Black Mirror é uma das séries mais bem sucedidas da gigante do streaming Netflix. Mesmo tendo contado com uma terceira temporada que deixou a desejar, ainda há um clamor por novos conteúdos da criação de Charlie Brooker. A série, para aqueles que ainda não assistiram, leva o uso da tecnologia a discussões extremas, trazendo a tona o pior do ser-humano, para reflexões que podem e devem ser aplicadas em nosso cotidiano. Em Bandersnatch isso não é diferente, e dessa vez a maior inovação está na linguagem narrativa utilizada, que é de fato a única coisa interessante deste episódio/filme.

Logo no início do episódio o público é apresentado a uma mensagem explicando a dinâmica do que se está prestes a assistir: a cada escolha “binária” do protagonista, haverá a opção em tela, de se realizar a escolha por ele. Só isso já é o suficiente para captar a atenção do espectador, afinal, esta é uma linguagem muito comum em jogos eletrônicos, mas pouco utilizada em filmes. O que torna tudo ainda mais interessante é a utilização da metalinguagem. Pois a narrativa gira em torno de Stefan, um jovem do final do século 20, que está criando um jogo, também, de escolhas binárias baseado no livro de aventura Bandersnatch.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Kadaver online

Estas escolhas narrativas são o ponto alto do filme, o diálogo entre espectador, narrativa e personagem fica muito claro e a imersão realmente parece funcionar. Logo de cara percebemos que o filme pode contar com vários finais. Alguns deles foram apelidados de “Game Over” pela comunidade, e se tratam finais pouco satisfatórios em que a história é simplesmente interrompida; e outros cinco (descobertos até agora) são conclusões reais da história. E é nesse aspecto que a obra se perde de maneira magistral. Não só os “Game Overs” são extremamente desinteressantes, mas pelo menos três dos cinco finais “completos” são muito ruins, um deles chega a ser risível (aos que já assistiram, se trata do final relacionado a Netflix). O principal conflito do episódio, que é a impossibilidade de Josef de concluir o jogo satisfatoriamente, pode ser perfeitamente aplicado a própria obra. Pensando bem agora, cada avaliação dada ao crítico de games apresentado (tirando a de 5 estrelas) poderia estar sendo endereçada a Black Mirror: Bandersnatch.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Um Rapaz Adequado online

Quanto aos outros aspectos técnicos não há o que reclamar, a fotografia é de altíssimo padrão, as atuações são muito bem executadas, o modo com que o filme prossegue mesmo em momentos de escolha é muito criativo e fluido. Porém tudo isso está alinhado a uma história fraca em que a maioria dos desfechos e escolhas são desinteressantes e o cerne da história parece ser esquecido em muitas das ocasiões. Porém não há como negar que a escolha narrativa abriu portas para muitas coisas “muito Black Mirror“. Os fãs ferrenhos da série poderão passar horas procurando por easter-eggs (mensagens escondidas) e referências a outros episódios da série.

Infelizmente, Black Mirror: Bandersnatch veio com uma ótima proposta meta-linguística que, aparentemente, se mostrou complexa demais para se executar, tornando-a desinteressante e confusa em sua maioria. A experiência, no entanto, faz valer a pena os noventa minutos (pelo menos) a frente da tela. É preciso ressaltar, também, que todas as discussões que o episódio gerou e irá gerar são muito provavelmente mais interessantes e engajantes do que o próprio conteúdo da obra. Então, neste aspecto, ponto para os criadores. Por fim, é melhor ater-se a grandes jogos de storytelling, como os da (falecida) Telltale, no que se diz respeito a interatividade narrativa bem executada.

Veja Também!  Resenha | Rebecca - A Mulher Inesquecível (Original Netflix)
Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.