Akira é uma animação de 1988 clássica, é umas das maiores referências quando se pensa em animes que envolvem temáticas como o cyberpunk e a ação. É uma obra baseada no mangá de Katsuhiro Otomo. O anime serve de referência tanto pelo seu enredo, como pela arte e o gênero abordado.

Enredo

A história se passa em um cenário pós guerra (mais precisamente após a III Guerra Mundial) e em uma cidade chamada Neo-Tóquio que foi construída depois de ter sido destruída. Ao decorrer da história, nos é mostrado que o motivo da III Guerra foi por conta do aparecimento de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira (da qual fazia parte de pesquisas governamentais).

O tempo presente do enredo é com os acontecimentos de 30 anos depois da guerra. Nos é apresentado Kaneda, líder de uma gangue de motoqueiros que, no início da história, estava enfrentando um conflito com outra gangue. Durante o conflito, um dos amigos e integrante mais novo da gangue de Kaneda (Tetsuo) sofre um acidente.

Veja Também!  Resenha | Um Trapaceiro do Bem (Original Netflix)

Tetsuo havia colidido na estrada com um outra criança que estava fugindo do programa governamental. Esse programa fazia experimentos em pessoas, no momento em que recolhem a criança misteriosa e Tetsuo, o governo passa a utilizar o rapaz para realizar os testes em seu corpo.

O que ninguém contava era que a prática desses testes fosse despertar em Tetsuo poderes incrivelmente fortes e acompanhados de vários conflitos que levam não apenas o próprio Tetsuo e seus amigos para o perigo, mas também ameaça a segurança de Neo-Tóquio.

Personagens

Os personagens dessa animação desempenham papeis fundamentais, não há um personagem que não seja importante para a formação da ideia central do que a obra quer passar. Kaneda, o protagonista, é o líder de uma gangue de motos e amigo de Tetsuo, ao decorrer da história ele tem como missão tentar parar os atos de seu amigo e encontrar Akira.

Veja Também!  Resenha | Sneakerheads - 1ª Temporada (Original Netflix)

Já Tetsuo, mesmo sendo melhor amigo de Kaneda, ele desempenha tanto um papel de admiração, quanto de inveja por ele. É esse sentimento de inveja que desperta em nosso antagonista uma revolta com seus amigos da gangue logo quando ganha os poderes.

Nessa história também há outros personagens de suma importância: Kei, uma mulher que Kaneda conhece no início da história que faz parte de uma organização antigovernamental e também Akira, Masaru, Kiyoko e Takashi, as quatro crianças com poderes psíquicos (sendo Akira a criança que causou a guerra e Takashi a criança responsável pelo começo do enredo).

Direção e Animação

O anime cyberpunk foi um marco na história. Começando pelo fato de que, quando primeiramente criado como mangá, o gênero “cyberpunk” nem era tão popularizado e conhecido assim.

Mesmo a história não tendo como foco assuntos políticos e filosóficos tão profundos é possível encontrar esses temas na obra e conseguimos captar algumas mensagens ali impressas.

Veja Também!  Resenha | Enfermeira Exorcista - 1ª Temporada (Original Netflix)

O roteiro para o filme foi elaborado pelo mesmo criador do mangá, Katsuhiro Otomo, que consolidou dentro do gênero de ficção científica alegorias como alta tecnologia, futuro, problemas sociais e políticos.

Em questão sobre a arte da animação, é possível notar como ela não é “padrão”. Otomo cria seus personagens de forma mais realista: com proporções e expressões mais próximas do real, ele foge também daquele padrão de animes com olhos enormes e fisionomias mais “serenas”.

O anime é um clássico e se você nunca assistiu fica aqui a dica para poder conferir. Já assistiu? Nos conte seus impressões.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.