Ele costumava fazer filmes art-core encorajadores, mas Todd Haynes e o estilo clássico de Hollywood acabaram dando vida à Carol.

Haynes é um ajuste perfeito para essa produção sutil, trabalhada a partir de adaptação da obra de 1952, do escritor Phyllis Nagy. Esse é um romance tão magnificamente elaborado que suas riquezas parecem sem esforço. É uma sedução arrebatadora em um molde vintage. Carol deu luz ao cinema de boa qualidade para os amantes do gênero.

O controle e a eficiência do diretor são notáveis, desde o momento em que ele passa da sequência das ruas chuvosas dos anos 50 em Manhattan para um encontro de amor. Todos os gestos rimados, olhares carregados, palavras sugestivas.

Veja Também!  Ficha Técnica | Filme Consultas Íntimas 4 (1998)

Em Carol, voltamos no tempo, para ver a atendente da loja de departamentos Therese (Rooney Mara) sorrindo com os olhos ao ver a mãe de família Carol (Cate Blanchett). A atração parece recíproca e magnética para quem consegue entender nas entrelinhas.

Carol é um filme poético e bonito

O distante marido de Carol e a América repressiva dos anos 50 complicam as coisas, mas Haynes evita o melodrama acalorado. Com foco lento, ele se concentra no casal Carol / Therese para mostrar como o amor emerge de um pano de fundo cinza em um contraste lindamente transmitido pelo estilo do filme.

A fotografia é belíssima; traça correntes emocionais em sépia como se estivesse manchada de fumo. Tem também os flashes em vermelho, como se o coração pulsasse de saudade.

Veja Também!  Segundo Chris Hemsworth, filmagens de novo filme do Thor começam em janeiro

E para sintonizar também, os detalhes das personalidades dos personagens foram muito bem estruturados. O total carisma de Blanchett, mostra como uma mãe tinha dificuldades de se divorciar nos anos 50. No entanto, de alguma forma, ela se reserva de sentimentos, mas acaba cheia de demonstrações posteriores de ternura. Em outro extremo, sutileza de Mara dá sentido a uma jovem tentando se encontrar.

No filme, tudo, de uma cena de sexo sensível a uma batalha de custódia agonizante, gira em torno de Carol e da intensa atração por Therese. Contudo o enredo é tão envolvente que se desdobra em mil outras coisas e te prende do início ao fim.

Veja Também!  Ficha Técnica | Filme Consultas Intimas 3 (1999)

Sob a mão segura de Haynes, Blanchett e Mara entregam uma história de amor para encantar. Cada olhar significa alguma coisa, nenhuma tensão é em vão.

Carol é um romance lésbico que  mostra como o cinema, a beleza e o amor são tão naturais quanto respirar.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.