A Trincheira Infinita é um drama histórico espanhol, dirigido por Jon Garaño, Aitor Arregi e Jose Mari Goenaga, e estrelado por Antonio de la Torre e Belén Cuesta. Estreou na Netflix no dia 28 de fevereiro e tem classificação indicativa de 16 anos.

Enredo

O ano é 1936 e a Guerra Civil Espanhola começava a aterrorizar a Espanha. Forças nacionalistas, lideradas por Francisco Franco, batalhavam pelo poder contra os republicanos. Em sua casa, Higínio e Rosa, recém-casados, viviam momentos de terror. Isso porque o homem era um espião da esquerda e estava sendo caçado pelo exército franquista, e, para sobreviver, ele precisava se esconder em um buraco dentro de casa, todos os dias, durante anos. Enquanto isso, a mulher tinha que enfrentar os olhares desconfiados dos vizinhos, principalmente de Gonzalo, que fazia de tudo para encontrar e denunciar Higínio. O fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota da Espanha (que havia se juntado à Alemanha) deram início ao Regime Franquista, o que piorou ainda mais as coisas para Higínio e os opositores da época.

Elenco e Personagens

O filme é focado em dois personagens, embora outros também tenham importância. Higínio é um homem muito politizado e totalmente contrário à liderança franquista. Exatamente por isso ele passa a ser perseguido e precisa se esconder, enquanto arma um plano de fuga. Antonio de la Torre faz um grande trabalho e nos entrega uma figura interessante e com muitas camadas. Ele faz uma bela construção de personagem e as transformações de Higínio, ao longo dos mais de 30 anos, é algo muito bem feito e crível. O espectador consegue sentir o medo e a tensão do homem. É agoniante acompanhar seu enclausuramento.

Rosa (Belén Cuesta) é uma mulher corajosa e forte, disposta, do início ao fim do filme, a fazer tudo para proteger seu marido e sua família. Durante todos esses anos, ela precisa manter uma vida de aparências, sempre com medo. A atriz faz um trabalho excelente, constroi uma belíssima personagem. Ela consegue passar toda a tristeza, a tensão e o medo que sua personagem vive. Também é muito interessante acompanhar a relação entre eles e como essa “prisão” dentro da própria casa mexe com o casamento: Higínio está lá, mas é como se não estivesse.

Direção e Fotografia

A direção é um dos pontos mais positivos do filme. A fotografia é muito interessante, sempre em tons escuros, o que aumenta ainda mais a atmosfera tensa do longa. São utilizados muitos planos próximos, o que é essencial para sentirmos ainda mais todas as emoções e sensações dos personagens. A narrativa é lenta, o filme é um tanto parado, mas não se torna cansativo, em momento algum. A tensão e a sensação de que algo de ruim pode acontecer a qualquer momento é constante e consegue prender o espectador. A passagem dos anos é bem feita e é uma parte interessante do longa: o espectador consegue acompanhar, com facilidade, todas as mudanças, inclusive nos personagens, que passam por muitas transformações, ao longo desses mais de 30 anos.

Cenografia e Figurinos

No início do filme, o cenário varia entre as ruas da cidade, tomada pela guerra, e, a casa de Higínio e Rosa. Depois, eles se mudam para a residência do pai de Higínio, e é lá que acontece a maior parte do longa, principalmente no esconderijo do homem, aonde ele passa boa parte do dia. São mostrados, também, outros cômodos da casa. Poucas vezes o cenário muda para o exterior. O figurino é composto por roupas de cada época, que vão mudando ao longo do filme. Higínio está sempre usando roupas velhas. 

Mais sobre o filme

A Trincheira Infinita faz o espectador refletir e pensar na dificuldade que muitas pessoas passaram nesse período conturbado da história espanhola. É um filme muito bem feito, com grandes e belíssimas atuações e uma direção excelente. Concorreu a diversos prêmios e ganhou dois: Goya de Melhor Atriz e de Melhor Som.

E vocês? O que acharam? Gostaram do filme? Deixem seus comentários!!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.