Altered Carbon é uma série de ficção científica lançada em fevereiro de 2018 pela Netflix. Sua primeira temporada contém 10 episódios, e foi renovada em julho do mesmo ano. Com faixa indicativa de 18 anos, a série apresenta violência e cenas de nudez explícita, no entanto não é um conteúdo pesado. Confira a resenha da primeira temporada:

Enredo

A história de Altered Carbon é baseada no livro homônimo de Richard K. Morgan, num universo futurístico em que as consciências podem ser transferidas para outros corpos. É nesse contexto que aparece o personagem Takeshi Kovacs, um emissário que está sendo “reencapado” no corpo interpretado por Joel Kinnaman. Depois de permanecer no escuro por 250 anos, o que significa que o cartucho de sua consciência estava inativo, Kovacs é ressuscitado por um homem muito rico que acredita ter sido assassinado, e sua missão é descobrir quem o matou e por quê. A partir daí, Kovacs se envolve em assuntos policiais, é ameaçado e também tenta resolver seus próprios interesses.

O roteiro é muito bem construído e executado através dos episódios. O envolvimento de Kovacs no novo mundo em que é despertado cresce gradualmente, assim como sua história passada é revelada. Os conflitos da trama vão sendo resolvidos aos poucos, conforme necessário, e no fim todas as peças se encaixam. A possibilidade em aberto deixada na season finale é coerente com o amadurecimento da série, e cria espaço para grandes expectativas em relação à segunda temporada. Altered Carbon sabe articular as ideias do mundo distópico com as inovações científicas: não exagera, mas também não perde brechas.

Elenco e personagens

O protagonista Takeshi Kovacs é interpretado em sua capa atual por Joel Kinnaman. Outras duas versões mais antigas dele também aparecem por Will Yun Lee e Byron Mann. Martha Higareda representa a policial Ortega, que está sempre no pé de Kovacs. Chris Conner assume o papel de Poe, uma inteligência artificial responsável pelo hotel O Corvo que se mostra de grande ajuda a Takeshi. O elenco também conta com Renee Elise Goldsberry, Dichen Lachman e Ato Essandoh.

Diante de uma trama em que um mesmo personagem é representado por diferentes corpos, um dos desafios principais do elenco é manter a essência do personagem nos diferentes intérpretes, o que foi bem sucedido entre a equipe escalada em Altered Carbon.

Direção e fotografia

A série foi criada por Laeta Kalogridis (produção executiva em Avatar), que é também a roteirista, dividindo espaço com Russell Friend (House) e outros grandes nomes. A fotografia é um dos pontos fortes da produção, que investiu muito no visual. As cenas de luta e de romance têm um ótimo trabalho de câmeras, e as intervenções gráficas adicionam o aspecto tecnológico que tem tudo a ver com a história.

Cenografia e figurino

Por se tratar de um mundo futurístico, é difícil dizer o que faz e o que não faz sentido sobre cenários e roupas, já que isso pode ser totalmente revolucionado na época em questão. No entanto, conforme o espectador começa a ter noção de como funciona o universo da Altered Carbon, não é difícil perceber o padrão da série: roupas mais chamativas apenas para os matusas, muita vestimenta de combate por conta dos militares, e devido aos ambientes eróticos, muita falta de roupa, na verdade.

Quanto aos cenários, tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre, muito do que compõe os espaços não é material, e sim editado em computador. Por exemplo, as árvores melódicas, as arenas de combate e outros momentos. Nesse caso é válido dizer que os efeitos especiais foram bem empregados.

Curiosidades

Em entrevista ao portal IGN Brasil, as atrizes Dichen Lachman e Renée Goldsberry, responsáveis por duas protagonistas femininas contam o quanto essa série é importante para a representação feminina entre os grandes papéis da ficção científica. Elas também destacaram o caráter questionador da temática, e que Altered Carbon além de um entretenimento deve ser um show reflexivo para o espectador.

E aí, o que você achou da série? Conte pra nós nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.