Brincando com Fogo é um filme estadunidense de comédia lançado em 2019 e dirigido por Andy Fickman. No elenco principal temos John Cena, Keegan-Michael Key, John Leguizamo e Brianna Hildebrand. Com classificação indicativa livre no Brasil, o filme é indicado para toda a família.

Sobre o Enredo

Na trama, o disciplinado superintendente Jake Carson (John Cena) e seu time de bombeiros paraquedistas experientes lutam para resgatas vítimas e apagar incêndios diariamente. O superintendente, muito dedicado e rigoroso, não aceita que qualquer coisa ocorra fora das regras impostas pela corporação.

Um dia, a equipe de bombeiros chega para resgatar três irmãos de um incêndio violento e percebem que o treinamento correto pode prepará-los para um desafio ainda maior: ser babás até que os pais das crianças venham buscá-las.

A proposta é interessante, mas não passa de um clichê de Sessão da Tarde. O enredo se mostra frágil e previsível. Apesar de suas falhas de roteiro, o longa entretém os pequenos.

Elenco e Personagens

Jake Carson (John Cena) é o superintendente e líder do departamento de bombeiros paraquedistas. O personagem é o clássico sério e durão, que não demonstra seus sentimentos e nem permite que outras pessoas façam parte de sua vida, a fim de focar na única coisa que tem espaço em sua rotina: neste caso, o trabalho. O lutador profissional Cena desenvolve um bom trabalho dentro do seu personagem, que é bem fraco, o que dificulta o resultado da performance do ator.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme O Que Ficou Para Trás online

Mark (Keegan-Michael Key) é o capitão do departamento. Ele é o personagem que arranca mais risadas do público, embora os métodos de humor empregados na construção do longa sejam fracos e aleatórios. Key se apresenta mais espontâneo que o restante do elenco.

A doutora Amy Hicks (Judy Greer) e o superintendente Jake se gostam, mas o romance dos dois custa a dar certo, principalmente, pela obcessão de Jake por trabalho. Amy também é uma personagem rasa e sem muita complexidade. A maioria dos diálogos envolvendo a personagem são sobre a profissão. Assim, o relacionamento dos dois é um tópico pouco explorado e que fica quase sempre em segundo plano.

Brynn (Brianna Hildebrand) é a mais velha das crianças. Ela e os irmãos mais novos, Will e Zoey, foram resgatados pela equipe de bombeiros e agora aguardam seus pais no departamento. Brynn é a personagem mais complexa da trama. Dentro de um roteiro muito previsível, as ações da menina são as mais inesperadas possível. Ela notoriamente esconde segredos que, no fim, são também previsíveis.

Veja Também!  Ficha Técnica | O Que Ficou Para Trás (Original Netflix)

Direção e Fotografia

A direção do longa é de Andy Fickman, que também dirigiu Treinando o Papai (2007), Você de Novo (2010), Uma Família em Apuros (2012), Segurança de Shopping 2 (2015), entre outros. Muitos dos filmes do diretor são clássicos de Sessão da Tarde e isso explica o desempenho de Brincando com Fogo.

Embora desagrade muitos adultos, a comédia atingiu bem o público infantil. O humor raso, nada complexo, previsível e clichê arrancou muitas risadas dos pequenos na sala de cinema em que estávamos, o que nos leva a pensar que o gênero funciona para eles. Por se tratar de um filme de classificação livre, talvez seu propósito tenha sido atingido.

A fotografia é razoável para o tipo de longa, que não exige muito de sua qualidade de imagem e angulação de câmeras. O filme apresenta alguns planos sequências, mas nada que comprometa ou salve a produção. Notamos que o foco da trama é ser cativante e não impressionar em seus aspectos técnicos.

Cenografia e Figurinos

Tudo começa no meio de um incêndio. Os efeitos são bons e convincentes ao ponto de as primeiras impressões indicam que será um filme sério, mas não será!

Veja Também!  Ficha Técnica | Coraline e o Mundo Secreto (2009)

O restante do filme se passa dentro do departamento dos bombeiros paraquedistas, com cenas curtas do lado de fora, na floresta ou outros locais. Sobre a cenografia e figurinos é tudo simples e suficiente. Como já dissemos, o foco da trama é entreter, arrancar risos e trazer sua mensagem principal, tudo o resto é simples e funciona bem.

Por fim, é um filme interessante e com uma linda mensagem final. É engraçado dentro de seus limites e focado principalmente para o público infantil. É leve, despretensioso, muito clichê, mas cativante. Longe de ser um filme inesquecível ou cotado a premiações, Brincando com Fogo cumpre sua missão e no futuro poderemos vê-lo em blocos familiares, como a Sessão da Tarde.

Gostou do filme? Comenta aí o que achou!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.