A Teoria De Tudo é um filme de James Marsh produzido em 2014. O longa possui 120 minutos de duração e recebeu a classificação indicativa de 10 anos. O seu ator principal recebeu o Oscar de melhor ator.

Sobre o Enredo

O filme se desenvolve ao longo da biografia do grande físico Stephen Hawking, aclamado por seus estudos sobre buracos negros e a origem do universo, mas ficou mais conhecido ainda por causa de sua condição física.

A história se inicia na década de 1960, e Stephen (Eddie Redmayne) ainda não é um intelectual estabelecido, mas apenas um garoto muito inteligente lutando para conseguir finalizar o seu doutorado em física na grandiosa Universidade de Cambridge.

É aqui que ele conhece Jane (Felicity Jones), uma estudante de literatura, por quem se apaixona. Tudo parece correr bem, até que Stephen descobre que tem uma doença degenerativa grave: atrofia muscular progressiva.

Com o tempo, isso levará à imobilização de todos os músculos, não o permitindo mais fazer nada por conta própria, nem falar, nem se expressar. Os médicos prevem que ele tem só mais dois anos de vida.

E, no meio de tudo isso, dramaticamente, a sua mente continuará funcionando normalmente. O físico vai conseguir superar a expectativa de vida dada pelos médicos e, a partir daqui, começa a segunda vida de Stephen que, acompanhado por Jane, continuará seus estudos e fará descobertas científicas extraordinárias.

Elenco e Personagens

Os dois personagens principais do filme são, obviamente, Stephen e Jane Hawking. As performances dos atores são notáveis ​​e perfeitas. Eddie Redmayne estudou todos os documentários e entrevistas de Stephen Hawking para se preparar para o papel e interpretar o físico da melhor maneira possível (coisa que ele, de fato, faz).

É um personagem extremamente difícil de interpretar: mostra a deterioração do corpo devido à doença, mas mantém uma expressividade forte tanto quando o rosto está quase totalmente imobilizado, quanto quando a voz vem de um computador. Muito mais que merecido o Oscar de Melhor Ator concedido a Redmayne em 2015.

Felicity Jones também foi aclamada pela crítica. A própria Jane Hawking disse que ficou surpresa com a semelhança que Jones conseguiu criar nos maneirismos e na maneira de falar.

Também é evidente nela o forte conflito interior que caracteriza Jane depois de sacrificar toda a sua vida para estar ao lado de Stephen: “Devo escolher a minha ou a felicidade dele?”

Direção e Fotografia

A direção de James Marsh realiza um trabalho excelente. É realmente muito difícil adaptar uma biografia para se tonar um filme, ainda mais quando o indivíduo ainda está vivo. Mas, mesmo com todas as dificuldades existentes, o resultado é um belíssimo e emocionante longa.

O roteiro emociona o seu espectador. A narrativa é construída de forma a acompanhar o trama enfrentado pelo casal Hawking devido a doença de Stephen. O dualismo entre a doença e a genialidade do físico está presente em toda a trama.

A fotografia também realiza um trabalho digno de uma ótima adaptação. A câmera acompanha todas as expressões faciais de Stephen e Jane, desde o seu primeiro encontro até a descoberta da doença e os momentos em que devem enfrentá-la.

Não existe uma ou mais cores específicas que se destacam e isso é excelente, uma vez que deixa o público ainda mais vidrado na tela do cinema.

Cenografia e Figurinos

Os cenários acompanham a vida de Stephen: os ambientes de produção intelectual, como a universidade onde ele realiza as suas pesquisas, como as salas dos diversos médicos que ele é obrigado a visitar.

Os figurinos foram muito bem construídos. Em boa parte do filme, eles seguem roupas usais e bem conhecidas por todos, além de visarem construir o esteriótipo típico de um intelectual no personagem de Stephen.

Destaque para o computador que acompanha a cadeira de Stephen quando ele já não consegue falar mais por conta própria.

E você, o que achou de A Teoria de Tudo? Conte pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.