Escrito em parceria por David Levithan e Rachel Cohn, que já lançaram outros livros juntos, a obra O Caderninho de Desafios de Dash & Lily voltou a chamar a atenção do público em 2020 graças a uma adaptação em série pela Netflix.

Ficha Técnica

  • Título: O Caderninho de Desafios de Dash & Lily
  • Título original: Dash & Lily’s Book of Dares
  • Autores: David Levithan e Rachel Cohn
  • Editora: Galera
  • Páginas: 256
  • Ano de lançamento: 2016
  • Onde comprar: Amazon

Enredo

Uma garota apaixonada pelo Natal e um rapaz cético podem não parecer a combinação mais perfeita, mas o casal será unido não só pelo destino, mas por um caderninho de desafios estilo “caça ao tesouro” deixado por Lily na Strand, sua livraria preferida. O prêmio para Dash, que aceitou o desafio? O coração daquela misteriosa menina que ele nem conhece, mas está mexendo com a sua cabeça.

O livro tem narração dupla, com os eventos descritos a partir dos pontos de vista de Lily e de Dash, cada qual em seu próprio capítulo, mas nem sempre seguindo uma linearidade dos eventos em prol ao “elemento surpresa”, o que acaba sendo um pouco mais confuso do que o esperado, principalmente lá na sua reta final.

A quarta-capa de O Caderninho de Desafios de Dash & Lily revela que o livro é um conto de fadas moderno, e a descrição não poderia ser mais certeira: alguns dos acontecimentos são tão surreais que parecem saídos de um filme da Disney, mas tudo é proposital graças ao espírito natalino que permeia a obra.

Resenha | O Caderninho de Desafios de Dash & Lily – Livro de David Levithan e Rachel Cohn

Personagens

Toda a trama é centrada em Lily e Dash, que são personagens bem definidos por suas peculiaridades, mas não ao ponto de se tornarem caricatos: graças aos desafios do caderninho e de seu interesse mútuo em conhecer melhor um a outro e ter um bom Natal, eles se permitem sair de suas bolhas, crescerem a amadurecerem, mesmo que a obra seja passada em apenas pouquíssimos dias.

Lily é romântica e sonhadora, mas parece usar seu positivismo excessivo como uma capa de proteção contra todos os males do mundo, até que ela explode e coloca seu apelido de infância em cena, revivendo — e apresentando ao público — seus tramas que a afetam ainda hoje, aos 16 anos.

Dash não é nem de perto tão positivista quanto ela, mas também gosta de se proteger do mundo exterior. Ele é feliz com a própria companhia, o que é perfeitamente bom e saudável, mas graças a garota da caderno poderá experimentar a vida fora de sua zona de conforto — e descobrir que o Natal talvez não seja tão ruim quanto ele imaginava.

Personagens secundários se fazem extremamente necessários para o desenvolvimento da relação entre os protagonistas e, embora não ganhem tridimensionalidade ou narrativas próprias no enredo, estão sempre ali presentes para fazer a órbita do casal principal. Talvez tivesse sido interessante conhecer mais de Boomer ou da Sra. Basil E, mas para um livro curto e com essa narrativa pessoal, é bem compreensível a “falha-não-tão-falha”.

Escrita dos Autores

A partir de uma premissa criada em conjunto, os autores intercalaram a escrita dos capítulos, cada qual escrevendo a partir do ponto de vista de seu personagem. É uma técnica bem interessante, mas também muito arriscada: os dois precisam estar em perfeita harmonia sobre o andar da obra, e felizmente isso aconteceu por aqui.

Tanto David Levithan quanto Rachel Cohn são excelentes no que fazem e, embora aquele quê super intelectual dos personagens, reflexos de seus atores, que te fará pegar no dicionário algumas vezes mais do que em outro Young Adult comum, ainda é uma leitura bastante fácil e fluída.

E você, o que achou de O Caderninho de Desafios de Dash & Lily? Conta pra gente nos comentários a sua opinião sobre esse livro!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.