Inspirado no livro Mulherzinhas, da americana Louisa May Alcott, o filme Adoráveis Mulheres foi um dos mais aclamados lançamentos de 2019, com direção e roteiro de Greta Gerwig (Lady Bird: A Hora de Voar, 2017).

Confira o trailer de Adoráveis Mulheres:

Sobre o Enredo

Com o pai no exército e uma mãe ocupada, as jovens Meg, Jo, Amy e Beth crescem juntas. De diferentes personalidades, nem sempre o convívio entre as quatro irmãs é dos mais amigáveis, mas o amor é mais forte que qualquer adversidade. Mesmo enquanto crescem, não deixam de ser adoráveis mulheres.

A história, protagonizada por mulheres e escrita de mulher a mulher, foi ousada em sua época de publicação, em 1868, mas hoje pode parecer ultrapassada. O enredo sobre o cotidiano de quatro adolescentes normais pode não parecer empolgante para o público atual, mas engana-se quem não o julga interessante.

Resenha | Adoráveis Mulheres (2019)

A trama é muito semelhante a do livro, provando que Greta Gerwig levou a sério seu trabalho de adaptar a produção resumidamente, mas sem perder sua essência. Conquistou, ainda, indicação a Roteiro Adaptado no Oscar. Contudo, em meio a tantas versões já existentes, destaca-se mesmo por sua direção ousada e fotografia, a falarmos adiante.

Veja Também!  Resenha | O Sangue de Zeus - 1ª Temporada (Original Netflix)

Elenco e Personagens

Louisa May Alcott foi uma mulher muito a frente de sua época, e o livro inspirado em sua vida pessoal com as próprias irmãs a coloca como Jo, na história: uma jovem sonhadora e com tendências feministas, questionando o matrimônio e a desigualdade de gênero em tempos que não se falava disso. Quem vive a personagem é Saoirse Ronan (Lady Bird).

Assim como Jo, as demais irmãs também tiveram suas personagens copiadas do livro: Meg, a mais velha, é vaidosa e respeitosa; Beth, a mais nova, é quieta e gentil. Amy, por sua vez, a geniosa e artística, tem seus defeitos intensificados para fins dramáticos, tanto no livro quanto no filme, tornando-a detestável e digna de grande redenção.

Laurie, o único personagem masculino de relevância em grande parte do roteiro, é interpretado por Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), em uma performance um tanto mais grosseira que suas atitudes na obra original. Sra. March é Laura Dern (Big Litthe Lies), extramente carinhosa e gentil, enquanto Meryl Streep traz sua luxúria ao papel da desbocada Tia March.

Veja Também!  Resenha | O Gambito da Rainha - 1ª Temporada (Original Netflix)

Grandes críticas do filme levam a falta de representatividade, com elenco branco, mas justifica-se pela tentativa de Gerwig de ser o mais fiel possível ao livro. Ao contrário, por exemplo, da versão de Clare Niederpruem (2018), que insere a história no contexto atual e, portanto, deve honrar aos debates de hoje.

Direção e Fotografia

Gerwig acerta na direção, embora não o suficiente para levar uma indicação ao Oscar. Ao construir uma narrativa não-linear, dinamiza uma história que poderia ter sido um pouco lenta, e fornece incríveis transições entre situações que se repetem em diferentes momentos da vida.

A fotografia em muito lembra Orgulho e Preconceito (2005), narrativa ambientada no mesmo século, embora em território britânico. Com enfoques dramáticos, interiores mal-iluminados e um incrível uso da luz natural a céu aberto, tudo é lindo em Adoráveis Mulheres.

Veja Também!  Resenha | Amazing Stories - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Cenografia e Figurino

Também há um toque de Orgulho e Preconceito na cenografia e figurino, no qual os grandes vestidos, o luxo dos bailes da época e uma protagonista sonhadora são pontos de conexão entre as obras e, portanto, difícil não relacioná-las.

Mesmo sendo um filme recente, há todo o cuidado em transportar o elenco e espectador ao século antepassado, seja pela arquitetura, design de interiores e vestimenta das personagens, até detalhes linguísticos que, se fossem esquecidos, tornaram a obra estranha e inatural. Um filme, portanto, sútil e belo. Tal como sua narrativa.

E você, o que achou de Adoráveis Mulheres? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.