Reiner (interpretado por Jürgen Vogel) é um professor de ensino médio de uma escola alemã. Quando um colega desagradável escolhe lecionar o curso temático sobre a anarquia que ele iria coordenar, este é forçado a recorrer ao tema “autocracia“. Seus alunos – que não possuem qualquer tipo de motivação ou entusiasmo- não entendem por que estão estudando a questão, já que, segundo eles, uma ditadura na Alemanha hoje certamente não seria possível. O professor decide então desafiar os estudantes, desenvolvendo na classe uma espécie de totalitarismo da qual ele é o líder. Eles nomeiam o movimento de “A Onda”, e, inicialmente, a disciplina, o uniforme (uma camisa branca) e a saudação contribuem para derrubar as barreiras entre os grupos heterogêneos de alunos que frequentam o curso, formando uma só unidade.

Veja Também!  Resenha | A Caminho da Lua (Original Netflix)

Mas o que começou como uma experiência de finalidade educacional se mostrará em pouco tempo uma lógica virtuoso: quem se recusar a colocar o uniforme, será visto como individualista, egoísta, sem espírito de equipe e, com o passar dos dias, o acesso à instituição só será permitido àqueles que mostrarem a sua pertença à Onda através do gesto por eles estabelecido.

Ninguém parece notar esses sintomas, porém, em apenas sete dias, Reiner se vê diante de um fascismo que trará consequências trágicas, mostrando que a sociedade hodierna está longe de ter rejeitado os princípios fundadores da ditadura e que pode se submeter a ela de maneira fácil e banal. Poucos são os que abandonam o experimento e, em contrapartida, um número muito maior vai juntar-se a ele, reconhecendo na Onda a possibilidade de pertencer a um grupo, adquirir uma nova força e ser ouvido.

Veja Também!  Ficha Técnica | A Caminho da Lua (Original Netflix)

Dessa forma, o filme de Dennis Gansel, demonstra a vontade do homem de dominar outros homens, que tem, muitas vezes, a aparência de uma intenção positiva e reconfortante, mas que é, na verdade, profundamente errada e perigosa, pois nos torna incapazes de reconhecer o problema, mesmo que o tenhamos sob nossos olhos.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.