Dirigido por Jenny Gage, chegou aos cinemas em 2019 o filme After, primeiro de uma trilogia que adapta os livros da série homônima da autora Anna Todd. Sua classificação no Brasil é 14, por conter momentos quentes entre os protagonistas, violência e linguagem imprópria.

Confia o trailer logo abaixo:

Enredo

Tessa Young é a típica garota inocente que viveu sua adolescência da forma mais correta possível, longe de drogas, sexo e brigas, coisas que mudam assim que ela chega na universidade e se depara com Hardin Scott, o oposto de tudo aquilo que ela sempre foi. Opostos se atraem, inimigos se apaixonam, e assim nasce o romance clichê entre os dois personagens.

O enredo, tal como qualquer outro coming-of-age, aborda o despertar sexual da protagonista e sua jornada de libertação, deixando de lado a sua versão adolescente e inocente para descobrir uma versão mais aberta de si mesma, pela primeira vez longe do conservadorismo e protecionismo da mãe. O que seria bom, se o roteiro não tivesse caído na romantização de relacionamentos abusivos que acaba com qualquer chances que After tinha de ser um bom filme.

Elenco e Personagens

Antes de mais nada, é preciso saber que After nasceu primeiro como uma fanfic com os integrantes da One Direction, na qual Hardin originalmente era Harry Styles e, só mais tarde, quando a obra virou livro, ganhou o nome que conhecemos hoje — embora em entrevista de 2019 a autora negue qualquer envolvimento de sua história com os membros da 1D. Tá bom, a gente acredita.

Já não bastasse isso, Hardin é o típico bad-boy garanhão que a gente até perdoa em alguns livros e filmes, mas não neste caso. Tanto na obra de Anna Todd quanto na versão para os cinemas, Hardin é extremamente tóxico. Ela começa o relacionamento tirando sarro do jeito inocente de Tessa, mas logo começa a prendê-la em sua montanha-russa de emoções que consiste em amá-la loucamente ou se tornar extremamente agressivo.

Resenha | After (2019)

Tudo isso poderia ser utilizado pela autora/roteirista como uma aula de como identificar um relacionamento abusivo e escapar dele, mas o texto acaba romantizando o assunto, com Tessa perdoando os surtos de Hardin e dando continuidade ao relacionamento. O livro é de 2014, então a gente até poderia perdoar (mesmo não sendo tão velho assim), mas em um filme de 2019, com as possibilidades que tiveram de alterar o roteiro para melhorar essa história? Pelo amor de Deus, sabe? Tem coisas que não dá. 

As atuações são medianas, com atores iniciantes e que ainda tem muito a ser aperfeiçoado, mas que podem ter maiores oportunidades de se desenvolverem fora dessa franquia tóxica. Espero ver mais de Josephine Langford e Hero Fiennes-Tiffin no futuro, porque a culpa não é deles se After foi um filme ruim.

Direção e Fotografia

Aqui no Entreter-se já avaliamos vários filmes que eram fracos de roteiro, mas se salvavam em seu aspecto visual, e me dói o coração em dizer que esse não é o caso de After.

Uma das cenas chaves do filme, na lagoa (que está presente no trailer e em qualquer material publicitário da obra, portanto não é spoiler), tinha tudo para ser o momento mais belo de toda a duração de After, com um cenário natural maravilhosa e um momento fofinho entre os protagonistas, mas a câmera fica girando tanto para capturar todos os ângulos do beijo que chega a dar tontura.

De resto, o filme não foge muito das produções típicas de romance adolescente.

After - Depois da Verdade | Assista ao primeiro teaser do filme

Cenografia e Figurinos

Para não dizer que não teve nada de bom no filme, é impossível não elogiar sua cenografia: além da cena da lagoa que, apesar da falha nas câmeras, é de uma beleza estonteante, há ainda uma boa parcela de cenas a céu aberto que também se aproveitam disso. Mesmo em quatro paredes, tudo é muito bem construído para ficar visualmente agradável.

Os figurinos são bem caricatos, sim, mas combinam com os personagens: as vestimentas de Tessa são bem a sua cara, num misto de fofura e inocência que, vez ou outra, tem um quê de rebeldia, enquanto Hardin já grita problema com suas jaquetas de couro, calças pretas com joelhos à mostra e tatuagens pelo corpo. After - Depois da Verdade | Assista ao primeiro teaser do filmeO filme tinha grandes potenciais para aproveitar o melhor do livro e corrigir o resto, mas preferiu cometer os mesmos erros e se deu muito mal na crítica ao redor de todo o mundo, embora tenha, sim, conquistado uma boa base de fãs que fizeram a franquia seguir em frente como uma trilogia.

E você, o que achou do primeiro filme da série After? Conta pra gente nos comentários!



Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.