mudanças na linha temporal. Para demonstrar como o presente foi afetado pelas alterações de eventos passados, o cenário sofre drásticas mudanças, tal como as vestes dos personagens e, inclusive, o cumprimento do cabelo da protagonista.

Resenha | A Ligação (Original Netflix)

São apenas detalhes, mas que ajudam o espectador a visualizar as mudanças e, ainda, a enriquecer a proposta do filme: se os acontecimentos mudaram, não faria sentido se os personagens e seus espaços não mudassem também. Por menor que sejam as alterações, o filme mostra como toda ação gera consequências, positivas ou negativas.

E você, o que achou de A Ligação? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.