Com a notícia de que a Amazon Prime lançará Borat 2, o filme lançado em 2006 ficou em evidência novamente. Protagonizado por Sacha Baron Cohen, a ficção/documentário causou muita polêmica.

Sobre o Enredo

Borat é um repórter do Cazaquistão que recebe a oportunidade de gravar um documentário sobre como é a vida nos Estados Unidos. Ele e o produtor e amigo Azamat seguem rumo à Nova York.

No país, ele começa a ver as diferenças de cultura, principalmente no jeito frio dos americanos, que tem reações estranhas com a maneira de cumprimentar dele. Enquanto está em um quarto simples de hotel, que para ele é digno de um rei, ele assiste SOS Malibu, ficando instantaneamente apaixonado por Pamela Anderson.

Logo, ele convence o amigo que eles viajem para Los Angeles, mas não revela que pretende ir para encontrar a atriz. Em um daqueles carros que vende sorvete, eles viajam pelo país.

Em sua trajetória, ele vai até uma emissora de TV, conhece um grupo de mulheres feministas, canta o hino nacional do Cazaquistão em um rodeio, é abrigado por uma família de judeus, treina boas maneiras em um jantar, se diverte com uma prostituta, vai até uma igreja e finalmente conhece a atriz Pamela Anderson.

Após o encontro, ele retorna para seu país, mostrando as lições aprendidas nos Estados Unidos.

Sobre a Temática

Neste filme, Sacha Baron Cohen mistura documentário e ficção. Através do humor ácido e de muito besteirol, ele satiriza (e muito) inúmeras questões ligadas a sociedade americana. Com seu personagem de certa forma inocente, ele apresenta uma sociedade que embora se mostre livre de preconceitos, acaba dando declarações bem ofensivas.

Segundo informações, várias das cenas fazem parte de vinhetas reais, em que os personagens são americanos que não sabiam que Borat é um personagem, e que estavam em um filme, o que aumenta ainda mais a crítica em cima de questões sociais que são tratadas de maneira preconceituada.

Informações do site IMDB mostram que durante as gravações, a polícia foi chamada dezenas de vezes por pessoas reclamando do visitante. Além disso, alguns participantes do filme processaram a equipe.

Sobre o Elenco e Personagens

Segundo informações, a maioria do elenco do filme é composta por pessoas comuns, entretanto, é preciso destacar a genialidade de Sacha Baron Cohen, que consegue se passar por um morador do Cazaquistão, com um sotaque peculiar e sátiras na ponta da língua.

Ken Davitian interpretando Azamat também tem bom desempenho com boas tiradas ao lado de Cohen. A atriz e comediante Luenell consegue bons momentos interpretando uma prostituta que faz amizade com Borat. Por fim, a pequena aparição de Pamela Anderson é incrivelmente divertida, apesar do desespero mostrado pela mesma.

Sobre a Direção e Fotografia

Dirigido por Larry Charles, o filme mostra uma fotografia de miséria e pobreza intitulado como sendo o Cazaquistão que Borat mora. Nela, vemos uma população vivendo em situação deplorável, com casas simples. Porém, a fotografia não foi feita no país, mas na Romênia e pouco condiz com o Cazaquistão.

Já o enredo é totalmente voltado a sátira social, com “tiradas” criativas de Cohen. O desenvolvimento do filme tem um bom ritmo e o ator consegue encaminhar bem a história, unindo as piadas com um drama que conduz a história.

Sobre a Cenografia e Figurinos

Diversos cenários foram utilizados para compor a história. Desde as casas simples do Cazaquistão ao metrô que Borat estava com sua galinha, o hotel simples que para ele era um luxo, até finalmente chegar à livraria que ele vai para conhecer Pamela Anderson.

Não tem como pensar em figurino e não comentar o “biquíni” horroroso utilizado por ele na praia, os ternos que o acompanham em todos os lugares e por fim a roupa de rodeio com a imagem da bandeira dos Estados Unidos.

E aí, já assistiu Borat? Conta pra gente o que achou!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.