Filme francês, Alerta Lobo conta com a direção de Antonin Baudry, sendo a entrada do diplomata no mundo cinematográfico. Além disso, foi lançado em 2019, mas sua distribuição no Brasil é feita pela Netflix como um original da plataforma.

Enredo de Alerta Lobo

A trama é um tanto quanto simples quando falamos em premissa. Porque aqui temos um jovem especialista em acústica de guerra, Chanteraide (François Civil), o que o torna o oficial de sonar de um submarino francês. Seu trabalho é identificar possíveis entraves submarinos e como eles podem ou não trazer uma ameaça. E as coisas ficam tensas quando ele identifica um possível submarino russo que estava aparentemente perdido, ou a muito tempo esquecido, e é claro que esse submarino é extremamente perigoso. Inclusive, é tão temido que é conhecido como “o uivo do lobo”.

A narrativa é um pouco mais puxada pro drama e pro suspense, mas tem sim bastante ação, balanceando o clima do longa, o que o torna bem dinâmico de ser assistido. É uma premissa envolvente, principalmente para quem gosta de longas relacionados a guerra e tópicos do tipo. Porém, como toda produção de cinema francês, pode incomodar pelo estilo de narrativa mais diferenciado. Aqui, temos um prólogo onde é apresentado o personagem e suas habilidades, um meio, em que ocorre o conhecimento e investigação do fato (o submarino russo) e, por fim, o conflito em si. Produções americanas trabalham mais com o espaço de narração dedicado ao fins de fato, ao que traz ação, combate e conflitos. O costume de ver longas assim pode causar estranheza ao assistir Alerta Lobo.

Veja Também!  Confira as novidades da semana na Netflix (18/10 - 24/10)

Elenco e personagens

A construção do personagem principal, Chanteraide, é muito bem feita. Podemos ver como ele é tido como uma figura essencial em seu trabalho e então tudo vai por água abaixo quando ele acha que escutou o submarino russo, mas não consegue provar. O trabalho de como a desconfiança por parte de seus superiores o afeta, sendo que ele ocupava um local de muita confiança antes. François Civil é um ótimo ator e consegue transmitir com clareza seus sentimentos, intenções, angústias.

Uma figura que talvez tenha sido um tanto quanto desnecessária é Diane (Paula Beer), uma bibliotecária que Chanteraide conhece um pouco antes de partir para sua missão e que aparece apenas para traz um problema para o jovem, o que soa um tanto quanto forçado.

Veja Também!  Sherlock Holmes | 15 filmes e séries inspirados nos livros

Direção e fotografia de Alerta Lobo

Boa parte do filme se passa no submarino, o que traz cenas mais escuras e com uma iluminação mais azulada. No entanto, não há problema em enxergar a cena e captar todas as informação que estão acontecendo lá. Já a direção, como foi comentado no tópico de enredo, por incomodar por conta do estilo narrativo literalmente separado entre começo, meio e fim, com as informações quase que separadas por gênero, drama, suspense e ação.

Cenografia e figurinos

Os figurinos num geral são bem simples, mas a cenografia tem de ser comentada. Isso porque vemos bastante o ambiente do submarino, principalmente painéis de controle e muitos botões, o que deve ser realmente a aparência de um local como esse, e é legal ver como o detalhamento foi levado à sério.

Veja Também!  Resenha | Em Defesa de Jacob - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

E então, você já assistiu a Alerta Lobo na Netflix? Conta pra gente nos comentários o que você achou!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.