A primeira temporada da série Away foi disponibilizada em setembro de 2020 na plataforma da Netlflix. Ela foi criada por Andrew Hinderaker e possui um ótimo e internacional elenco.

Sobre o Enredo

A primeira temporada da série Away narra uma história de esperança e humanidade que lança luz sobre a necessidade do ser humano de unir forças para alcançar objetivos que eram, até então, impensáveis.

Em um futuro não muito distante, um vôo espacial parte em uma missão de alto risco para Marte. Os especialistas e astronautas que irão se dirigir ao Planeta Vermelho vêm dos Estados Unidos, Rússia, China, Índia e Grã-Bretanha.

Conscientes de que vão se separar de suas casas e de seus entes queridos por três anos, os astronautas também sabem muito bem que nem tudo sairá conforme o planejado durante a missão. Esse período no espaço testará os laços que esses pioneiros do cosmos criaram na Terra e entre si.

Emma Green (Hilary Swank), uma americana e astronauta que irá participar da missão, se vê obrigada a deixar o marido (Josh Charles), um engenheiro da NASA, e a filha adolescente Alexis (Talitha Bateman), justamente quando eles mais precisam, para comandar uma tripulação internacional e enfrentar uma difícil missão espacial de três anos.

A tripulação fará o possível para sobreviver e alcançar a meta mais ambiciosa para toda a humanidade. O mundo prende a respiração enquanto as viagens espaciais se tornam cada vez mais agitadas. Às vezes é necessário sair de casa para ter sucesso.

A narrativa da série e o roteiro alternam a história de Emma e a jornada da sua equipe no espaço com os eventos que acontecem na Terra.

O foco do roteiro é justamente Emma, que se encontra em uma encruzilhada, forçada a perseguir a missão para a qual tem se preparado para toda a vida, abandonando sua família ao mesmo tempo.

Conforme a série avança e Emma fica cada vez mais perto de realizar seu sonho, ao mesmo tempo ela se afasta da família. Em torno dessa dialética entre proximidade e distância, o esforço dessa mãe que tudo faz para estar presente na vida de seus entes queridos com a mais sofisticada tecnologia disponível, o cerne emocional da história se condensa.

Elenco e Personagens

A primeira temporada de Away conta com um elenco forte e sólido de atores e atrizes muito bem preparados para interpretar os seus personagens.

A atriz principal de Away é Hilary Swank, duas vezes ganhadora do Oscar. Além de estar envolvida nos bastidores como produtora executiva, Swank interpreta Emma Green, uma astronauta americana e ex-piloto da Marinha.

No comando da primeira missão a Marte, Emma é uma líder determinada, altamente inteligente e empática.

O personagem de Emma lida ao longo da narrativa com a ambiguidade constante de uma astronauta que construiu uma carreira incrível na NASA, mas que ao mesmo tempo teve uma gravidez imprevista e agora tem uma família para cuidar.

Casada com Matt Logan, interpretado por Josh Charles, engenheiro-chefe da NASA, ela e o marido têm uma filha de 15 anos, Alexis.

Charles também entrega uma atuação excelente ao público. De repente, ele se vê sozinho enfrentando o enorme desafio de criar sua filha adolescente. No primeiro episódio, ele já irá enfrentar um grande problema.

Alexis, a filha do casal, é interpretada por Talitha Bateman. Ela também terá que passar por uma série de desafios, principalmente em relação ao seu pai.

Os outros astronautas que irão acompanhar Emma são Kwesi Weisberg-Adebayo, interpretado por Ato Essandoh, Misha Popov, interpretado por Mark Ivanir, Ram Arya, interpretado por Ray Panthaki e Lu Wang, interpretada por Vivian Wu.

Os sentimentos da equipe e do protagonista (um excelente Hilary Swank) definitivamente prevalecem sobre a ficção científica

Direção e Fotografia

Away tem se mostrado uma das melhores produções da Netflix em 2020. A direção criou um verdadeiro produto de sucesso que, embora não sem falhas, possui uma excelente e sólida estrutura narrativa.

Além disso, o final da primeira temporada também é muito convincente. A série lembra um pouco o filme Gravidade (2013), mas uma coisa os difere. Aqui, os recortes da câmera são muito mais modernos.

O público encontra também uma dinâmica internacional, graças ao seu elenco, capaz de criar um caldeirão linguístico ideal para a internacionalidade da Netflix.

O aspecto do feminino é constantemente ressaltado pela direção, que também foca muito a câmera em Emma, ressaltando os seus sentimentos.

A fotografia trabalha com uma série de efeitos especiais para criar o ambiente do espaço de uma forma bem realista.

Na Terra, a paleta cromática é bem variada, o que é um ponto positivo da série. No espaço, porém, as cores se concentram mais em tons escuros, acinzentados e azulados.

Cenografia e Figurinos

A cenografia realizou um trabalho digno de uma verdadeira obra-prima. O principal cenário do filme se passa a 225 milhões de quilômetros da Terra e foi construído de uma maneira muito realista e verossímil.

O público também poderá observar a construção de cenas importantes no espaço entre reparos voadores, testes e dificuldades.

A NASA também é utilizada como cenário em algumas cenas que se passam na Terra, principalmente.

Os figurinos remetem, quase sempre, àqueles tradicionais figurinos de astronautas que já vimos em tantos filmes.

O destaque, é claro, são as bandeiras de cada país bordadas nos trajes espaciais dos astronautas, destacando, mais uma vez, a internacionalidade dessa produção Original Netflix.

E você, o que achou da primeira temporada de Away? Conte pra gente nos comentários!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Veja Também!  Onde Assistir | Série Ratched online
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.