O primeiro trabalho no cinema de Sofia Coppola foi para a adaptação do livro do autor Jeffrey Eugenides para um longa-metragem. Se você nunca assistiu, pelo menos já deve ter ouvido o título por aí. Se você já assistiu e não sabia que era uma adaptação de um livro, este é o lugar perfeito para você saber mais sobre a história das cinco irmãs que escolhem o caminho da morte.

Ficha Técnica

  • Título: As Virgens Suicidas
  • Título original: The Virgin Suicides
  • Autor: Jeffrey Eugenides
  • Editora: Companhia das Letras
  • Páginas: 232
  • Ano de lançamento: 2013

Enredo

A história foi de fato lançada no ano de 1993, mas seu enredo se passa nos anos 70. Quatro amigos se reúnem para discutirem e tentarem resolver o mistério de uma tragédia que ocorreu vinte anos atrás: o suicídio das irmãs Lisbon.

Cecilia, Lux, Bonnie, Mary e Therese (respectivamente, 13, 14, 15, 16 e 17 anos) ainda levantam questões e dúvidas do porquê tiraram suas vidas no auge da juventude. Através desses quatro amigos, conseguimos ver como as garotas eram e porque eles se apaixonaram por elas na época. Mas, por outro lado, também conhecemos um pouco mais sobre quem realmente elas eram.

Cinco irmãs criadas em um lar cujos pais eram extremamente rígidos e religiosos. Irmãs que criavam um mundo próprio em busca de escape desse estilo de vida.

A primeira morte é marcada por Cecília, que se joga do segundo andar de sua casa e cai em cima da cerca de ferro, a partir daí, cada irmã começa a tirar sua própria vida.

Personagens

Com os garotos, conseguimos entender de que forma as garotas gostavam de serem vistas. Elas são apaixonantes em todos os sentidos, mas, a medida que vamos de fato as conhecendo, vemos que eles gostavam apenas da ideia sobre elas e não quem realmente eram.

As irmãs eram jovens que queriam viver suas vidas como qualquer outra pessoa de suas idades, mas os pais as sufocavam. A cada irmã que se ia, seus pais pioravam. Quando Cecília, a caçula e a primeira a se matar, se vai, seus pais resolvem queimar todos os discos das outras filhas, as trancam e proibições são criadas. O leitor consegue identificar a personalidade e linha de pensamento sobre os pais a partir das atitudes.

As meninas, num geral, eram garotas que gostariam de desfrutar da liberdade que não tinham. Entendemos que o “virgem” do título não está ligado apenas ao sentido literal, mas também ao fato de que eram garotas virgens da vida, elas não experimentavam e viviam de forma como deveria ser por conta das proibições exageradas.

Escrita do Autor

A escrita de Eugenides é de fácil entendimento, porém bastante descritiva, se você não curte tanto assim narrativas com essa característica, é um ponto a se levantar.

Mesmo se tratando de um tema pesado, o livro não tem essa intenção. O autor deixa claramente transparecido de que seus temas mais específicos são sobre a opressão, liberdade e o amor não-correspondido durante a juventude. Ele explora a opressão através dos pais rígidos e a ideia de liberdade através das irmãs Lisbon que almejavam isso a todo momento. Elas se sentiam na obrigação de serem felizes, mas aquele ambiente não as permitiam.

Através dos garotos, vemos mais sobre o amor da juventude e como amores não-correspondidos são vistos pelos olhos do escritor. Para Eugenides, é como que o não-correspondido fosse o melhor tipo de amor, porque você ama a ideia que você forma da outra pessoa.

O escritor nos faz refletir com sua escrita sobre o que é ser feliz e se isso de fato tem de ser uma obrigação em nossas vidas. Mais que isso, ele descreve mulheres como seres indecifráveis e difíceis de serem desvendadas através de um olhar masculino.

Os personagens dessa história peculiar são bem diferentes de qualquer outra coisa que você lerá e é isso um dos fatores que mais prendem na leitura. Já leu? Comente!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.