Califado é uma série sueca da Netflix, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Goran Kapetanovic. Tem classificação de 16 anos e estreou dia 18 de março.

Enredo

A produção se passa na Síria, aonde conhecemos a corajosa Pervin, e na Suécia, aonde estão a policial Fatima e a adolescente Sulle. A ameaça de um ataque terrorista no país europeu conecta os caminhos dessas três mulheres, e muda completamente suas vidas. Com o único objetivo de fugir da Síria e retornar à Suécia, Pervin aceitar dar informações sobre o ISIS a Fátima, para que a polícia sueca consiga impedir um ataque terrorista no país. Enquanto isso, alguém está recrutando garotas suecas para serem enviadas ao Estado Islâmico.

Elenco e Personagens

Sem dúvidas, as atuações são a melhor parte da série, seu ponto mais forte. Os atores trabalham muito bem e elevam bastante a qualidade da produção. Apesar de grande parte ter uma importância enorme para o desenvolvimento da história, a série se concentra nas três protagonistas. Pervin é uma mulher muito corajosa e determinada. Vive com o marido e a filha pequena na Síria, mas tudo que ela deseja é escapar e retornar ao seu país: a Suécia. Para isso, ela pede ajuda a uma conhecida, Dolores Costa, que a apresenta à policial Fatima, a única pessoa que pode ajudá-la a fugir. Mas há uma condição: a oficial a pressiona para receber informações acerca do Estado Islâmico e do iminente ataque terrorista que eles estavam planejando. Pervin se arrisca a todo momento, enganando o marido e diversos homens muito perigosos. A atriz faz um excelente trabalho, sua interpretação é absolutamente crível. Faz uma construção de personagem muito bem feita. Pervin consegue conquistar o espectador, que torce até o final pela sua fuga.

Fatima é uma agente da cidade de Estocolmo, capital da Suécia. Ao saber do possível ataque do Estado Islâmico, ela fará de tudo para impedi-lo. Muito ambiciosa e corajosa (até demais), ela enfrentará pessoas poderosas e perigosas para conseguir seu objetivo. Sua grande coragem, algumas vezes, a atrapalha mais do que ajuda. A atriz manda muito bem e cria uma personagem muito realista e crível.

Sulle é uma adolescente comum, que tem a vida transformada ao conhecer o novo monitor da escola, Ibrahim Haddad. Ela vem de uma família de refugiados e se interessa bastante pelo Islamismo. É uma menina determinada e de muita coragem, que enfrenta a todos, inclusive o próprio pai, para conseguir o que quer. As mudanças que a personagem sofre são intensas e muito críveis. A atriz faz uma grande atuação e, mesmo tão nova, consegue segurar muito bem um papel tão pesado e difícil. As três atrizes têm as melhores atuações da série e conseguem sustentar muito bem a carga dramática dessas personagens. Com muito pouco, elas conseguem passar muito e emocionar demais.

Direção e Fotografia

No geral, a direção vai bem, apesar de alguns erros que, por sorte, não incomodam muito e, sem prestar atenção, podem até passar despercebidos. A fotografia não é tão boa, mas funciona bem e colabora bastante para o clima de suspense e tensão contínuo. Está sempre em tons frios e escuros. O roteiro, apesar de ser um pouco confuso, em alguns momentos (mas nada que incomode), é muito bem construído. A história é muito crível e as tramas das personagens chamam bastante a atenção. Foram muito bem pensadas e escritas. A narrativa é fluida e muito dinâmica. O ritmo é muito acelerado, o que é perfeito para uma série desse gênero. A atmosfera de suspense é muito bem trabalhada, há tensão todo o tempo, parece que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Califado consegue prender o espectador e deixá-lo apreensivo, do início ao fim.

Cenografia e Figurino

Os cenários variam entre Estocolmo (Suécia) e Ar-Raqqah (Síria). A maior parte das cenas acontece na casa de Pervin e Husam (seu marido), na delegacia aonde Fátima trabalha e na casa de Sulle. Também mostram bastante as ruas de Estocolmo e Raqqah. Os figurinos variam entre roupas de frio (como casacos, calças e jaquetas) e hijabs, niqabs e burcas.

Sobre a série

Apesar de alguns pequenos erros, Califado é uma excelente série, com grandes atuações e um ótimo roteiro. É uma obra pesada, com temas muito polêmicos, e que, por isso, deve ser assistida com cuidado. Fala sobre fé, religião, extremismo, abuso físico e verbal, estupro e muitos outros assuntos que geram debates calorosos. Apesar de não ter cenas gore e de violência gráfica, é uma série que choca demais e pesa bastante emocional e psicologicamente. Não sabemos se terá uma segunda temporada, mas esperamos que sim, até porque seu final deixou algumas brechas para uma possível continuação.


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.