A Vida é Bela é um filme italiano de comédia dramática lançado em 1997.

Enredo

Guido (Robeto Benigni) é um rapaz judeu que sempre vê a vida com bons olhos. Para ele, tudo é motivo para sorrir e encarar a vida com muito humor. Após conhecer a professora Dora (Nicoletta Braschi), rapidamente se apaixona.

Buscando conquistar a mulher amada, ele sempre planeja situações para poder impressioná-la. Para sua sorte, mesmo estando noiva, Dora se apaixona por ele e os dois fogem juntos.

Alguns anos se passam e os dois estão casados e são pais do pequeno Giosué (Giorgio Cantarini). A criança é extremamente esperta e odeia tomar banho.

Com a Segunda Guerra Mundial no auge, Guido e seu filho são levados para um campo de concentração nazista juntamente com centenas de judeus. Ao ver a situação, sua esposa exige que a deixem ir também, porém, ao chegar lá, homens e mulheres são separados.

A partir deste momento, todas as pessoas presas pelos alemães naquele local passam por momentos terríveis. Com seu belo espírito, Guido tenta de todas as maneiras possíveis “enganar” o filho para que não perceba a barbárie que está acontecendo. Inventando um suposto jogo em que o objetivo é conseguir mil pontos para ser o campeão, ele sabiamente consegue fazer com que seu filho passe por aqueles momentos com o mínimo de trauma possível.

Veja Também!  Corujão I | Globo exibe 'Lua de Mel Incomum' (26/05)

“Esta é a minha história, este é o sacrifício que o meu pai fez, este foi o seu presente”.      – Giosué

Filme dividido em dois momentos

O diretor conseguiu dividir o filme em dois momentos completamente diferentes. Nos primeiros cinquenta minutos, presenciamos uma comédia com toques de romance. Ele criou algo muito parecido com as comédias pastelão, mostrando para quem está assistindo, uma mescla de Charles Chaplin e Os Três Patetas.

No segundo momento, após a aparição de Giosué, o filme se transforma em um drama, mostrando uma realidade dolorosa. Apesar disso, Benigni consegue amenizar um pouco com toques de bom humor de Guido.

Elenco

Além de protagonizar o filme, Roberto Benigni também o dirigiu. O ator conseguiu passar ao público uma imagem simpática e com boa atuação, embora em alguns momentos, tenha sido caricato demais. Destaque positivo para os momentos lindos e emocionantes em que atuou com o personagem que interpretou seu filho.

Veja Também!  Temperatura Máxima | TV Globo exibe 'A Era do Gelo 4' (26/05)

Giorgio Cantarini tinha apenas cinco anos quando participou do filme. Ficou evidente a química entre ele e Roberto, trazendo uma atuação muito verdadeira.

Interpretando a esposa de Guido, Nicoletta Braschi (que é casada com Benigni), teve bom destaque na primeira etapa, com boa atuação. Na segunda etapa, pouco apareceu.

Cenografia, fotografia e figurino

Logo no início do filme, percebemos que se trata de uma história antiga, da primeira metade do século XX.

Com roteiro de Vincenzo Cerami e direção de fotografia de Torino Delli, a obra destacou as lindas paisagens e cenário histórico de Arezzo. Após os anos passarem, é possível ver as características da chegada dos alemães na Itália. O cenário de tristeza e destruição do campo de concentração é forte e cruel, exemplo é o momento em que Guido se depara com uma pilha de corpos.

Veja Também!  Resenha | After Maria (Original Netflix)

O figurino de Danilo Donati em princípio reflete bem o vestuário de homens e mulheres da época. Quando a imagem passa para o campo de concentração, as roupas dos alemães e os uniformes sem vida dos prisioneiros trazem bastante realidade ao filme.

Participação no Oscar

Apesar de ter sido lançado na Itália em 1997, o filme chegou comercialmente nos Estados Unidos em 1998.

Em 1999, ganhou três estatuetas na edição do Oscar: Melhor ator (Roberto Benigni)Melhor Filme Estrangeiro (vencendo o filme brasileiro Central do Brasil)Melhor Trilha Sonora Original.

 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.