Clube da Luta é uma obra extremamente famosa e icônica no mundo dos filmes, mas é sempre importante lembrar que o filme foi uma adaptação para o cinema do livro do escritor Chuck Palahniuk.

O livro nos dá mais aberturas para entendermos a mente dos personagens e outras coisas mais afundo do que o filme. Estão prontos para quebrarem a primeira regra e falarem de Clube da Luta?

Ficha Técnica

  • Título: Clube da Luta
  • Título original: Fight Club
  • Autora: Chuck Palahniuk
  • Editora: LeYa
  • Páginas: 272
  • Ano de lançamento: 2012

Enredo

A história é sobre um homem que tem muito apego a suas coisas materiais e que sofre de insônia. Para conseguir dormir e encontrar um sentido para vida, ele frequenta grupos de ajuda para pessoas com doenças.

Em um desses grupos, ele conhece Marla Singer, uma mulher que passa a frequentar todos os grupos que esse homem vai e, assim como ele, não possui doença alguma. Mas algo nela o incomoda e suas insônias voltam. Durante esse tempo, o homem conhece Tyler Durden.

Veja Também!  Resenha | Em Defesa de Jacob - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Tyler é um homem insano e que não liga para os perigos. Após o narrador perder sua casa e suas coisas numa explosão, ele reencontra Tyler. Tyler pede para ganhar um soco do narrador porque nunca havia brigado antes, nisso, surge a ideia de criar um clube para homens se baterem para extravasarem todas as suas dores. Após a criação desse clube, eles perdem o controle e vira algo perigoso, agora está na mão do narrador tentar consertar as coisas.

Personagens

Os personagens mais importantes para a história são: o narrador (personagem nunca foi identificado, então os chamamos assim), Tyler e Marla.

Vemos ao longo da história o desenvolvimento do narrador. Antes, um homem comum e infeliz, durante o clube da luta, um homem com uma personalidade totalmente oposta do que era antes e ao final, alguém que começa a questionar sobre muitas coisas.

Veja Também!  Resenha | Apostando Alto (Original Netflix) - Primeiras Impressões

Tyler é um homem interessante e misterioso na medida que não sabemos de fato quem ele realmente é. Nos faz questionar se sequer ele é real.

Marla é uma mulher que está presente na história que, com algumas ações, é quem nos ajuda a entender e conhecer um pouco mais quem é esse narrador.

No conjunto total da obra, são personagens que nos fazem criar várias teorias sobre eles mesmos, nos questionar sobre cada um deles.

Escrita do Autor

O tema do livro é um pouco pesado tanto pelo assunto quanto pelo fato de que o leitor tem que estar preparado para refletir enquanto lê. Ele nos prega dúvidas durante o livro todo, traz algumas situações filosóficas e faz com que o leitor interprete da sua maneira o que acabou de ler.

Veja Também!  Resenha | Aucademia - 2ª Temporada (Original Netflix)

Mesmo sendo pesado, a forma com que escreve é leve e de fácil acesso. Algumas vezes implementando elementos de humor para descontrair.

Você já leu? O que acha sobre a história de Clube da Luta? Compartilhe!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.