Sendo o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018, Assunto de Família é um filme de Hirokazu Koreeda focado em nos entregar uma história crua, com uma mensagem e com um toque de realidade que não estamos acostumados a ver em produções japonesas.

Sobre o Enredo

Logo de início, nos é apresentado pai e filho furtando um mercado. O garoto (Shota) desde muito pequeno já era treinado para realizar esses pequenos furtos e, com isso, os dois levavam para a família itens básicos para sobrevivência.

Ao nos apresentar a situação de pobreza e tudo que a família tem que sujeitar a fazer, o espectador de imediato pega empatia com os personagens ao ver, em contrapartida, o grande amor e companheirismo que há entre eles.

E como se já não fosse o suficiente para pegarmos empatia, numa noite gelada, o pai acaba encontrando pela vizinhança uma menina que estava desamparada, sozinha, com fome e frio. Ele a leva para casa e Yuri recebe tudo aquilo que não tinha: um lar, conforto, comida e amor.

Além de criar uma reflexão sobre as ações dos personagens (se estariam ou não cometendo um crime ao pegar as crianças para cuidar — já que é visto como sequestro), outros “podres” sobre a família vão aparecendo e o espectador fica com a função de absolver os atos daquela família ou não.

Elenco e Personagens

A mãe (Nobuyo Shibata) é vivida pela atriz Sakura Ando, o pai (Osamu Shibata) é interpretado pelo ator Lily Franky, as crianças Shota e Yuri são, respectivamente, Kairi Jo Miyu Sasaki, a avó (Hatsue Shibata) é feita pela atriz Kirin Kiki e a tia (Aki Shibata) é Mayu Matsuoka.

No começo, os personagens são pessoas pobres que fazem de tudo para sobreviverem, mas que possuem um coração grande. Isso faz com que tenham uma imagem boa: o pai fazendo de tudo para sustentar a família, a avó que fornece um teto, a mãe que cumpre uma imagem materna forte. Mas então começamos a ver outros lados de cada um.

Todas as questões já ditas acima continuam presentes, mas o que vem para a discussão são as ações nada éticas e morais que esses personagens desempenham para ter uma vida com um mínimo de conforto.

São personagens bem construídos. Nas pequenas horas de filme, entendemos a motivação de cada um deles e entendemos um pouco sobre suas personalidades.

Direção e Fotografia

Dirigido por Koreeda, a fotografia trabalha de certa forma como uma perspectiva de cada personagem, como quando uma cena está acontecendo e outro personagem está assistindo àquilo e a câmera trabalha como se fosse a visão daquele outro personagem.

Além disso, também se tem o trabalho de deixar a câmera estática enquanto as coisas acontecem e o zoom no rosto de cada um dos personagens. O trabalho de fotografia chega a ser simples, assim como os personagens e suas vidas são.

Cenografia e Figurinos

A maioria das cenas se passam dentro da casa ou do mercadinho onde os furtos são realizados. A casa é minúscula, sem muitos recursos, todos os entes da família praticamente vivem amontoados e as instalações parecem até sujas de tão velhas.

O mercadinho se mostra um local simples e, que mesmo sendo assim, o dono da venda não se importa com os furtos que as crianças realizam.

Os figurinos acompanham bem essa ideia da família pobre: roupas gastas, velhas e, no caso das crianças, muito largas como se elas reutilizassem roupas de outras pessoas.

Esse filme está disponível na plataforma de streaming Netflix. E aí? Já assistiu? O que acha? Comente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.